
O município do Nordeste foi palco do lançamento do primeiro livro da Ana Carolina Medeiros e a tradição manteve-se ao acolher o lançamento do segundo livro da autora – O voo da borboleta, A viagem continua” –, evento que teve lugar no Centro Municipal de Atividades Culturais.
O espaço encheu-se para a apresentação da obra por ser uma pessoa com muitas raízes no concelho, assim como pelo lado familiar, em especial a mãe, Serafina Medeiros, conhecida pelo seu dinamismo a nível local, tanto na sua aposentação como enquanto delegada escolar no concelho.
“O voo da borboleta” é uma continuidade do primeiro livro lançado por Ana Carolina Medeiros, em 2020, sendo que, em ambos, verifica-se a procura da liberdade como valor máximo do indivíduo.
A narrativa gira à volta de duas personagens centrais e nos desafios próprios da juventude, sendo o segundo livro a continuidade já em vida adulta com outros desafios ao nível da família, das rotinas, das emoções, adaptações e aceitação dos voos distintos do núcleo familiar.
A apresentação do livro ficou a cargo de uma amiga de infância, da Carolina Ferreira, e contou com outros intervenientes, entre estes, um dos filhos da autora.
Também o vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, Marco Mourão, marcou presença na cerimónia, destacando, na ocasião, o apoio da autarquia ao trabalho que Ana Carolina Medeiros tem vindo a desenvolver nos últimos seis anos.
Ana Carolina Medeiros nasceu em 1987, é formada em Serviço Social pela Universidade dos Açores e é técnica na sua área de formação na Casa do Povo da Maia.

O Miradouro da Vigia das Baleias, na freguesia da Algarvia, concelho do Nordeste, vai receber mais uma edição do Arraial Popular no primeiro fim de semana de setembro, entre os dias 5 e 7.
De acordo com nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal do Nordeste, o evento será lançado como mais uma oferta de lazer de verão para os residentes do concelho e para os emigrantes que ainda se encontram em Nordeste por esta altura, assim como, para a população da ilha em geral.
A gastronomia tradicional nordestense é um dos atrativos do Arraial Popular, sendo disponibilizados no recinto espaços de comes e bebes nos três dias, a cargo de empreendedores locais, constituindo para o município uma forma de apoiar os empresários do concelho do setor da restauração e similares que se associam ao evento.
O programa musical contempla sobretudo a música ligeira e popular portuguesa, este ano, com José Malhoa e Fernando Correia Marques.
O programa inclui também vários artistas locais, como, Nuno Martins, Andreia Macário, Luís Silva, Roberto Soares, Rosinha do Nordeste e ainda Frank Rod.
No domingo de tarde haverá também folclore, este ano, pelo Grupo Folclórico São José da Salga.
Para fechar o serão, na sexta-feira e no sábado, mais direcionado ao público jovem, haverá música de dança com DJ Ricky e DJ Hélder Cunha.
Tratando-se de um evento familiar será inda proporcionado pela organização um espaço de lazer para as crianças no sábado e no domingo do arraial.
O recinto abrirá ao público pelas 12h00 para serviço de refeições, e na sexta-feira a partir das 19h00, com o programa musical a arrancar pelas 15h00 no sábado e no domingo.

Foi homenageado na freguesia da Lomba da Fazenda, concelho do Nordeste, o Monsenhor Augusto Cabral, no passado dia 9 de agosto. Natural da Fazenda, Augusto Cabral nasceu a 16 de janeiro de 1937 e faleceu a 21 de dezembro de 2016.
A homenagem pública culminou no descerramento da placa toponímica que passa a designar o até agora Largo da Igreja pelo nome de Largo Monsenhor Augusto Cabral e do busto de bronze, no mesmo largo, da autoria de José Carlos Almeida.
A cerimónia contou com a presença do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, que presidiu à missa de Ação de Graças.
D. Armando Domingues durante a celebração referiu que: “vale por mil pregações um padre a rezar e a celebrar. É por aqui que se constrói a santidade”.
“Monsenhor Augusto Cabral foi um homem de Deus antes de ser um administrador das coisas de Deus e fez toda a diferença”, apontou o bispo de Angra.
O presidente do Governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, também marcou presença e afirmou que a obra de Monsenhor Augusto Cabral é uma “oportunidade de inspiração” pela vocação e serviço como “educador da fé e da atitude, do serviço às pessoas contra o egoísmo”.
“É esta a inspiração que eu creio que merece ser eterna para a nossa vivência na memória de Monsenhor Augusto Cabral”, disse o presidente açoriano.
O líder do executivo açoriano enalteceu igualmente a decisão da paróquia, da freguesia, do concelho do Nordeste, da Diocese de Angra e da Região Autónoma dos Açores de “homenagear com sentimento” alguém que “é referência para muitas gerações”.
“O reconhecimento é valioso porque distingue também os que homenageiam os merecedores de forma justa deste reconhecimento”, disse José Manuel Bolieiro.
A cerimónia contou também com a intervenção do Padre Jorge Ferreira, Diretor Espiritual no Pontifício Colégio Português em Roma e colaborador no Dicastério para o Culto do Divino e Disciplina dos Sacramentos, que lembrou o homenageado como alguém que “valorizava o papel da cultura como meio de desenvolvimento humano, tendo pertencido ao Instituto Açoriano de Cultura”.
Monsenhor Augusto Cabral exerceu a atividade sacerdotal durante 57 anos, tendo desempenhado importantes cargos na Igreja, entre os quais: Vigário-geral da Diocese de Angra; Reitor do Seminário Episcopal de Angra; Delegado do Serviço Diocesano da Evangelização e Catequese na ilha de São Miguel; Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã; e do Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.
Participaram na cerimónia de homenagem, entre outros representantes de entidades e instituições, o presidente da Câmara Municipal de Nordeste, António Miguel Soares; o presidente da Assembleia Municipal de Nordeste, Rogério Frias; o presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, Rafael Moniz Vieira; e o deputado à Assembleia Legislativa dos Açores, Flávio Soares.

No dia em que o município do Nordeste assinalou o 511.º aniversário de elevação a concelho, o presidente da autarquia, António Miguel Soares, traçou um olhar sobre o passado recente e o futuro próximo relativamente ao que já foi feito e ao que falta fazer, respetivamente.
“Este é um momento especial que nos convida a olhar para o passado com gratidão, o presente com responsabilidade e o futuro com ambição. Desde o início deste mandato que temos procurado trabalhar com uma visão clara: o concelho do Nordeste é um só, e o nosso compromisso é com todas as freguesias, de forma justa, equilibrada e unida”, disse.
Por isso – acrescentou – “o investimento tem sido feito de forma transversal, em todas as localidades, quer ao nível das infraestruturas, arruamentos, requalificações e reabilitações, quer no apoio às instituições locais, que desempenham um papel fundamental na vida da nossa comunidade”.
Simultaneamente, a autarquia “tem cumprido com rigor todas as obrigações assumidas no âmbito do Plano de Apoio Municipal”, considerando que “a boa gestão dos recursos permitiu-nos utilizar o excedente orçamental com responsabilidade e eficácia”.
Assim sendo, a previsão de António Miguel Soares é a de que “dentro de dois ou três anos conseguiremos sair da situação de excesso de endividamento, o que nos permitirá anular o processo de reequilíbrio financeiro e, com isso, baixar de forma significativa o IMI e reforçar o apoio a novas iniciativas e investimentos”.
Após esta análise, o presidente da autarquia foi claro: “Contrariamos, assim, os profetas da desgraça que, há poucos anos, vaticinavam que o Nordeste estaria vinte, trinta ou mais anos nesta situação. Provamos que, com trabalho, seriedade e visão estratégica, é possível transformar o que parecia impossível”.
Para além disso, António Miguel Soares sublinhou o envolvimento do Governo dos Açores na resposta aos anseios do concelho. “Temos conseguido demonstrar as nossas reais dificuldades e necessidades e a resposta deste aos nossos anseios tem sido amplamente positiva”, destacando, a propósito, “a intervenção no centro de saúde, a requalificação da Santa Casa da Misericórdia e o aumento do número de vagas nas creches”. Sobre este último ponto, o presidente informou que “o projeto para a construção de uma nova creche encontra-se na fase final”.
António Miguel Soares deu nota ainda dos números positivos no setor do turismo ao revelar um “crescimento constante” no setor, situação que “beneficia a economia local, cria emprego e aumenta as oportunidades para quem aqui vive”.
No plano social, o autarca destacou o “investimento de sete milhões de euros” para aquisição/reabilitação de moradias em várias freguesias, bem como a “criação de loteamentos na vila e na Fazenda destinados à construção de nove moradias para autoconstrução, para além da construção de quinze moradias na Achadinha”.
Colocando os olhos no futuro, António Miguel Soares apontou o caminho a seguir: “construção de um pavilhão multiusos, requalificação do largo do Jogo da Choca que inclui um parque infantil e zona de lazer, a remodelação da antiga escola primária da Achadinha e instalação da futura sede da junta de freguesia, adaptação do edifício do Plano dos Centenários da Algarvia a centro de atividades e junta de freguesia”.

Pela terceira vez em trinta edições, o município do Nordeste acolheu o Encontro dos Amigos do Nordeste dos Estados Unidos da América. A freguesia da Lomba da Fazenda foi anfitriã de cerca de meio milhar de nordestenses que marcaram presença num evento que juntou o convívio à saudade, partilha de momentos em família com música tradicional.
Apesar da chuva inesperada que ajudou a “temperar” o porco no espeto, ninguém arredou pé do Parque de Lazer da Lomba da Fazenda. E como um município precavido vale por dois, a autarquia ponderou a possibilidade de chuva e acomodou os presentes à guarda de um toldo que evitou molhas desnecessárias em pleno verão.
Com cerca de quinhentas pessoas presentes, a festa fez-se ao sabor da comida tradicional e ao som da música que animou os espíritos mais desconfortáveis pela presença inesperada de uma chuvada que pouco depois deu lugar a um céu azul e a um pôr-do-sol de fazer inveja.
Entre os presentes, o presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, que não escondeu o orgulho pelo sucesso da iniciativa. “É com enorme satisfação que acolhemos no nosso concelho o 30.ª Encontro dos Amigos do Nordeste dos Estados Unidos da América. São a ponte viva entre quem partiu e quem ficou e a prova de que a distância não apaga as raízes nem esmorece o sentimento de pertença”, disse.
O autarca acrescentou que “este grupo tem sabido manter vivo os laços de amizade, confraternização entre os emigrantes nordestenses nos Estados Unidos da América, celebrando a nossa cultura, valores e o amor à terra que os viu nascer”.
António Miguel Soares deixou vincado que “este encontro é muito mais do que um momento de convívio. Tem um propósito maior de cariz solidário, pois a receita angariada vai reverter às associações do concelho, ajudando os que mais precisam”, deixando elogios aos emigrantes que contribuam para as iniciativas solidárias: “Este gesto de partilha é o que mais valorizamos porque ser emigrante não é apenas viver noutro país, é continuar a cuidar da terra onde temos raízes”.

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de junho, a empreitada de reabilitação do salão paroquial de São Pedro de Nordestinho, na ilha de São Miguel, com destino a Centro de Convívio Jovem da freguesia.
Na inauguração do renovado Salão Paroquial de São Pedro de Nordestinho, o presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, referiu que a “obra realizada representa mais do que betão, pois representa vontade, persistência e o compromisso inabalável com a melhoria das condições de vida da nossa população”.
O autarca do Nordeste explicou também que não foi um processo simples, recordando que a intervenção esteve, inicialmente, condicionada por falta de concorrentes ao primeiro concurso lançado, o que obrigou a reiniciar procedimentos, reformular prazos e aguardar mais tempo do que o desejado.
A reabilitação e ampliação do salão paroquial, que incluiu também a fiscalização e a elaboração do projeto, representou um investimento total na ordem dos 185 mil euros.
A este valor somaram-se cerca de 11 mil euros destinados à beneficiação das instalações sanitárias, proporcionando agora condições dignas e adequadas a quem ali acede.
Aproveitou-se ainda para proceder a intervenções de pintura na igreja de São Pedro “contribuindo assim para a valorização estética e simbólica deste local tão querido pela comunidade”, salientou António Miguel Soares.
Para que a câmara municipal pudesse legalmente intervir no imóvel foi necessário estabelecer um protocolo de comodato com a paróquia de São Pedro, que veio a concretizar-se, mantendo-se no mesmo sítio ao serviço da comunidade. A população tem agora um espaço mais moderno, mais funcional e mais digno, salientou o autarca.

Concluída a obra, será agora finalizado o protocolo e o edifício será devolvido à paróquia, voltando à responsabilidade da igreja e do povo de São Pedro.
O presidente da Câmara do Nordeste quis, no entanto, “deixar uma palavra de lamento por algumas informações incorretas que foram propagadas por motivos alheios à causa pública, havendo quem prefira criar ruído, desviar atenções e tentar disfarçar incapacidades, em vez de contribuir com trabalho e soluções para o bem comum”.
Destacou, iguamente, o papel do presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Roberto Borges, “que desde o primeiro momento assumiu esta obra como uma prioridade para a freguesia, sendo daquelas pessoas que, sem alarido, trabalha com perseverança, que pressiona, que exige, sempre com o interesse da sua terra em primeiro lugar”.
Referiu ainda que a obra agora inaugurada é “um excelente exemplo da importância do relacionamento estreito entre a Câmara Municipal do Nordeste e as nossas juntas de freguesia”, reconhecendo igualmente “o interesse e colaboração do Governo Regional dos Açores, nomeadamente nas questões que envolvem São Pedro, como foi o caso do Pavilhão Desportivo e das obras de reabilitação da Escola Profissional”.
A inauguração teve a presença de várias entidades, entre estas, do diretor regional das Obras Públicas, Pedro Azevedo, em representação do Governo regional dos Açores, do deputado regional e vereador Flávio Soares, do presidente da Assembleia Municipal do Nordeste, Rogério Frias, da empresa responsável pela construção, a Construções Achadense, e a fiscalização Tavares Vieira, Lda., entre outras entidades locais e população de São Pedro de Nordestinho.

O município do Nordeste deu um passo importante no percurso de sustentabilidade ao realizar o primeiro laboratório municipal de sustentabilidade ODS Local nos Açores, fruto de uma parceria entre a Associação de Municípios, Governo Regional dos Açores (através Cartilha de Sustentabilidade) e a plataforma nacional ODS Local.
A realização do laboratório contou com o apoio da equipa de acompanhamento da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, que tem aconselhado o município do Nordeste no percurso de sustentabilidade desde a adesão à Cartilha.
O laboratório municipal de sustentabilidade consistiu na apresentação à comunidade, e sobretudo às entidades e instituições locais, do trabalho desenvolvido desde a adesão à Cartilha, e mais tarde à plataforma nacional ODS Local, especificamente, o seu Plano de Ação 2020/2030.
O Plano de Ação do Município do Nordeste, que se encontra a decorrer desde 2021, abrange, neste momento, seis objetivos/metas de desenvolvimento sustentável (ODS) e um total de dezoito ações, com evidência para a erradicação da pobreza, saúde de qualidade, indústria, inovação e infraestruturas, cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumos sustentáveis e proteção da vida terrestre.
O presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, acompanhou os trabalhos do laboratório, tendo manifestado a intenção de alargar a abrangência do plano de ação do município tendo em conta a necessidade de responder a problemas mais emergentes e aos desafios futuros no âmbito do quadro comunitário 2020/2030.

A freguesia e a escola primária de Santo António Nordestinho, no Nordeste, dispõem de um novo campo de jogos que estará à disposição da comunidade escolar e da população em geral. O investimento, a rondar os 225 mil euros, incluiu ainda a melhoria dos acessos na zona do Tardoz.
O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, realçou a “grande satisfação e o simbolismo” por estar a inaugurar um espaço “há muito aguardado pela comunidade de Santo António de Nordestinho, que responde a uma necessidade antiga da localidade, tanto ao nível da prática desportiva como dos momentos de lazer”.
A obra executada incidiu na criação de um espaço polivalente e seguro, ao dispor de crianças, jovens e adultos, respondendo ao desejado “reforço da coesão social e da dinamização da comunidade com a disponibilização de infraestruturas adequadas”, acrescentou o autarca.
António Miguel Soares referiu igualmente que a obra realizada “foi um compromisso assumido pela autarquia com o executivo da Junta de Freguesia de Santo António Nordestinho”. A construção do novo polidesportivo e a reabilitação das estruturas envolventes “reforçam o empenho do município em garantir condições de igualdade no acesso ao desporto e ao lazer em todas as freguesias do concelho”, fez notar.
Paralelamente, foi realizada uma intervenção na escola primária com substituição de portas e janelas, limpeza do espaço envolvente e apoio à Junta de Freguesia de Santo António Nordestinho na pintura da escola e no retelho da cobertura. Também o parque infantil foi algo de reabilitação.

No domingo de Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa, o padre Agostinho Lima celebrou as bodas de ouro sacerdotais. A igreja Matriz de São Jorge, na vila do Nordeste, foi pequena para acolher o mar de gente de ali acorreu para assistir à comemoração do jubileu de ordenação presbiteral.
Acompanhado por familiares, amigos e muitas forças vivas do concelho, e fora dele também, Agostinho Lima é um exemplo de resiliência. Nascido na freguesia da Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande, a 6 de julho de 1952, foi ordenado padre em 1975, após ter ingresso, em 1963, no Seminário do Santo Cristo, em Ponta Delgada.
Foi ouvidor eclesiástico do Nordeste durante mais de trinta anos, assistente do CNE, capelão da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste e do centro de saúde e ainda um dos fundadores da escola profissional do Nordeste, instituição a que esteve ligado entre 2008 e 2024. Também foi professor na escola básica/secundária do Nordeste.
Os cinquenta anos de vida dedicados ao sacerdócio foram resumidos pelo próprio em breves palavras. “Esta sessão evocativa dos cinquenta anos de vida sacerdotal é uma ocasião especial para louvar Deus por me ter segurado a vida. Segurou-a até este momento. A consciência das minhas limitações ao longo da minha existência leva-me a louvar o bom Deus que sempre esteve comigo, nas alegrias e nas esperanças, nas tristezas e nas angústias”, disse.
Agostinho Lima lembrou, também, a família e as paróquias por onde passou antes de fixar no Nordeste. “Recordo a minha família: faz hoje 53 anos que a minha mãe faleceu e em menos de três anos faleceu meu pai. Recordo as paróquias por onde passei: São Pedro e São Roque, de Ponta Delgada; e agora Pedreira, Matriz do Nordeste e Santo António Nordestinho. Não posso esquecer o bispo que me ordenou, D. Aurélio Granada Escudeiro”.

O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, inaugurou a empreitada de requalificação do largo da Feteira Pequena, na freguesia de Santana, no âmbito da reabilitação de um edifício municipal existente na continuidade do largo e das instalações sanitárias que ali existiam.
A requalificação permitiu ampliar o largo, modernizar as instalações sanitárias e uma pequena infraestrutura de apoio às festas locais e integrar a moradia municipal dando assim lugar à nova Praça de Santana. A moradia municipal passará a albergar a sede da Junta de Freguesia de Santana e servirá também de apoio a atividades e eventos de cariz cultural.
Na inauguração, António Miguel Soares referiu-se à importância da obra executada tendo em vista “a nova sede da junta de freguesia e a requalificação da praça e dos equipamentos do centro urbano que irão valorizar a freguesia, melhorar os serviços e modernizar o espaço público”.
Referiu, igualmente, que esta obra “deu continuidade ao objetivo de um anterior executivo, do ex-autarca José Carlos Carreiro, que adquiriu o edifício, cabendo agora a esta câmara a concretização do projeto”.
“Esta obra foi um exemplo de como se devem realizar as obras públicas, pois decorreu sem problemas, com um elevado espírito de cooperação e compromisso entre todas as partes, resultando assim num claro melhoramento deste local e dos seus equipamentos”, acrescentou o autarca.
António Miguel Soares frisou que a obra “nasceu de um compromisso entre a minha equipa e o senhor Manuel Francisco Costa e a sua equipa, pois estes propuseram-se continuar o seu trabalho pela freguesia de Santana com a condição de que, finalmente, esta obra acontecesse, após vários anos de promessas não concretizadas”.