
Alexandre Gaudêncio apresentou, em sessão pública que teve lugar no Teatro Ribeiragrandense, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para o concelho da Ribeira Grande, no qual vincou “a componente da mobilidade elétrica assume uma importância acrescida para o município.”
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, segundo podemos ler numa nota de imprensa enviada à nossa redação, integra um conjunto de objetivos operacionais a desenvolver na Ribeira Grande, nomeadamente a melhoria do serviço de transporte público de passageiros, o reforço da intermodalidade, o incentivo à mobilidade elétrica e a gestão do estacionamento, entre outros.
“Estamos a equacionar a introdução de novas modalidades de transporte que assegurem a ligação entre as várias localidades do concelho e queremos reabilitar e requalificar a marginal da Ribeira Grande com uma componente pedonal e ciclável”, anunciou.
O objetivo passa, refere ainda a mesma nota, por “reduzir a pegada ecológica através de uma maior aposta na denominada economia verde, seja através do compromisso da autarquia em adequar a sua frota automóvel a veículos elétricos ou híbridos ou avançar para a criação de uma rede de ciclovias, cujo projeto já se encontra em fase de concurso público”, revelou.
Alexandre Gaudêncio assegurou, por fim, que a Câmara da Ribeira Grande vai “investir também em ações de sensibilização junto da população para que recorra a meios de transporte mais amigos do ambiente.”
O documento também revela uma desadequação do transporte público regional face às novas realidades de desenvolvimento do concelho, matéria que deverá ser tida em conta por parte das entidades competentes.
DL/CMRG
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta