Log in

Homenagem a João Pacheco Pimentel é o “reconhecimento do seu valor incalculável”

© CM NORDESTE

No centenário do nascimento de João Pacheco Pimentel (1925-2018), a Câmara do Nordeste prestou homenagem ao último alveitar da vila através do descerramento de uma placa na residência onde viveu, na zona da Nazaré. A efeméride pretendeu assinalar a sua relevância para o património imaterial do concelho como alveitar que deixou um legado profissional e sentimental que ultrapassou o município.

Sem diploma, mas com grande sabedoria, durante longos anos foi o apoio no socorro e tratamento de animais doentes, numa altura em que os serviços de veterinária eram praticamente inexistentes.

A placa foi descerrada pela vereadora do município, Sara Sousa, e por Luís Venâncio Silva, amigo do homenageado e impulsionador da ideia do livro “São Coisas, a vida de João Pacheco Pimentel”.

Na ocasião, Sara Sousa destacou que esta foi “mais do que uma cerimónia administrativa, um momento de reconhecimento do valor incalculável que a sabedoria popular e a dedicação de um homem tiveram para o sustento e a vida das nossas comunidades”.

Na sua intervenção, a vereadora acrescentou que João Pacheco Pimentel “foi um arquivo vivo da nossa terra. A sua vida foi pautada pelo trabalho e por uma profunda compreensão do mundo que o rodeava. Era ponto de equilíbrio e o repositório da experiência, um homem que soube ler os sinais da natureza, do clima e, acima de tudo, dos animais, que eram a riqueza de cada família do concelho”.

A comemoração do centenário do nascimento de João Pacheco Pimentel foi proposta ao município do Nordeste, em novembro deste ano, por Luís Óscar, autor do livro lançado em 2019, “São Coisas, a vida de João Pacheco Pimentel”.

Diversas entidades, familiares, amigos, vizinhos e conhecidos marcaram presença na homenagem prestada, mostrando o seu apreço pela pessoa e pelo profissional que foi o nordestense João Pacheco Pimentel.

“Ele não tratava apenas feridas ou doenças; ele reparava o tecido social, devolvendo a esperança aos agricultores e garantindo que o ciclo da vida rural pudesse continuar”, concluiu Sara Sousa na sua intervenção.

Nordeste mostra Achadinha a profissionais do turismo

© CM NORDESTE

O município do Nordeste organizou uma sessão sobre o património turístico-cultural da freguesia da Achadinha, aberta a operadores turísticos, guias, agentes de viagens, profissionais de alojamento, restauração e outros interessados no tema.

A atividade contou com uma sessão de abertura pelo vice-presidente da autarquia, com o pelouro da Cultura, Marco Mourão, seguida de uma parte teórica sobre a evolução territorial da Achadinha, toponímia, locais de interesse turístico, cultural, património edificado, paisagem e curiosidades.

A sessão inseriu-se no programa anual da Casa João de Melo e incluiu uma visita à mesma, para além de uma visita guiada pelos pontos de interesse da freguesia no período da tarde.

Câmara do Nordeste celebra o centenário de João Pacheco Pimentel

© DIREITOS RESERVADOS

A Câmara Municipal do Nordeste vai assinalar o centenário do nascimento de João Pacheco Pimentel (1925-2018), “tio João” para todos os que o conheceram, com uma homenagem na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro. O evento visa celebrar a vida e o saber empírico do último alveitar (veterinário tradicional, sem formação científica) conhecido da região, figura central do livro “São coisas: a vida de João Pacheco Pimentel”, de Luís Óscar.

O momento mais significativo será o descerramento de uma placa comemorativa na fachada da casa onde João Pacheco Pimentel viveu (junto à ermida da Nazaré, Nordeste). Este ato de homenagem permanente sublinha o reconhecimento do município pelo seu legado.

João Pacheco Pimentel foi uma ponte entre a medicina veterinária popular e a ciência moderna, mantendo um vasto conhecimento sobre o tratamento de animais recorrendo a métodos tradicionais e empíricos. Além do reconhecimento, o momento pretende assegurar que este saber, que é parte do património imaterial do concelho, fique registado e seja visível para as novas gerações.

Após o descerramento da placa, cerimónia para a qual todos os interessados estão convidados, a autarquia vai oferecer aos presentes um número limitado de exemplares do livro “São coisas: a vida de João Pacheco Pimentel”, evocativo da efeméride, limitado ao stock existente.

João de Melo celebra cinquenta anos de carreira literária no Nordeste

© CM NORDESTE

O município do Nordeste promoveu um evento cultural de comemoração dos cinquenta anos de carreira literária do escritor João de Melo e de lançamento de uma obra editada pela autarquia e da autoria de Mafalda Vicente. Sob o título “As paisagens não existem sozinhas”, inspirado numa frase do livro “Açores: o segredo das ilhas”, do escritor João de Melo, foram dois dias dedicados à literatura, ao território e à paisagem.

Para a celebração das bodas de ouro da carreira literária do escritor João de Melo, natural do Nordeste, freguesia da Achadinha, vários convidados partilharam as suas experiências de trabalho baseadas na obra do autor, havendo ainda uma apresentação focada nos livros que compõem a vasta carreira literária do escritor.

Teresa Viveiros foi uma das convidadas com a apresentação do seu projeto “A mala pedagógica: João de Melo, de menino a escritor”, inspirado na história de vida de João de Melo, assim como Bárbara Mesquita, que foi ao Nordeste exprimir como as palavras de João de Melo a tocaram e ajudaram a desenvolver a sua tese de doutoramento sobre as paisagens da vinha da ilha de Santa Maria.

 Zeca Medeiros, que em 2002 adaptou para televisão o romance “Gente Feliz Com Lágrimas”, retratando o drama de uma família açoriana marcada pela emigração e pelas feridas do passado, e de Urbano Bettencourt, amigo de longa data de João de Melo, com uma apresentação sobre os cinquenta anos de carreira literária do escritor João de Melo, também marcaram presença.

O evento cultural prosseguiu no sábado, com a apresentação do livro editado pela Câmara do Nordeste e da autoria de Mafalda Vicente, “Cronologias do Nordeste, Abordagem histórica e cronológica à evolução territorial do concelho”.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, destacou o valor da obra de Mafalda Vicente para a bibliografia do concelho do Nordeste e salientou o empenho e o brio que a autora, arquiteta na autarquia há vários anos, depositou neste livro e no trabalho que executa no município.

O escritor João de Melo, autor do prefácio, fez a apresentação da obra, e vários outros convidados integraram um debate, nesta mesma sessão, sobre “Paisagem, território e identidade: obstáculos e desafios da história local”.

Fizeram parte do painel, Nuno Costa, presidente da secção regional da Ordem dos Arquitetos, João Pedro Regalado, professor da Geografia na EBS do Nordeste, o escritor João de Melo, Mafalda Vicente, arquiteta na Câmara do Nordeste, Bárbara Mesquita, investigadora em Geografia Humana, e Rui monteiro, arquiteto paisagista.

Nordeste celebra carreira literária de João de Melo

© ACÁCIO MATEUS

O escritor João de Melo celebra cinquenta anos de carreira literária e a Câmara Municipal do Nordeste vai assinalar a efeméride com um extenso programa cultural e literário, a ter lugar no concelho a 21 e 22 de novembro, sob o título “As paisagens não existem sozinhas”.

Estão preparados dois momentos culturais, um direcionado para os cinquenta anos de carreira do escritor João de Melo, e outro de lançamento do livro editado pela autarquia “Cronologias do Nordeste – Abordagem histórica e cronológica à evolução territorial do concelho”, da autoria de Mafalda Vicente, que será apresentado por João de Melo.

O programa do dia 21 de novembro, no Centro Municipal de Atividades Culturais, na vila do Nordeste, com início pelas 19h00, abrirá com um momento musical por um grupo de tocadores de viola, da Lomba da Fazenda, seguido de intervenção do presidente da autarquia, António Miguel Soares, como promotora do evento.

O programa contará com várias intervenções, designadamente, de Teresa Viveiros com a apresentação de “A mala pedagógica: João de Melo, de menino a escritor”; de Bárbara Mesquita com o tema “No cruzamento entre a escrita de João de Melo e a investigação em geografia – o caso das paisagens da vinha de Santa Maria”; de José Medeiros com “Gente Feliz com Lágrimas”; e de Urbano Bettencourt com o tema “50 anos de carreira literária de João de Melo”, que incluirá a apresentação pública dos livros “A nuvem no olhar” e “Novas fases da lua” com sessão de autógrafos pelo escritor João de Melo.

No dia 22 de novembro, também pelas 19h00 e no mesmo local, será apresentado o livro “Cronologias do Nordeste – Abordagem histórica e cronológica à evolução territorial do concelho”, da autoria de Mafalda Vicente. A apresentação do livro será feita pelo escritor João de Melo, antecedida de intervenção do vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, responsável pelo pelouro da Cultura.

A autora do livro, Mafalda Vicente, fará uma introdução à obra sob o tópico “A história que este livro não conta”, seguida de debate à volta do tema “Paisagem, território e identidade: obstáculos e desafios da história local”, tendo como moderador Rui Monteiro e como convidados de painel Bárbara Mesquita, João Pedro Regalado, João de Melo, Mafalda Vicente, Nuno Costa e Susana Goulart Costa. O programa encerrará com sessão de autógrafos por Mafalda Vicente.

Crianças do Nordeste refletem sobre igualdade e diversidade

© CM NORDESTE

O município do Nordeste voltou a associar-se à comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, uma iniciativa promovida pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com sete organizações da economia social que, entre outras entidades envolvidas, apela à participação ativa dos municípios no desenvolvimento de ações nas respetivas comunidades sobre temas prioritários como o combate aos discursos de ódio, a promoção da democracia, da diversidade e dos direitos humanos.

Para a assinalar a data, o município desenvolveu duas sessões sobre cidadania e igualdade direcionados a um público jovem, aproximadamente entre os 4 aos 11 anos de idade, dinamizadas pela biblioteca municipal do Nordeste, sendo que uma das sessões foi realizada nas instalações de um centro ocupacional de tempos livres.

De forma lúdica foi possível envolver as crianças em jogos, leituras, brincadeiras e trabalhos manuais, levando-as a refletir sobre o respeito pela diferença, desde a cor da pele às características físicas, a sensibilidade, os gostos e as emoções individuais. A recetividade das crianças aos temas abordados foi bastante notória pelo modo como se envolveram na dinâmica desenvolvida.

As sessões foram dinamizadas por dois centros ocupacionais de tempos livres, um da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste e outro da Associação Sol Nascente, da freguesia da Salga.

Mês do galo-capão arranca este domingo no Nordeste

© ACÁCIO MATEUS

Arranca neste domingo, 2 de novembro, mais uma edição do mês do capão, a decorrer durante todo o mês na restauração do concelho do Nordeste. A iniciativa promovida pela autarquia conta, este ano, com mais um restaurante aderente em relação aos anos anteriores, o que comprova o impacto positivo da iniciativa e a relevância para a economia local.

O prato tradicional do galo-capão será servido aos domingos nos restaurantes aderentes que, sucessivamente, têm respondido afirmativamente ao convite lançado pelo município para que promovam e reavivem um prato típico do Nordeste.

O objetivo da câmara municipal é que os restaurantes possam ter o galo-capão o ano inteiro nas ementas como produto gastronómico diferenciado que atraia mais turismo interno e visitantes no geral.

De edição em edição, o evento tem vindo a ganhar cada vez mais público, com dezenas de pessoas, na sua maioria de fora do concelho, a passarem pelo Nordeste no mês de novembro para almoçar o prato tradicional do galo-capão.

O galo-capão é uma ave de capoeira de campo, cuja criação é feita de modo tradicional, recuando ao conhecimento dos antepassados para que a carne seja mais tenra e saborosa, sendo no passado um prato associado ao mês de dezembro e à festa do Natal.

Nordeste promoveu caminhada pela prevenção do cancro da mama

© CM NORDESTE

Decorreu no passado dia 21 de outubro mais uma caminhada “Outubro Rosa” pela prevenção do cancro da mama no Nordeste.

O evento realiza-se no concelho desde 2022 e foi organizado pela autarquia com a colaboração do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste tendo a caminhada tido “muita participação de pessoas solidárias com a causa” pode ler-se no comunicado de imprensa da Câmara Municipal do Nordeste.

O vice-presidente e a vereadora com o pelouro da Ação Social, Marco Mourão e Sara Sousa, associaram-se à caminhada que percorreu várias artérias da sede do concelho entre a Praça da República e o Miradouro da Vista dos Barcos.

Em apoio ao Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, foram vendidas várias t-shirts, fornecidas pela própria Liga para assinalar a iniciativa Outubro Rosa pela prevenção do Cancro da Mama.

Indo ao encontro do propósito da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o município pretende com a sua colaboração “informar a população, sobretudo as mulheres, sobre a importância da prevenção do cancro da mama, através do autocuidado, de consultas regulares com o médico de família ou médico da área da ginecologia, e sempre que ocorra alguma anormalidade na mama, além da participação nos rastreios que são periodicamente realizados pelo Serviço Regional de Saúde”.

Exposição de José Santos chega ao Nordeste

© CM NORDESTE

A exposição itinerante “Sociedade e Vida – Visões no Feminino”, do fotógrafo José Santos, desenvolvida no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, está patente no concelho do Nordeste, mais concretamente na Sala de Exposições do Município.

Este projeto é composto por trinta fotografias que representam a mulher nos vários papéis profissionais e pessoais que desempenha na sociedade açoriana. Anteriormente, já havia sido apresentado em dois espaços comerciais de Ponta Delgada e por outras localidades da ilha.

A abertura da exposição na vila do Nordeste contou com a presença de várias entidades, entre as quais a comandante do Comando Territorial dos Açores da GNR, coronel Cláudia Santos, que integra o conjunto de profissões apresentadas na exposição, assim como duas residentes no concelho do Nordeste, mãe e filha, que foram convidadas pelo fotógrafo para integrar o projeto.

Na abertura da exposição, o presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, felicitou o autor pela “qualidade e o propósito do trabalho exposto”, fazendo votos de que a exposição “seja visitada por um número considerável de apreciadores da fotografia e da arte em geral, quer pelos nordestenses como do turismo que se encontra de passagem pelo concelho neste período”.

Idosos do Nordeste recebem donativos

© CM NORDESTE

A Santa Casa da Misericórdia do Nordeste dispõe de um novo elevador de transferência de idosos e uma cesta de conforto, equipamentos doados na sequência da ação de cariz solidária levada a cabo no decorrer da quinta edição do Trail Run Priolo.

Cada inscrição no evento permitia a atribuição de um euro para a campanha solidária, tendo sido arrecadado o montante de mil e quarenta euros. O valor foi aplicado de forma integral na aquisição dos equipamentos indicados pela instituição de solidariedade social.

No ato da entrega, o vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, realçou, na presença do provedor, Luís Lima, a “importância deste tipo de eventos promover a componente desportiva e, paralelamente, apresentar um lado social/solidário” que reforça as condições de conforto dos utentes da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

Organizado pelo Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, em parceria com o Clube Juventude Ilha Verde e com o apoio da autarquia, o Trail Run Priolo é um evento que tem vindo a crescer de ano para ano, o que também configura um aumento dos donativos.