Log in

João de Melo oferece “Lisboa” à biblioteca municipal do Nordeste

© ACÁCIO MATEUS

A noite clara de lua cheia iluminou o serão cultural no Centro de Atividades Culturais do Nordeste para a apresentação do livro “Longos versos longos”, do documentário “A infância é eterna num escritor” e, ainda, em jeito de surpresa, a entrega por parte de João de Melo do seu mais recente livro, “Lisboa”, obra que será apresentada em junho, na feira do livro da capital portuguesa.

Foram cerca de duas horas de cultura genuína e singela que cativaram os presentes. Ao seu jeito, João de Melo abordou temas que dizem muito aos açorianos, detendo-lhes a atenção pela excelência do seu discurso e por ser um escritor cujas características, entre as quais a simplicidade, agrada a todos.

Desde logo, a entrega do livro “Lisboa”, cuja apresentação oficial apenas acontecerá dentro de alguns dias, e que já se encontra patente no edifício da biblioteca municipal do Nordeste.

Recebido por Marco Mourão, vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, João de Melo foi acompanhado numa visita às novas instalações do espaço, na qual se encontra uma estante dedicada ao escritor com todas as obras por ele publicadas, às quais agora se junta “Lisboa”.

“Este último livro surge como pagamento da dívida à cidade onde vivo e vivi a maior parte da minha vida, como sendo a cidade da razão, porque a emotiva continua a ser de ilhéu”, explicou o escritor.

Antes disso, participou na sessão cultural organizada pelo município, de apresentação pública do testemunho audiovisual de um dos escritores mais aclamados da literatura atual, conduzido pela professora Susana Goulart Costa, da Universidade dos Açores.

A sugestão de recolher o testemunho partiu da professora e foi acolhido pelo município, tendo sido gravado na casa onde viveu o escritor, na freguesia da Achadinha, no qual João de Melo dá a conhecer ao público as experiências de vida que moldaram as suas obras, sendo composto de uma segunda parte cuja data de exibição será oportunamente anunciada e que será feita na Casa João de Melo.

O documentário “A infância é eterna num escritor”, serviu de inspiração para que o município do Nordeste convidasse outros dois escritores a juntarem-se a João de Melo noutro momento cultural da sessão, designadamente, a professora Paula de Sousa Lima e João Pedro Porto, para um debate à volta das vivências pessoais na produção literária.

A sessão foi aberta pelo presidente da autarquia, António Miguel Soares, que salientou a “grande aposta que a autarquia tem feito na divulgação da Casa João de Melo, atraindo várias iniciativas de artistas, estudantes e grupos locais, que encontram naquele espaço um local onde podem apresentar trabalhos, estudar, ler, conviver e conhecer um pouco da história e cultura do Nordeste, da Achadinha e do escritor João de Melo”.

São Miguel à vista. Ponta do Arnel em Nordeste

© ANA MARGARIDA CARVALHO

Aguarela na rubrica “São Miguel à vista”.

“A sorte de tocar bem dá muito trabalho”

© ACÁCIO MATEUS

Fundada em 1861 pelo padre Jacinto Félix Machado, a filarmónica Eco Edificante, da vila do Nordeste, está a celebrar o 163.º aniversário com a particularidade de ser a mais antiga banda de música de São Miguel e a que funciona ininterruptamente desde a data da fundação.

Desde há seis que tem Daniel Caceiro como maestro, elemento que tem trabalhado com um grupo jovem e ambicioso no desejo de evoluir. “As filarmónicas são os conservatórios do povo, são um núcleo que, para além de se fazer música, fazem-se amizades. São uma segunda família para todos”, começou por situar.

“Ao nível da evolução, posso falar das pessoas que vi crescer, não só como seres humanos, mas como músicos. Isso sim, é uma grande recompensa para quem se encontra à frente, não só a nível artístico, como direção logística”, acrescentou.

Daniel Caceiro chegou à Eco Edificante por sugestão do anterior maestro. “A oportunidade foi sugerida pelo Carlos Freitas, que na altura estava de volta ao continente e deu o meu nome à direção da banda. Fui contactado, aceitei o desafio proposto e por lá fiquei até agora”, recordou.

Para além de ser maestro na Eco Edificante, é músico militar, sublinhando que “nós temos um papel fundamental no desenvolvimento das bandas filarmónicas na ilha de São Miguel. A maioria dos maestros das nossas filarmónicas ou são ou foram membros da Banda Militar dos Açores”.

Num concelho pequeno como o Nordeste que mantém em atividade três filarmónicas, como é que se consegue motivar os músicos, principalmente os jovens? A resposta saiu pronta: “Primeiro é preciso gostar de música, pois ninguém motiva uma pessoa a quem a música não lhe diga nada. O Nordeste tem uma tradição grande nas bandas, onde muitas pessoas passaram ou ainda se encontram nestas, pelo que por vezes é mais fácil colocar alguns jovens na escolinha de música por influência de familiares ou amigos que já tocaram na banda”.

E acrescentou: “Todos sabemos que, atualmente, com a grande diversidade dada aos jovens, tem mesmo de se gostar de música pois dá trabalho ser músico. A sorte de tocar bem dá muito trabalho. E projetos não nos faltam…”.

Portanto, a adesão dos jovens não tem sido uma dificuldade e é “determinante para manter a atividade da filarmónica”, realçou Daniel Caceiro, realçando a importância de se manter uma “escola de música consistente em funcionamento, com elenco competente a dar formação para que os jovens adquiram boas bases para ajudar na sua progressão e motivação.”

Natural da Figueira da Foz e a residir no concelho da Lagoa, Daniel Caceiro é um apaixonado pela ilha de São Miguel, pelos seus costumes e tradições. Iniciou a vida militar na Banda Sinfónica do Exército, passando ainda pela Orquestra Ligeira do Exército antes de ingressar no 37.º Curso de Formação de Sargentos (2008).

Em 2010, quando finalizou o curso, veio para os Açores, tendo ingressado na Banda Militar dos Açores. Regressou ao continente em 2016, com a certeza de que se tinha fechado um ciclo, mas em 2017 voltou à ilha, desta vez por opção própria, onde se mantém desde então. Durante estes anos já dirigiu a Banda Fundação Brasileira e a Filarmónica Triunfo.

Atualmente, detém o posto de sargento-ajudante músico e dirige a filarmónica Eco Edificante, do Nordeste.

“Mulheres na cidade” em exposição na Casa João de Melo

© CM NORDESTE

O vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, Marco Mourão, marcou presença na inauguração da exposição “Mulheres na cidade”, de Ana Paula Dourado e Patrícia Pimentel, que está patente na Casa João de Melo, na Achadinha, espaço dedicado à promoção de atividade cultural diversa.

A exposição pode ser visitada até ao dia 24 de junho, tendo o próprio escritor, João de Melo, a possibilidade de a conhecer pessoalmente aquando da sua visita ao Nordeste na próxima semana.

Trata-se de uma história contada em treze telas utilizando a técnica mista (acrílico sobre tela e pano cru com colagens e aplicações de croché, macramé e bijuteria), que retrata as vivências das mulheres no quotidiano, onde circulam pelas ruas da cidade, interagem com a natureza, a religião, a cultura, a gastronomia e o comércio.

A imaginação, a criatividade e a originalidade dos produtos representam um modo de vida e proporcionam inovação e inserção das tendências, destacando-se pela sustentabilidade, conforto, durabilidade e a alegria das cores.

José Augusto Borges lança livro “Olhares sobre a nossa terra”

Marco Mourão (vice-presidente da Câmara do Nordeste) e Roberto Borges (presidente da Junta de Freguesia de São Pedro Nordestinho) apadrinharam o lançamento do livro © ACÁCIO MATEUS

A biblioteca municipal do Nordeste foi pequena para o número de pessoas que marcou presença no lançamento do livro “Olhares sobre a nossa terra”, de José Augusto Borges e Irene Borges, obra que faz um retrato da freguesia de São Pedro Nordestinho e que apresenta um conjunto variado de fotografias antigas desde a década de 50 do século passado.

Desde à forma como a população se alimentava ao fluxo migratório, passando pelas vivências religiosa, ensino, cultura, lazer e desporto, entre outras, o livro de José Augusto Borges e Irene Borges “é um registo para a história”, realçou o vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, Marco Mourão, presente na cerimónia.

O autarca sublinhou, na ocasião, que o município “apoia e vai continuar a apoiar projetos de autor que retratem o Nordeste”, deixando vincando que “a literatura não ocupa espaço e um livro é sempre um livro na época das tecnologias”.

Acompanhando pela esposa e demais familiares, José Augusto Borges deixou um “agradecimento a todos os que contribuíram para tornar realidade esta obra” que pretende “deixar para os vindouros memórias de outros tempos que o tempo por vezes apaga”.

Natural de São Pedro Nordestinho, José Augusto Borges é ainda autor de dois livros sobre a Nossa Senhora do Pranto.

Ivandro, Fernando Daniel e The Gift nas Festas do Nordeste

© CM NORDESTE

Estão apresentadas as Festas do Nordeste que decorrerão de 11 a 18 de julho com destaque para as presenças em palco de Ivandro (dia 11), Fernando Daniel (12) e The Gift (13) como cabeças-de-cartaz das festas que, este ano, apresentam algumas novidades.

Desde logo, o facto de a entrada no recinto dos concertos ser paga para não residentes no concelho, através da disponibilização de um passe geral único para os três dias no valor de quinze euros, não pagando entrada as crianças até doze anos de idade.

O presidente da autarquia, António Miguel Soares, justificou a medida com o “acompanhamento do que se passa há vários anos noutros festivais da ilha, e por necessidade de responder ao próprio mercado, mas salvaguardando o acesso gratuito às famílias e nordestenses em geral às maiores festas do seu concelho”.

Para facilitar esta nova modalidade de acesso, os bilhetes estarão disponíveis para venda numa plataforma on-line, a See Tickets, a partir de 20 de maio e até 13 de julho, fazendo-se o levantamento da pulseira nos dias de concerto nas várias bilheteiras que estarão à entrada do recinto.

Para os residentes do concelho, a “pulseira convite” terá de ser levantada nos dois postos do turismo locais, na vila do Nordeste ou no Parque da Ribeira dos Caldeirões, no mesmo período em horário de expediente.

Durante os três dias de concerto, o posto de turismo da vila do Nordeste estará a funcionar até às 22h00 para que possam aceder à pulseira as pessoas que não puderam fazê-lo antecipadamente. A “pulseira convite” para residentes é pessoal e intransmissível, tendo de ser levantada pelo próprio mediante apresentação de Cartão de Cidadão.

Para ocupar os campistas e visitantes que passam o fim de semana no Nordeste, haverá atividade aquática na Boca da Ribeira e desportos no campo de areia situado junto ao recinto dos concertos. No interior do recinto, haverá a habitual zona reservada a animação para crianças.

Em complemento à diversa oferta de alojamento e ao parque de campismo, será disponibilizada uma zona de campismo gratuita, com os serviços necessários ao funcionamento do parque, voltando a ser disponibilizado acesso gratuito à internet, extensível também ao recinto dos concertos.

Em todos os dias das Festas do Nordeste haverá o programa habitual que acontece no Jardim do Município, no palco tradições, este ano com um programa renovado. Na tarde de sábado, 13 de julho, para além do desfile das marchas populares, haverá um desfile de charangas de todas as corporações de bombeiros da ilha.

Para a comemoração do dia do município, a 18 de julho, serão servidas as tradicionais sopas do Espírito Santo, momento aberto à população. No dia do aniversário do Nordeste, será também feita ainda uma homenagem aos combatentes nordestenses mortos em campanha na Guerra Ultramarina de 1954 a 1975, com o descerramento de um pequeno monumento inserido na recente obra de requalificação do parque e jardim envolvente à ponte dos Sete Arcos.

Complementar ao programa cultural que decorrerá durante uma semana, a Matriz de São Jorge realizará o seu programa religioso no domingo, 14 de julho.

Bombeiros do Nordeste vão ter novo quartel

© ACÁCIO MATEUS

Os bombeiros voluntários do Nordeste vão ter um novo quartel que “irá possibilitar melhores condições para o serviço que prestam”, disse António Miguel Soares, presidente da Câmara Municipal do Nordeste que presidiu à cerimónia comemorativa do 44.º aniversário da corporação local.

O autarca explicou que “falta apenas um acerto de áreas” para que se possa iniciar a construção das novas instalações no parque industrial, concretizando-se um anseio que já atravessou várias legislaturas.

António Miguel Soares aproveitou o dia festivo para realçar o trabalho dos bombeiros do Nordeste. “É com honra e prazer que me encontro aqui para celebrar o 44.º aniversário dos bombeiros do Nordeste, bravos homens que têm sido incansáveis no apoio à população”, disse.

“São homens e mulheres que arriscam a vida todos os dias para garantir a nossa segurança. São a linha da frente na proteção da nossa comunidade, desempenhando um papel crucial na assistência médica, na forma como lidam com emergências e no salvamento de vidas no processo”.

Perante isto, António Miguel Soares realçou que “os bombeiros do Nordeste merecem o nosso mais profundo respeito e gratidão por tudo o que fazem. São verdadeiros heróis. São a chama da esperança”, acrescentou.

A comemoração do 44.º aniversário dos bombeiros do Nordeste coincide, anualmente, com a celebração do Dia de São Jorge, padroeiro. Na cerimónia que teve lugar no quartel inaugurado em 1980, foram homenageados vários elementos do corpo de bombeiros pelos bons serviços prestados à comunidade, voluntariado e equipa de manobras.

Filarmónica Imaculada Conceição promove workshop de aperfeiçoamento musical

© ACÁCIO MATEUS

A filarmónica Imaculada Conceição, da Lomba da Fazenda, concelho do Nordeste, organizou, nas instalações da Casa do Povo da Lomba da Fazenda, um workshop de aperfeiçoamento musical tendo em vista o reforço dos conhecimentos e competências dos seus executantes, muitos deles jovens.

Durante quatro dias, os músicos da filarmónica Imaculada Conceição trabalharam com vários formadores, nomeadamente Adelino Areias (trompete), Eduardo Brito (saxofone), Hugo Bento (clarinete) e Dina Hernandez (flauta transversal), apresentando-se em concerto na noite de domingo, sob a batuta do maestro Luís Afonso.

A iniciativa a cargo da filarmónica, em parceria com a junta de freguesia, insere-se nas comemorações do centenário de elevação da Lomba da Fazenda a freguesia, efeméride que terá o ponto alto das comemorações no mês de fevereiro de 2025.

O vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, Marco Mourão, marcou presença no evento, acompanhado pelo vereador Flávio Soares, pelo presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, Rafael Moniz Vieira e pela presidente da filarmónica, Rosa Arruda.

Obras de requalificação do Centro de Saúde do Nordeste já arrancaram

© CM NORDESTE

Já arrancou a empreitada de reabilitação do Centro de Saúde de Nordeste, intervenção com um prazo de execução de 420 dias que visa a requalificação estrutural do edifício e a correção de patologias em diversos elementos de betão que se têm vindo a registar pelo facto de ser um edifício concluído em 1989.

As obras agora iniciadas incluem a reabilitação das infraestruturas da rede elétrica, incluindo o gerador e o posto de transformação.

Estão ainda incluídos trabalhos de execução da nova rede de infraestruturas de água, incluindo águas quentes, pinturas interiores e exteriores, intervenções na cobertura, acessibilidades e sistema de segurança contra incêndios.

A obra, orçada em cerca de um milhão de euros, decorrerá de forma faseada para manter em funcionamento os serviços do centro de saúde, reduzindo os transtornos inerentes à execução da empreitada.

Trail Run Real Priolo com número recorde de inscritos

© DL

Cerca de mil atletas vão participar na quarta edição do Trail Run Real Priolo, prova que se realiza a 27 de abril no concelho do Nordeste. O número recorde de participantes está relacionado, de acordo com o vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, com “a beleza natural do Nordeste e ao tipo de trilhos, na sua maioria de montanha, mas também incluindo o magnifico trilho da Fajã do Araújo e Lombo Gordo”.

Marco Mourão salientou o crescimento “quantitativo” de participantes que a prova tem vindo a registar desde a primeira edição, acompanhado, consequentemente, do “aumento de número de familiares que acompanham os inscritos, o que tem trazido um impacto positivo à economia do concelho”.

O vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste deixou “um agradecimento” aos parceiros da autarquia no “desenvolvimento do desporto não federando, graças aos quais, e ao trabalho de um ano inteiro, se conseguiu cumprir o objetivo a que a Câmara do Nordeste se tinha proposto”, vincou.

Marco Mourão também realçou o papel das entidades públicas “pelo trabalho despendido na manutenção e limpeza dos trilhos, por vezes afetados por derrocadas em virtude de chuvas intensas, e às dezenas de voluntários que no dia 27 de abril estarão a colaborar com a realização da prova, sendo o seu contributo fundamental para se conseguir acolher um evento com cerca de mil participantes”.

A conferência de imprensa de apresentação do evento contou com a presença de vários parceiros, entre estes, o coordenador do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, Hélder Camarinha, que apontou o Trail Run Real Priolo como sendo o “evento anual com maior número de inscritos, tendo em todas as edições cumprido com as metas a que se tinha proposto, designadamente, chegar aos mil inscritos e integrar o calendário nacional e internacional de trail”.

Para além disso, acrescentou que o Pico da Vara, como local de maior altitude em São Miguel, é um dos “focos do Trail Run Real Priolo, mas também outras paisagens do concelho, as quais o Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste tem procurado promover”.

O percurso deste ano será idêntico ao do ano passado, pois a alternância é de dois em dois anos para que seja possível oferecer paisagens e zonas de interesse diferentes.