A Secretária Regional da Solidariedade Social antecipou a Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social deverá começar a ser implementada, de forma gradual, na Região, já em 2015.
“No próximo ano, acontecerão de forma gradual”, adiantou a Secretária Regional, indicando já ter sido iniciada uma experiência-piloto do projeto na Freguesia de Arrifes, no concelho de Ponta Delgada.
Andreia Cardoso acrescentou que o projeto está agora “numa fase de consolidação da experiência, de maneira a que depois sejam identificados outros territórios onde se verifique utilidade na constituição de um polo”.
“No fundo, serve para proceder à articulação das respostas sociais existentes, para fazer o diagnóstico das necessidades e para proceder à monitorização das respostas que vão sendo encontradas”, explicou a Secretária Regional, clarificando que o objetivo da rede é rentabilizar os recursos já existentes e evitar a duplicação de respostas por meio de um planeamento estratégico concertado entre todos os intervenientes.
Os polos deverão integrar elementos dos vários sectores da sociedade ligados à promoção de respostas sociais, nomeadamente, representantes das autarquias, de instituições particulares de solidariedade social, organizações não governamentais, profissionais da ação social e elementos das populações da área territorial a que corresponderão os polos.
A Secretária Regional falava na sequência de uma comunicação proferida na apresentação do Roteiro CORES, subordinada ao tema Cooperação, ocasião em que apresentou o projeto de implementação da Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social.
DL/GaCs
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta