
A Escola Profissional do Nordeste comemorou o 27.º aniversário no recém-inaugurado pavilhão de São Pedro de Nordestinho, tendo também sido realizada uma visita à escola para acompanhar as obras de beneficiação que foram executadas no edifício.
Entre estas estão a reparação, conservação e melhoramentos nos vários edifícios de formação, num valor aproximado de 80 mil euros, além do investimento em diverso equipamento informático, pedagógico e digital, com o apoio da Secretaria Regional do Emprego, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A efeméride, e como já vem sendo habitual, serviu também para a escola proceder à entrega dos diplomas aos formandos finalistas, tendo o presidente do município, António Miguel Soares, presenteado com uma lembrança os finalistas com melhor média de curso.
Presente nas comemorações também esteve a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, acompanhada pela secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, tendo a primeira salientado que a ação governativa estende-se “da saúde às causas sociais, das infraestruturas à habitação, do desporto aos apoios às juntas de freguesia”
A este propósito, Berta Cabral acrescentou que “já foram ou estão em execução, investimentos da ordem de onze milhões de euros no concelho do Nordeste. Segundo a titular da pasta das Infraestruturas, “através de políticas e programas de apoio realistas”, o governo regional tem procurado “proporcionar as condições necessárias para que as instituições possam cumprir, com cada vez maior qualidade e eficácia,
a sua missão”, destacando que as da “educação e da formação não são exceção”.
Berta Cabral realçou ainda que “pela formação e qualificação estamos a promover a capacidade empreendedora e a empregabilidade, fatores dinamizadores da atividade económica e social que se deseja para todas as freguesias do Nordeste”.
Para a governante, “a valorização do Nordeste tem sido atestada, ao longo do tempo, com excelentes resultados e tem dado azo ao empreendedorismo e à aposta na excelência, desde logo no alojamento turístico”. A oferta ultrapassa as 170 unidades, entre empreendimentos turísticos e de alojamento local, numa disponibilidade que atinge mais de 860 camas, “o equivalente a oito hotéis de 100 camas”, exemplificou.

O Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste, em parceria com o Active Clube, organizou as “I Jornadas de Trail Running Active Clube e CDRC Nordeste”, evento que o município do Nordeste, através do centro desportivo, e após o desafio lançado pelo Active Clube, considerou ser de interesse por constituir mais uma forma de divulgar os trilhos do concelho além do programa regular.
As jornadas, acreditadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, contaram com trinta participantes, em regime de quase internato, com pernoita e refeições no concelho, tendo a opção recaído numa “ação mais individualizada e personalizada em detrimento da massificação”, explicou Marco Mourão.
O vice-presidente da Câmara do Nordeste sublinhou que “ter no Nordeste preletores de tão diversas áreas, de prestigiado reconhecimento desportivo, académico e técnico, foi prestigiante para o concelho”, estando entre os preletores o atleta de renome, igualmente treinador, André Carriço, o nutricionista Tiago Dias, a psicóloga Catarina Reis, fisioterapeutas e osteopatas Beatriz Ledo e Marco Medeiros, e a professora e instrutora de pilates, Sara Lima.
Foram abordados temas como o gosto pelo trail, a nutrição e o desempenho desportivo, plano de treino, descanso e a recuperação, o reforço muscular, a prevenção de lesões e equipamentos.
A componente prática contou, no primeiro dia, com o trail noturno com cerca de 7,5 quilómetros de distância, desde a escola do Nordeste, passando pela Boca da Ribeira, o parque endémico do Pelado e o parque de campismo. Já no segundo dia, teve lugar um trail mais longo, de quinze quilómetros. No domingo, os participantes realizaram o trilho da Fajã do Araújo, Cinzeiro e Tronqueira.

O Santa Clara ofereceu, pelo segundo ano consecutivo, cabazes a famílias do concelho do Nordeste, em articulação com o município que recebeu os responsáveis do clube nos Paços do Concelho e acompanhou a entrega às famílias identificadas.
Para as famílias com jovens ou crianças, poder contactar com os jogadores Santa Clara é sempre uma experiência que lhes ficará na memória, tendo desta vez os cabazes sido entregues pelo guarda-redes Neneca e pelo médio Klishmahn, que estiveram pela primeira vez no concelho do Nordeste.
Na receção ao clube e jogadores, o vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, acompanhado pela vereadora de Ação Social, Sara Sousa, agradeceu a “iniciativa do Santa Clara, assim como outras iniciativas que tem tido com instituições do concelho, em especial com IPSS, através da oferta regular de bilhetes para os jogos, que são uma oportunidade para que jovens e crianças vão ao estádio, criem gosto pelo futebol e carinho pelo Santa Clara”.

Marco Furtado tomou posse como presidente da Casa do Povo da Ribeirinha para o próximo quadriénio depois de ter ganho as eleições realizadas no final de dezembro passado. O novo presidente sucede no cargo a Hirta Tavares, fazendo-se acompanhar de uma lista de renovação e de continuidade, pois alguns elementos do anterior elenco diretivo transitam para o atual.
No ato de tomada de posse, Marco Furtado foi claro na mensagem aos sócios: “Tivemos 42 sócios que acreditaram no nosso projeto mas, agora, respondemos por mais de 300 sócios e é com esses que vamos trabalhar. Todos contam e todos têm um lugar especial nesta Casa do Povo. Não estamos aqui para criticar nem para prejudicar ninguém”, disse.
O presidente eleito realçou a democracia dos resultados. “A democracia foi o aspeto mais importante que se verificou, na medida em que a existência de duas listas foi o melhor que podia ter acontecido porque há instituições que querem pessoas e não têm”, vincou.
Entre as prioridades da nova Direção está a “revisão dos estatutos de acordo com aquilo que o ISSA recomenda”, garantindo Marco Furtado que este “é um assunto que vai ser tratado no momento certo pelas pessoas certas”.
Acrescentou que “a valorização dos sócios com mais de 65 anos de idade é outro dos nossos propósitos. Ir para a reforma não é um fim de linha. A idade é um número e queremos os jovens de 75 anos a contribuir para o engrandecimento da instituição”, fazendo notar que “as portas estão abertas a todos os sócios”.
Marco Furtado deixou duas notas no final do discurso de tomada de posse: “compromisso e transparência”. “Estaremos sempre de portas abertas, mas existem regras que têm de ser cumpridas para que não se fuja ao controlo do que fazemos. Trabalhar com as instituições é fundamental. Não podemos trabalhar pela Ribeirinha só quando a freguesia nos dá interesse. Os problemas são para se resolver e vamos colaborar com todos os que nos quiserem abrir as portas”.
A concluir, agradeceu às “anteriores direções, sem exceção, pelo trabalho que desenvolveram, bem como aos colaboradores que são a alma da Casa do Povo da Ribeirinha”.

Várias centenas de pessoas já visitaram o tradicional presépio da Achadinha, concelho do Nordeste, montado desta vez na Casa João de Melo, espaço que pela sua dimensão mais pequena em relação ao salão paroquial obrigou a alguns ajustes, mas sem perder a essência do mesmo.
Muitos locais, mas também visitantes de outros concelhos e turistas, têm-se deslocado à Casa João de Melo para apreciar o presépio que mostra a freguesia da Achadinha (este ano não na totalidade), usos e costumes tradicionais, como o trabalho no campo, as matanças de porco, as procissões, festas do Espírito Santo, entre outros.
O emblemático presépio percorre quase toda a rua Direita e outros espaços da freguesia, onde também são visíveis as casinhas-miniatura, os cafuões de milho, carros de bóis, comércio e serviços.
O esforço de ambas as autarquias, câmara municipal e junta de freguesia, permitiu manter viva uma tradição natalícia que entra na sua décima edição e apresentar ao público em geral um trabalho minucioso que cativa miúdos e graúdos.
O tradicional presépio da Achadinha fica exposto na Casa João de Melo até 28 de fevereiro no horário entre as 08h30/12h30 e 13h30/16h30, podendo ser agendadas visitas noutros horários mediante marcação prévia.

No âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola”, o executivo da Câmara do Nordeste, representado pelo vice-presidente, recebeu a cientista Maria João Sousa, formada em Bioengenharia, natural da freguesia da Lomba da Fazenda, antiga aluna da escola primária daquela freguesia e da escola básica e secundária do Nordeste.
A cientista regressou às duas escolas básicas do agrupamento da escola básica e secundária do Nordeste para realizar oficinas de ciência com as crianças do 4.º ano, tendo o programa o apoio da Direção Regional para a Ciência e Tecnologia.
Para os promotores do programa, o regresso da cientista às suas origens “é uma excelente oportunidade para criar pontes e estreitar relações entre a cientista e o município e aumentar nas crianças a curiosidade e o gosto pela ciência”.
Tal como no ano letivo de 2021/2022, a Câmara Municipal do Nordeste fez questão de acolher Maria João Sousa nos Paços do Concelho e fazer o registo das oficinas que foram desenvolvidas nas duas escolas do ensino básico.
Tal como na última visita, o vice-presidente da autarquia demonstrou “enorme satisfação por ver o percurso de excelência que têm tido vários alunos do concelho, e demonstrou a abertura do município para a eventualidade de alguma parceria nas áreas de investigação que a cientista venha a desenvolver e que seja benéfica para o concelho do Nordeste”.

A Assembleia Municipal do Nordeste aprovou a proposta de orçamento, grandes opções do plano e demonstrações financeiras previsionais do município do Nordeste para o ano financeiro de 2025. A votação dos documentos na Assembleia Municipal foi por maioria, com dezanove votos do PSD e quatro abstenções do PS.
Na proposta de orçamento consta uma receita total de cerca de 13,5 milhões de euros, sendo que, deste valor, 6,7 milhões são referentes a receitas correntes e 6,6 milhões de receitas de capital, para uma despesa total de igual montante. O investimento imputado ao plano plurianual de investimentos cifra-se nos 6,5 milhões de euros e nas atividades mais relevantes está inscrita a verba de 1,6 milhões de euros.
Na apresentação do plano à Assembleia Municipal do Nordeste, o presidente da autarquia, António Miguel Soares, referiu-se ao orçamento como sendo um documento “ambicioso para o ano financeiro de 2025, que conta com o aproveitamento de fundos comunitários e o aumento das transferências do Estado”.
António Miguel Soares sublinhou a intenção de “manter a redução do endividamento, à semelhança dos orçamentos anteriores, o que leva a autarquia a optar por investimentos públicos prioritários para o concelho do Nordeste”.
O autarca referiu, também, as “próprias limitações que a situação de reequilíbrio financeiro acarreta para a autarquia, sem impedir, contudo, o aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis”, dando exemplo de várias obras até então executadas, como é o caso da ampliação do parque industrial, a requalificação do mercado municipal e da zona urbana envolvente à ponte dos Sete Arcos, e outras obras que estão a ser levadas a efeito em diferentes freguesias.
No orçamento para 2025 constam novas obras, como sejam o pavilhão desportivo para a vila do Nordeste, as novas instalações do museu municipal Nestor de Sousa, a requalificação de duas escolas primárias (na vila e na Fazenda), a requalificação e adaptação da antiga escola primária da Algarvia a sede da junta de freguesia e o parque de lazer e recreio, que inclui um parque infantil, na zona do Jogo da Choca.
O investimento na habitação social, como forma de apoiar as famílias em situação de fragilidade económica e, ao mesmo tempo, fixar a população, encontra-se em destaque no orçamento para 2025, dando continuidade, referiu o presidente, “à reabilitação ou construção de várias habitações ao abrigo do protocolo com o Instituto Nacional da Habitação e Reabilitação Urbana, que visa a criação de cerca de setenta habitações, estando algumas já entregues, outras em execução ou que avançarão em breve, e outras ainda que aguardam aprovação de candidatura”.

O município do Nordeste volta a apostar num programa de passagem de ano que pretende ir ao encontro do desejado pelos nordestenses e, em simultâneo, que contribua para o setor do turismo, em especial o alojamento, restauração e similares, voltando a proporcionar, gratuitamente, a quem opte por passar o final de ano no Nordeste, o maior bolo-rei dos Açores e espumante, espetáculo de fogo de artificio e uma banda convidada que animará a Praça da República a partir das 23h00.
Para a animação deste ano, a autarquia volta a apostar em artistas que possam atrair mais público, estando a animação a cargo de um trio da Banda ATK, do continente português, prolongando-se a noite com o DJ D Gomez.
Além da passagem de ano, o município do Nordeste tem apostado num programa de Natal que preencha todo o mês de dezembro, proporcionando para o efeito animação no centro histórico da vila nas sextas-feiras que antecedem o dia 24 de dezembro.
Na primeira sexta-feira, 6 de dezembro, a autarquia inaugura a iluminação de Natal e uma exposição sobre a temática na Sala de Exposições do Município, e conta, como vem acontecendo nos últimos anos, com a saída do Epic Azores (percurso 100 quilómetros), evento que atrai muito público à Praça da República para assistir ao início da prova.
Na sexta-feira, 13 de dezembro, o serão será de feirinha de doces, alusivos à quadra e não só, através da participação de várias instituições do concelho e de alguns particulares.
No dia 20 de dezembro, o programa será exclusivamente para as crianças, com animação de rua, pinturas faciais, pula-pulas e algodão doce.
A anteceder o programa do mês de dezembro, a câmara municipal leva à sede do concelho a Sinfonieta de Ponta Delgada para um concerto de abertura da quadra natalícia, a realizar no dia 30 de novembro, no Centro Municipal de Atividades Culturais.

À semelhança dos anos anteriores, e tal como o Diário da Lagoa já noticiou, novembro é o mês do galo capão no concelho do Nordeste, iniciativa de cariz gastronómico que coloca à mesa dos restaurantes aderentes um prato típico daquele concelho.
É intuito da Câmara Municipal do Nordeste continuar a recuperar e valorizar um dos pratos tradicionais do concelho, o galo-capão, introduzindo-o nas ementas dos restaurantes locais.
Assim, durante o mês de novembro, aos domingos, a restauração local coloca à disposição dos clientes um prato característico de outros tempos e que preenchia o jantar de Natal nas casas do concelho nordestense.
O galo capão é uma ave de capoeira de campo, cuja criação é feita de modo tradicional recuando ao conhecimento dos antepassados para que a carne seja mais tenra e saborosa, sendo no passado um prato associado ao mês de dezembro e às festas do Natal.
Presentemente, a autarquia tem procurado estender esta tradição ao período da Páscoa, com o propósito de ajudar os produtores de galo capão e os restaurantes do concelho.

A Câmara Municipal do Nordeste colaborou com a cooperativa A Ponte Norte (gestora do GAL Costeiro Mar Açores Oriental) na apresentação pública do programa Mar 2030, destinado às freguesias costeiras das ilhas de São Miguel e de Santa Maria.
A este programa podem concorrer pessoas em nome individual, entidades públicas e associações, com ou sem fins lucrativos, através da apresentação de projetos que podem ser apoiados entre 85 a 100 por cento a fundo perdido.
Os projetos a submeter terão de estar ligados à valorização do mar e de atividades associadas, podendo passar, por exemplo, por projetos de restauração, recuperação de património e de infraestruturas de contemplação da orla costeira, execução de passadiços e de acessos de baixo impacto ambiental.
Também é considerada e valorização do pescado de baixo valor económico, criação ou valorização de artesanato ligado ao mar, disponibilização de meios para atividade náutica, criação de novos produtos ligados ao mar ou a criação/dinamização de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades económicas inovadoras ligadas ao mar.
Contempla ainda ações de investigação que confiram a reabilitação do meio marinho, de formação em áreas da economia do mar, animação sociocultural e literacia da comunidade através da cultura, da arte ou do desporto e ações de formação para profissionais da pesca no ativo e de integração das mulheres no desenvolvimento das comunidades costeiras.