
O município do Nordeste recomeçou a atividade anual destinada aos utentes do cartão municipal do idoso ao levar cerca de duzentos utentes ao Santuário do Santo Cristo dos Milagres e ao Museu do Tabaco da Maia. Da visita ao Santuário fez parte a celebração de uma missa na igreja de São José, seguida de um almoço convívio na freguesia de São Sebastião.
O dia do passeio ao Santuário da Esperança é sempre muito participado, sendo todos os anos complementado com uma visita a outro local da ilha com interesse para os utentes e adequado às suas idades.
Este ano, a opção recaiu no Museu do Tabaco da Maia, onde os idosos do Nordeste puderem ver como era cultivado o tabaco na ilha, bem como o processo desde a apanha, secagem e embalamento.
Até ao final do ano, a Câmara do Nordeste tem mais duas atividades previstas, nomeadamente uma visita aos presépios em diferentes locais da ilha e o almoço de Natal.
O município do Nordeste está a trabalhar na criação de novos protocolos e na renovação dos existentes com as empresas e serviços do concelho de modo a aumentar e diversificar os benefícios de ser aderente do cartão, além das atividades anuais programadas e realizadas pela autarquia.

O município do Nordeste lança, a partir do primeiro domingo de novembro, mais uma edição do mês do galo capão, iniciativa de caráter gastronómico que garante a presença do galo capão nas ementas dos restaurantes aderentes.
O prato tradicional do Nordeste será servido ao domingo nos restaurantes que adiram ao projeto, com o intuito de promover e reavivar aquele que é um prato típico do concelho.
O objetivo da autarquia é que “os restaurantes possam ter o galo capão o ano inteiro nas ementas como produto gastronómico diferenciado que atraia mais turismo interno e visitantes no geral”, explicou a edilidade em nota de imprensa, acrescentando que esta é uma iniciativa “com impacto direto no setor do turismo, em especial na restauração e nos produtores de capão que são do próprio concelho”.
De edição em edição, o mês do capão tem vindo a ganhar cada vez mais público, com largas dezenas de pessoas, na sua maioria de fora do concelho, a passarem pelo Nordeste no mês de novembro para almoçar aquele que é um prato tradicional.
Parte do sucesso está relacionado com a “aposta que o município faz na divulgação do evento e à qualidade do produto que tende a manter os clientes e a ganhar novos”.
Para o arranque do mês do capão” está agendado, tal como nas edições anteriores, um serão de degustação, a que se juntam outras provas gastronómicas típicas, a realizar este no dia 26 de outubro na vila do Nordeste.
O evento de lançamento também tem obtido imenso sucesso pela quantidade de pessoas que atrai para degustação do galo capão como prato tradicional quase que restrito ao concelho do Nordeste.

A ermida de Nossa Senhora do Pranto, particularmente visitada no período da Quaresma pelos romeiros de São Miguel que ali param, voltou a acolher a sua festa com a tradicional procissão ao Pocinho, antecedida da recitação do terço.
Largas dezenas de fiéis oriundos de vários concelhos da ilha de São Miguel fizeram questão de participar nas cerimónias que tiveram lugar na tarde do último domingo, indo ao encontro da alteração introduzida e que recupera uma tradição antiga, entretanto perdida, de celebrar a festa em honra de Nossa Senhora do Pranto no mês de setembro.
Recorde-se que a ermida foi reaberta ao culto em fevereiro de 2012 depois de obras de ampliação e recuperação, nomeadamente o restauro do altar-mor e de todo o espaço envolvente que incluiu a criação de um parque de estacionamento e também de obras de melhoramento no trilho que é seguido pelos romeiros. Ao longo do seu acesso encontram-se painéis de azulejos com os passos da Via Sacra.
A construção desta ermida na ouvidoria do Nordeste está associada a uma lenda nascida com o grande terramoto que abalou a ilha em 1522 e com o surto de peste que se lhe seguiu.
Em São Pedro Nordestinho, um jovem pastor de gado terá avistado Nossa Senhora que lhe terá ordenado a construção de uma ermida naquele local. Se assim fosse feito, o povo daquela localidade não sofreria da peste nem da crise sismo-vulcânica.
Durante a construção da ermida, outro milagre terá ocorrido quando, perante a falta de água, brotou da parede do templo, junto ao chão, água em abundância que jorrou até concluída a construção. Mais tarde, a água passou a brotar da rocha, no local presentemente conhecido por Pocinho, onde hoje ainda corre e os crentes afirmam vislumbrar a marca do pé de Nossa Senhora.
Segundo a tradição, contada por Gaspar Fructuoso e mais recentemente por José Augusto Borges no livro “Senhora do Pranto”, naquele ano, quando se registava um surto de peste em Ponta Delgada, um pastor de gado avistou Nossa Senhora e a Virgem ter-lhe-á ordenado determinadas coisas, entre elas a construção da ermida.
O povo, tomado de fé, tê-la-ia construído. Desde então, a imagem de Nossa Senhora do Pranto é vestida com capas oferecidas pelos fiéis.

O município do Nordeste ampliou a capacidade do parque industrial, dando assim resposta à crescente procura de empresas e entidades interessadas em se instalar no local. O processo de ampliação do espaço começou em 2019 na fase de projeto e a obra teve início em 2023.
A ampliação inclui catorze novos lotes destinados à instalação de unidades industriais, com dimensões e configurações variadas para atender a diferentes necessidades.
Os lotes já estão equipados com as infraestruturas necessárias, abrangendo uma área total de aproximadamente 3,97 hectares. O projeto foi submetido a uma candidatura ao PO Açores 2020 e cofinanciado pelo FEDER, com um investimento total de €1.817.083,82.
A cerimónia de inauguração da ampliação do parque industrial do Nordeste contou com a presença do presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que elogiou a “visão estratégica” da Câmara Municipal do Nordeste, destacando o “compromisso com o desenvolvimento do município e a capacidade de acreditar no futuro”.
“A criação de riqueza faz-se, simultaneamente, pelo investimento público estratégico, mas muito fortemente através das dinâmicas do investimento privado”, afirmou o governante. José Manuel Bolieiro declarou ainda que este tipo de investimento “fortalece a capacidade de retenção da população no Nordeste, ao criar empregos e fomentar a confiança das empresas e do investimento privado”.

O município do Nordeste celebrou o 510.º aniversário do concelho na qual o presidente da Câmara, António Miguel Soares, dirigiu o seu discurso para o trabalho desenvolvido pelo executivo e para as grandes preocupações da autarquia, como sejam a criação de emprego e o apoio aos munícipes com carência económica e social.
António Miguel Soares lamentou que “a diminuição das vagas atribuídas ao município nos programas ocupacionais impeça-nos de dar uma resposta eficaz a quem procura diariamente a autarquia para ultrapassar as dificuldades causadas pelo desemprego”, situação que “também tem reflexos na própria capacidade de resposta da câmara, principalmente nos serviços externos que ocupavam muitas pessoas ao abrigo destes programas”.
Contudo, face a esta situação, “o município reagiu e criou soluções para os problemas causados pela escassez de trabalhadores”, salientou o presidente da Câmara do Nordeste.
“Após a apresentação de um plano estratégico ao FAM, fruto do bom relacionamento existente e do integral cumprimento das nossas obrigações financeiras, foi possível sermos autorizados a criar dezanove novos postos de trabalho municipais, embora seja importante salientar que esta medida não é suficiente para suprir as necessidades do concelho”, disse.
Por isso, lançou o repto à entidade governamental, extensível aos deputados regionais presentes, para que “implemente medidas excecionais, como sejam o aumento de vagas em programas ocupacionais ou outras iniciativas que permitam mitigar os impactos da falta de pessoal e aliviar a taxa de desemprego”.
Noutra área de ação do município, António Miguel Soares, referiu que o executivo a que preside “tem vindo a intervir um pouco por todo o concelho, fazendo obra onde existe necessidade, não só ao nível de novos equipamentos, mas também na reabilitação, requalificação e manutenção do património social, não deixando de colaborar com as nossas juntas de freguesia, sempre que possível e sempre que solicitado”.
Exemplo disso têm sido as várias aquisições e construções de habitações sociais, por todo o concelho, ao abrigo da colaboração com o IHRU, a reparação de passeios e zonas de lazer, património paroquial e outros equipamentos que servem a população.
Referiu-se ainda à antiga cooperativa da Achada, um espaço que estava degradado e ao abandono, provocando uma “péssima imagem naquela freguesia”, existindo a intenção de utilizar futuramente aquele espaço para a construção de habitações sociais e de um novo campo de jogos e zona de lazer; à requalificação da praça central de Santana, na Feteira Pequena; à obra do salão paroquial de São Pedro de Nordestinho e ao polivalente desportivo de Santo António de Nordestinho, estes últimos em execução.
Novos concursos públicos
O autarca salientou que será lançada a empreitada de asfaltagem de caminhos e vias municipais, no valor de cerca de 600 mil euros, a que se acrescenta a recente requalificação do parque e jardim envolvente à Ponte dos Sete Arcos, a requalificação do mercado municipal e, em fase de estudo e de elaboração de projeto, a construção do pavilhão multiusos, no Poceirão, e uma zona de lazer e parque infantil na zona nobre da vila do Nordeste.
Numa estratégia de parceria entre Santa Casa da Misericórdia, Câmara Municipal do Nordeste e Governo Regional dos Açores, António Miguel Soares deu conta do projeto para construção de uma nova creche no concelho, “muito necessária para a população local”, vincou.
A “grande necessidade de requalificação da piscina da Foz da Ribeira do Guilherme”, foi outra obra que o presidente da Câmara do Nordeste levantou no aniversário do concelho, não só da requalificação da zona balnear, mas também da preservação do acesso ao local face ao real risco de derrocada da atual estrada regional que liga a vila do Nordeste ao lado norte do concelho.
“Temos agora uma oportunidade de ouro para realizar esta obra e não irei desistir enquanto puder, tiver forças e voz para que esta obra seja realizada”. Presente na cerimónia, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, referiu que o projeto elaborado pela autarquia tem todos os pareceres necessários aprovados e que será candidatada pelo Governo Regional a fundos comunitários.
Por último, António Miguel Soares enalteceu a atenção que o Governo dos Açores tem tido com o concelho, apontando o recente anúncio do lançamento a concurso de três loteamentos na freguesia da Achadinha, estando previsto a construção de quinze novas moradias; a obra de requalificação e beneficiação do lar residencial da Santa Casa da Misericórdia, num valor superior a três milhões de euros, e a recente intervenção no centro de saúde do Nordeste.
A cerimónia encerrou com as homenagens à Associação Sol Nascente, IPSS; União Desportiva do Nordeste e a cidadã Natália do Rego Borges, ex-funcionária da autarquia.

Arrancou na noite de quinta-feira, 11 de julho, mais uma edição das Festas do Nordeste, evento que se prolonga até dia 18 com animação para todos os gostos, cerimónias religiosas, inaugurações e celebração de mais um aniversário da vila do Nordeste.
A charanga dos bombeiros voluntários do Nordeste abriu as festas com um desfile no centro da vila, que coincidiu com a abertura da iluminação na ponte dos Sete Arcos e fachadas da igreja e do edifício camarário, momento que contou com a presença do executivo liderado pelo presidente António Miguel Soares, acompanhado pelo vice-presidente Marco Mourão e pela vereadora Sara Sousa.
Posteriormente, a filarmónica Imaculada Conceição, da freguesia da Lomba da Fazenda, atuou no jardim do município, sensivelmente uma hora antes de Ivandro subir ao palco principal para o primeiro concerto no recinto das festas.
Cerca de três mil pessoas assistiram ao espetáculo do músico luso-angolano, a que se seguiu as presenças em palco de P*ta da Loucura. A animação prossegue hoje, com a atuação da filarmónica Estrela do Oriente (Algarvia), Fernando Daniel no palco das festas, a partir das 23h00, entre outros que levarão a animação pela madrugada dentro.
Para ocupar os muitos campistas e visitantes que passam o fim de semana no Nordeste, haverá atividade aquática na Boca da Ribeira e desportos no campo de areia situado junto ao recinto dos concertos. No interior do recinto, está a habitual zona reservada a animação para crianças.
Na tarde de sábado, 13 de julho, para além do desfile das marchas populares, a partir das 18h30, haverá um desfile de charangas de todas as corporações de bombeiros da ilha, com início previsto para as 15h30. Nesta noite, atua a filarmónica Eco Edificante e no palco principal atuação os The Gift.
O domingo será dedicado à festa religiosa com missa com primeiras comunhões e profissões de fé (12h00), procissão (16h30) e concerto pela filarmónica Nossa Senhora das Victórias (Santa Bárbara), às 21h30.
Para a comemoração do dia do município, a 18 de julho, serão servidas as tradicionais sopas do Espírito Santo, momento aberto à população.
No dia do aniversário do Nordeste, será também feita ainda uma homenagem aos combatentes nordestenses mortos em campanha na Guerra Ultramarina de 1954 a 1975, com o descerramento de um pequeno monumento inserido na recente obra de requalificação do parque e jardim envolvente à ponte dos Sete Arcos.

A União Desportiva do Nordeste, clube criado a 7 de outubro de 1974, comemora este ano o 50.º aniversário, tendo para o efeito constituído uma comissão organizadora para assinalar a efeméride.
A Câmara Municipal do Nordeste e o Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, enquanto entidade responsável pela atividade desportiva da autarquia, associaram-se ao clube e à comissão organizadora na preparação e no desenvolvimento do programa festivo.
O programa é constituído por sete momentos, com início a 13 de julho, durante as Festas do Nordeste, e encerramento a 7 de outubro, data do aniversário. Começa com um encontro de futebol de velhas glórias da União do Nordeste, seguido, a 11 de agosto, da participação de uma equipa de antigos jogadores do clube a residir nos Estados Unidos, assim como de dirigentes, no convívio de nordestenses a realizar nos Estados Unidos, e de mais um encontro de futebol, a 24 de agosto, entre os veteranos da União do Nordeste e a Fundação Pauleta, com a presença de Pedro Pauleta.
No dia 5 de outubro terá lugar um vasto programa comemorativo que incluirá, durante a manhã e tarde, de um convívio com o escalão traquinas do clube e um desfile por várias instituições culturais do concelho, com a presença de atuais e antigos dirigentes e ex-jogadores da União de Nordeste, bem como a celebração de uma missa por alma dos atletas e dirigentes já falecidos.
No mesmo dia, ao serão, no Centro Municipal de Atividades Culturais, será realizada uma sessão com uma entrevista do jornalista José Silva a Álvaro Magalhães, entrega de troféus, homenagem a atletas e presidentes do clube e lançamento do livro “União de Nordeste 50 anos”.
As comemorações encerram a 7 de outubro na sede do clube com a inauguração das fotografias dos presidentes do clube que passarão a estar expostas, o descerramento de placas comemorativas e confraternização com bolo de aniversário.
O vice-presidente da autarquia e também com o pelouro do desporto, Marco Mourão, manifestou ser “uma honra para a autarquia associar-se a uma instituição do concelho cuja ação vai muito além de um clube de futebol e de promoção do desporto, tendo a União do Nordeste sido uma escola de valores e um grande atrativo para a comunidade local, sobretudo nas décadas de 70 a 90, tal como aconteceu com outras instituições do concelho todas muito dinâmicas”.
Marco Mourão felicitou todas as direções e atletas que passaram pelo clube e também aqueles que “fora das direções e das equipas contribuíram para o seu dinamismo”, estendendo as congratulações à atual direção, “em especial ao seu presidente, Sérgio Gonçalves, ex-jogador do clube, treinador e agora dirigente”.
Dirigindo-se ao atual presidente da direção, Marco Mourão expressou o desejo de que o clube continue a “trabalhar no sentido de voltar ao futebol de onze”, fazendo votos de que “o aniversário sirva tanto de homenagem como de foco para a atividade futura da União do Nordeste”.