Log in

Investimento no Centro de Saúde do Nordeste resolve diversas patologias estruturais

© CM NORDESTE

José Manuel Bolieiro visitou as obras de reabilitação do Centro de Saúde do Nordeste, uma intervenção que representou um investimento de cerca de um milhão de euros e que permitiu reforçar a segurança, a funcionalidade e a eficiência daquela unidade de saúde.

O líder do executivo açoriano salientou a importância da obra, que veio resolver diversas patologias estruturais e construtivas identificadas no edifício, garantindo melhores condições para utentes e profissionais.

“Conseguimos, através desta requalificação, qualificar este centro de saúde no que diz respeito à sua segurança infraestrutural e também à utilização de soluções amigas do ambiente. Hoje temos melhores condições aqui para prestar cuidados de saúde e para trabalhar”, afirmou José Manuel Bolieiro.

A intervenção contemplou a reabilitação estrutural de elementos em betão armado, a correção de patologias construtivas, a recuperação de fachadas e coberturas, a renovação das redes de abastecimento de água e de combate a incêndios e a instalação de novos sistemas de produção e distribuição de águas quentes sanitárias.

Foram ainda modernizadas diversas infraestruturas técnicas essenciais e realizadas melhorias em áreas como a unidade básica de urgência, consultas externas, fisioterapia, radiologia e serviços administrativos.

A visita permitiu igualmente assinalar os resultados alcançados pelo Centro de Saúde do Nordeste, que continua a afirmar-se como uma estrutura essencial na prestação de cuidados de saúde à população do concelho. Em 2025, a unidade realizou 20.465 consultas de medicina geral e familiar, 7.066 atendimentos na unidade básica de urgência e 25.175 consultas de enfermagem. Foram ainda efetuadas 312 consultas de saúde oral, 2.367 sessões de fisioterapia, 466 consultas de nutrição, 704 consultas de psicologia, 535 exames de cardiopneumologia e 983 exames de radiologia, num total de 58.194 atendimentos.

O Centro de Saúde do Nordeste conta atualmente com 4.924 utentes inscritos, dos quais 4.883 têm médico de família atribuído, correspondendo a uma taxa de cobertura de 99,2%, um dos indicadores mais elevados dos Açores.

Governo abre período de candidaturas ao loteamento da Achadinha

© SRJHE

Está aberto até ao próximo dia 16 de junho o concurso público para a atribuição de quinze novas moradias na freguesia da Achadinha, no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, construídas através do Governo dos Açores no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As moradias unifamiliares, construídas no loteamento da Achadinha, destinam-se a habitação própria permanente dos candidatos e respetivos agregados familiares e vão ser atribuídas em regime de arrendamento com opção de compra, que pode ser exercida pelo arrendatário decorrido um ano da assinatura do contrato de arrendamento.

No total, são doze moradias de tipologia T3 e três de tipologia T4, num investimento de 2,3 milhões de euros.

As candidaturas devem ser apresentadas até dia 16 de junho, através do preenchimento completo e inteligível do formulário próprio disponível no portal da Direção Regional da Habitação (DRH) na internet, em https://portal.azores.gov.pt/web/drh/concursos, e submetidas na Direção Regional da Habitação, sita à Rua Dr. João Francisco de Sousa, n.º 30, em Ponta Delgada; nos postos de atendimento da RIAC (Rede Integrada de Apoio ao Cidadão) ou online através do endereço https://habitacao.azores.gov.pt.

O regulamento prevê toda a informação acerca das condições e do procedimento de acesso, bem como da atribuição das habitações, encontrando-se disponível para consulta no portal da DRH na internet, no serviço de atendimento da DRH em Ponta Delgada e nos postos de atendimento da RIAC nos respetivos horários de atendimento.

Kol de Carvalho expõe “Romaria cigana” no Nordeste

© CM NORDESTE

Está patente na sala de exposições do município do Nordeste a mostra fotográfica “Romaria cigana”, do arquiteto e fotógrafo Jorge Kol de Carvalho, trabalho que resulta de uma das suas muitas viagens.

Esta, especificamente, foi a França, a Saintes-Maries-de-la-Mer, onde, todos os anos, no mês de maio, a pequena vila se transforma num ponto de convergência e de peregrinação de fé, reunindo múltiplas celebrações que reforçam a união de milhares de ciganos vindos de toda a Europa.

A exposição capta o mais simples e elementar desta celebração, como descreve na folha de sala o padre Duarte Melo, por casualidade natural do Nordeste, da freguesia da Salga.

Para a maior parte dos presentes, esta era uma tradição desconhecida, assim como, para a maior parte das pessoas, e que o registo documental veio permitir conhecer. A inauguração da exposição contou com a presença de muitos amigos e conhecidos que acompanham o trabalho do arquiteto Jorge Kol de Carvalho, assim como de representantes de entidades locais, tendo a abertura sido presidida pelo vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão.

Alunos do Nordeste propõem medidas de proteção do património

© CM NORDESTE

A Câmara Municipal do Nordeste lançou um desafio aos alunos da escola profissional para assinalarem o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iniciativa que, em 2026, se centra na resposta de emergência em contexto de conflitos e desastres tendo em consideração o atual contexto de recuperação do país após uma sucessão de fenómenos meteorológicos extremos.

O município foi à escola desenvolver uma sessão com as turmas dos cursos de desporto e hotelaria que abordou o tema “Do território ao património vivo: o PDM como instrumento de ação climática e ferramenta de proteção em caso de catástrofe”. A iniciativa desafiou-os a pensar, num contexto global de alterações climáticas, em medidas concretas que o município poderá adotar para proteger o património arquitetónico e cultural do concelho.

Posteriormente, os formandos visitaram os Paços do Concelho para apresentarem as suas propostas para proteção de património local que os próprios selecionaram.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, esteve presente na apresentação, assim como a vereadora de Ação Social, Sara Sousa, tendo considerando as exposições coerentes e sensíveis face ao que foi proposto, especificamente a proteção do património num cenário climático cada vez mais instável, demonstrando também conhecimento do património mais evidente do concelho.

Num total de cinco grupos, os alunos dos dois cursos foram desafiados a identificar uma zona do concelho que considerassem ser de risco e onde encontrassem um exemplo de património a proteger; deveriam analisar o valor material e imaterial do imóvel e ainda investigar sobre a existência de medidas de proteção já existentes; por fim, pedia-se que propusessem medidas concretas para proteger o local escolhido e que indicassem o contributo dessas medidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Numa semana, os formandos conseguiram demonstrar, através do trabalho apresentado, que conhecem o património do concelho, que identificam o seu valor cultural para a comunidade, que medidas preventivas de preservação devem ser tomadas e a sua implicação direta ao nível da sustentabilidade.

Foram apresentados trabalhos sobre as casas antigas da Fajã do Araújo, Boca da Ribeira, Parque da Ribeira dos Caldeirões, ermida da Senhora do Pranto/Pocinho e o farol do Arnel.

Festas do Nordeste com Delfins, D.A.M.A. e Dillaz

© CM NORDESTE

O município do Nordeste apresentou o cartaz das festas que decorrerão entre 9 e 14 de julho próximo. Os dias de palco festival contarão com as presenças em palco de bandas conhecidas como os D.A.M.A., Delfins e Dillaz, para além de MC KEKEL, KISS KISS BANG BANG, ANOS 2000 e os dj’s locais Maleka, Ruy Furtado e Soulsky.

A lendária banda de pop rock Delfins, na sequência do lançamento do novo álbum, encontra-se em digressão pelo país e estará no Nordeste a 11 de julho para um concerto de fusão de temas recentes com o vasto reportório da banda ao longo de quarenta anos.

D.A.M.A. é outra banda que oferece garantia de sucesso junto do público mais jovem e estará no Nordeste na sexta-feira, 10 de julho. O destaque do primeiro dia de cartaz, a 9 de julho, quinta-feira, vai para DILLAZ e o internacional MC KEKEL.

A venda de bilhetes online para não residentes estará disponível na plataforma See Tickets, incluindo a venda física de bilhetes na Azores Tickets Office, em Ponta Delgada, e no serviço de taxas e licenças da Câmara do Nordeste, a partir do dia 27 de maio.

Será disponibilizado apenas passe geral para os três dias de palco festival pelo valor de quinze euros. As crianças até 12 anos não pagarão entrada no recinto. As pulseiras adquiridas online poderão ser trocadas nos dois postos de turismo do concelho e nas bilheteiras do recinto.

Para os residentes com morada fiscal no concelho do Nordeste, a entrada no recinto mantém-se gratuita. A pulseira para residentes estará disponível também a partir de 27 de maio nos dois postos de turismo do concelho (na vila e no parque da Ribeira dos Caldeirões) e nos dias dos concertos em horário alargado. O levantamento terá de ser efetuado mediante apresentação do cartão de cidadão.

Por questões de segurança e de cumprimento de regras para festivais em recinto fechado, a entrada será permitida a crianças a partir dos seis anos de idade e para controlo do consumo de bebidas alcoólicas serão disponibilizadas pulseiras diferentes para maiores e menores de idade. As crianças entre os seis e os doze anos terão acesso ao recinto sem necessidade de pulseira desde que acompanhados por adultos.

As Festas do Nordeste mantêm a componente cultural local com destaque para as filarmónicas, folclore, marchas populares e outros movimentos culturais, além do programa religioso da Matriz de São Jorge.

Presente na apresentação do programa das festas esteve o vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, que referiu-se às festividades como o “maior evento concelhio, aquele que traz maior envolvimento social e retorno económico, e por esse motivo o município procura proporcionar um cartaz que vá ao encontro da atualidade nacional e, se possível, internacional, como é o caso deste ano ao trazer o brasileiro MC KEKEL”.

Workshop de tecelagem preserva legado da Casa do Trabalho do Nordeste

© CM NORDESTE

O município do Nordeste promoveu mais uma edição do workshop de tecelagem na Casa do Trabalho do Nordeste, formação que voltou a contar com um apreciável número de inscritos e que obrigou a organização a ajustar o número de vagas à procura verificada.

Realizado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, o workshop teve por objetivo reforçar o interesse das pessoas, sobretudo as das gerações mais novas, pelo ofício artesanal da tecelagem, garantindo assim a perpetuação desta tradição. Visou também dar eco ao trabalho de qualidade que é desenvolvido na Casa de Trabalho do Nordeste.

A vereadora Sara Sousa marcou presença no encerramento da formação, recordando, na ocasião, que este legado foi passado com sucesso à atual principal artesã da Casa do Trabalho, Fátima Leite, que sucedeu a Zélia Tavares e a Filomena Abrantes.

As formandas apreciaram o workshop e demonstraram vontade de participar em edições futuras, deixando o repto para que, se possível, sejam mais repartidas.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, Vítor Lima, também esteve presente na entrega dos diplomas e demonstrou a sua vontade em dar continuidade a projetos que promovam e preservem o legado da Casa de Trabalho.

De referir que o workshop de tecelagem resulta do compromisso da Câmara do Nordeste na Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo de preservar o património imaterial do seu território.

Um total de 48 jovens do Nordeste com formação musical nas férias da Páscoa

Quase meia centena de músicos das três filarmónicas do concelho participaram num workshop intensivo durante as férias da Páscoa, culminando num concerto de aplausos efusivos no Centro Municipal de Atividades Culturais

© CM NORDESTE

Um grupo de 48 jovens músicos, oriundos das diversas sociedades filarmónicas do concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, aproveitou a recente interrupção letiva da Páscoa para aprimorar competências técnicas e artísticas. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Nordeste e ministrada pela Banda Militar dos Açores, decorreu ao longo de quatro dias intensos de formação, entre 30 de março e 2 de abril. Segundo nota de imprensa enviada pela autarquia nordestense, o projeto visa não só o aperfeiçoamento musical, mas também o incentivo à continuidade do associativismo cultural no concelho.

O encerramento oficial teve lugar no passado dia 2 de abril, com uma apresentação pública no Centro Municipal de Atividades Culturais que registou uma forte adesão da comunidade, entre familiares, maestros e dirigentes associativos. Sob a direção artística do capitão chefe de Banda Hélio Soares, o conjunto apresentou um reportório composto por quatro peças, demonstrando o resultado do trabalho desenvolvido em regime de tempo inteiro, das 9h00 às 16h30. As sessões de trabalho foram distribuídas estrategicamente entre as instalações da Escola Básica e Secundária do Nordeste, a sede da Filarmónica Eco Edificante e o Centro Municipal, permitindo o trabalho específico por diferentes naipes de instrumentos.

A logística do evento ficou integralmente a cargo do Município do Nordeste, como forma de retribuição pela formação gratuita ministrada pelos 12 elementos da Banda Militar. No final da apresentação, o chefe da Banda Militar dos Açores, Hélio Soares, fez questão de sublinhar a importância estratégica do apoio camarário às filarmónicas, referindo que projetos desta natureza, aliados ao apoio financeiro anual, “proporcionam aos jovens músicos a vontade de elevar o conhecimento musical e de contribuir para as respetivas filarmónicas”. O responsável aproveitou ainda o momento para lançar um apelo à comunidade, convidando crianças, jovens e adultos, independentemente da idade, a integrarem estas instituições e a darem o seu contributo para a cultura local.

Marcaram presença o comandante da Unidade de Apoio da Zona Militar dos Açores, o vice-presidente do Município do Nordeste com o pelouro da Cultura, além de elementos da vereação.

Alunos do Nordeste sensibilizados para os riscos associados ao consumo de álcool

Médicas internas do hospital do Divino Espírito Santo sensibilizaram alunos do Nordeste para os riscos associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas

© CM NORDESTE

A Câmara Municipal do Nordeste convidou o serviço de psiquiatria do hospital do Divino Espírito Santo a desenvolver uma sensibilização para a prevenção do consumo do álcool junto do público escolar.

O convite foi aceite por aquele serviço, que considerou pertinente e de interesse a sensibilização do público jovem, sendo o próprio serviço de Psiquiatria a indicar as idades apropriadas para o fim em vista.

As sessões foram dinamizadas por duas médicas internas da especialidade de Psiquiatria do hospital do Divino Espírito Santo, nomeadamente Sofia Quintal e Daniela Pacheco.

Foram realizadas duas sessões para alunos do terceiro ciclo, cada uma com a duração de trinta minutos de apresentação, seguidas de quinze minutos para perguntas e discussão. Ao todo, passaram pelo centro municipal cento e vinte e cinco alunos do 7.º ao 9.ºanos.

Na sessão foi realizada uma abordagem sobre a componente química do álcool, o efeito que o químico tem no cérebro dos jovens e com possíveis consequências por se tratar de um cérebro ainda em fase de desenvolvimento até à idade adulta (25 anos), bem como a composição do cérebro e o seu desenvolvimento, a influência que figuras públicas podem exercer sobre os jovens ao associar-se a campanhas que promovem o álcool, as doenças e problemas que podem advir de consumos excessivos, como sejam, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, acidentes e danos físicos e mentais que podem vir a revelar-se mais tarde em consumos frequentes.

Atualmente, verifica-se um consumo de álcool nos jovens, sobretudo em situações de aglomerados, tendo a sessão das palestrantes alertado para esta situação.

O consumo excessivo de álcool nos Açores, segundo as estatísticas, e todas as consequências que estão associadas ao nível da saúde mental e física, ao nível de problemas sociais e do bem-estar em geral, justificam, também, este género de sensibilizações e, se possível, com o máximo de antecedência possível.

Escuteiros da Ribeira Chã superam desafio de 25 quilómetros em atividade no Nordeste

O Agrupamento 1333 do Corpo Nacional de Escutas promoveu um fim de semana de superação e espírito de equipa, unindo as comunidades da Lagoa e do Nordeste através de uma exigente rota pedestre

© AGRUPAMENTO 1333 CNE

O Agrupamento de Escuteiros 1333 – Ribeira Chã, pertencente ao Corpo Nacional de Escutas, realizou entre os passados dias 13 e 15 de março uma intensa atividade de campo na localidade da Pedreira, no concelho do Nordeste. O evento centrou-se no reforço dos valores escutistas e na superação física, tendo como ponto alto uma caminhada que totalizou mais de 25 quilómetros percorridos.

O itinerário incluiu uma desafiante jornada noturna com destino à Ponta da Madrugada, passando sucessivamente pela freguesia de Água Retorta antes do regresso à base, na Pedreira. Todo o percurso contou com o acompanhamento e a comunicação direta da PSP da Vila do Nordeste, uma medida essencial que assegurou as condições de segurança necessárias para os jovens participantes durante o trajeto em via pública.

Ao longo do fim de semana, o programa não se limitou à vertente física, integrando diversas dinâmicas pedagógicas típicas do método escutista. Estas ações foram desenhadas para incentivar os elementos do agrupamento a ultrapassarem os seus limites individuais, promovendo simultaneamente a coesão do grupo e a reflexão sobre o bem comum. Após o esforço despendido nas serras do Nordeste, o grupo regressou à sua comunidade de origem, na Lagoa, culminando a atividade com a participação na missa dominical na freguesia da Ribeira Chã, no dia 15.

O sucesso desta iniciativa deveu-se a uma rede de cooperação institucional que envolveu o apoio da Câmara Municipal da Lagoa no transporte dos jovens, a cedência da sede por parte do Agrupamento da Pedreira do Nordeste, além da colaboração logística da Junta de Freguesia da Ribeira Chã e das autoridades policiais locais.

Adesão ao Trail Run Real Priolo supera expetativas

© CM NORDESTE

A sexta edição do Trail Run Real Priolo terá lugar no dia 18 de abril, no concelho do Nordeste, contando com quase 1100 atletas inscritos. A adesão superou as expetativas iniciais, o que obrigou a organização a não aceitar mais inscrições sensivelmente um mês antes do inicialmente previsto.

Na apresentação oficial do evento, que teve lugar no jardim da ribeira do Guilherme, o vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, apontou os três objetivos do município com a realização do Trail Run Real Priolo, nomeadamente, a promoção turística do concelho do Nordeste; proporcionar atividade desportiva para todos e contribuir para causas sociais, este ano, com a inclusão da Associação Run For Vasco.

O vereador com o pelouro do desporto salientou o papel fundamental do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste como parceiro do município na organização da prova, e ainda os parceiros Juventude Ilha Verde e Associação de Atletismo de São Miguel.

A Associação de Atletismo de São Miguel associa-se novamente ao Real Priolo como parceira tendo o representante da mesma, Rui Durão, elevado o Real Priolo a evento de nível regional que leva os Açores além-fronteiras e, por essa razão, merece o reconhecimento das entidades públicas regionais.

Hélder Camarinha, coordenador do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, como organizador do Trail Run Real Priolo, referiu o crescimento da prova que se iniciou com quatrocentos participantes e que, rapidamente, superou os mil inscritos, resultado do potencial do Nordeste para o desporto de natureza, sublinhando o facto de a maior altitude da ilha estar neste concelho, o Pico da Vara, o que proporciona vários percursos em altitude.

O lado solidário da prova também não foi esquecido, sendo que este ano o valor será canalizado (1,00€ por inscrição) para a Associação de Estudantes e Associação de Pais da EBS do Nordeste por serem parceiros importantes do evento, assim como, a Associação Run For Vasco que ao associar-se ao Real Priolo reverterá a colaboração dos participantes para a Associação Amizade 2000 até ao valor de 500,00€.