
O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, presidiu à cerimónia de inauguração das obras de requalificação do mercado municipal do concelho, situado no centro da vila, uma empreitada superior a 600 mil euros que “oferece dignidade e condições para os nordestenses e para quem nos visita”, apontou.
O autarca, acompanhado pelo executivo camarário, reconheceu que esta foi uma empreitada que conheceu “alguns problemas derivados às diferentes conjunturas que encontrou, a última das quais o aumento do preço dos materiais de construção”, ressalvando, contudo, que “com a boa vontade de todos os envolvidos – autarquia, empreiteiro e comerciantes – e com o apoio do Governo dos Açores, conseguimos dar a volta à situação e chegar ao fim da obra”.
Mesmo assim, a obra decorreu a bom ritmo e foi possível concluí-la “num prazo inferior ao inicialmente previsto, o que nos deixa extremamente satisfeitos porque com o cumprimento dos prazos não perdemos fundos comunitários”, acrescentou António Miguel Soares.
A obra de requalificação do mercado municipal do Nordeste incidiu na modernização de todo o espaço – o edifício foi praticamente reconstruído de raiz – e adaptado às necessidades de higiene e segurança atuais, oferecendo maior conforto para quem vende e segurança alimentar para quem compra.
“Criamos dignidade e condições para os nordestenses e para quem nos visita”, frisou António Miguel Soares, ciente de que “são cada vez mais os visitantes que procuram o mercado para adquirir produtos locais e de qualidade”.
Para além disso, acrescentou, é um “ponto de encontro para a gentes locais que gostam de ir ao mercado fazer as suas compras”. O mercado dispõe de uma peixaria e um talho e foram criadas condições para albergar uma frutaria e/ou florista, sendo que o processo de candidatura para estas áreas de negócio vai iniciar-se em breve.

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou, em conferência de imprensa, o cartaz das festas deste ano, com destaque para a animação nos dias 10, 11 e 12 de julho, a cargo dos artistas Matias Damásio, Os Quatro e Meia, UHF, Baile das Novinhas, Kiss Kiss Bang Bang, DJ John C, DJ Rudinho e DJ Ruy Furtado.
Na apresentação, a cargo do vice-presidente, Marco Mourão, foi confirmado que será cobrado ingresso para os não residentes do concelho. O passe único para os três dias tem o valor de quinze euros, sendo que as crianças até aos doze anos não pagam.
Para facilitar a aquisição de bilhetes por não residentes, os bilhetes estarão à venda a partir de 28 de maio e até 12 de julho. Para os bilhetes adquiridos on-line, o levantamento da pulseira terá de ser efetuado nas várias bilheteiras que estarão à entrada do recinto. Será também disponibilizada a venda de pulseira presencial, no mesmo período, através da Azores Ticket Office, em Ponta Delgada, e no serviço de taxas e licenças da autarquia, ambos com entrega de pulseira na hora.
Já as pulseiras para residentes no concelho do Nordeste poderão ser levantadas nos postos de turismo da vila ou na Ribeira dos Caldeirões (Achada), em horário de expediente. A pulseira para residente é pessoal e intransmissível, tendo de ser levantada pelo próprio mediante apresentação do cartão de cidadão.
Mantendo o figurino habitual, as Festas do Nordeste contam ainda com o palco tradições, no qual se apresentarão grupos folclóricos, marchas populares, a charanga dos bombeiros voluntários do Nordeste e diversas filarmónicas, entre as quais uma da ilha de São Jorge.
Para a comemoração do dia do município, a 18 de julho, serão oferecidas as tradicionais sopas do Espírito Santo. Complementar ao programa cultural, a Matriz de São Jorge realizará o seu programa religioso no domingo, 13 de julho.

Realizou-se este domingo, 4 de maio, a terceira prova da Taça Skoda JH Ornelas, com partida e chegada na Vila do Nordeste, em São Miguel.
De acordo com a organização da prova, a competição voltou a ser marcada por grande intensidade competitiva, com destaque para a nova vitória de Luís Cabral, que reforça assim a liderança da classificação geral individual.
A corrida desenrolou-se inicialmente a um ritmo controlado, com o pelotão compacto até ao quilómetro 26, altura em que a subida para a Lomba da Maia provocou a primeira grande seleção. Luís Cabral lançou um ataque decisivo, levando consigo Romeu Sousa (PM Dinâmica), Pierre Melo (Bike Mais), Milton Resendes (PM Dinâmica) e Miguel Carvalho (Bike Mais). Pouco depois, o grupo reduziu-se a quatro elementos, com Miguel Carvalho a ceder perante os sucessivos ataques.
Ao quilómetro 35, Romeu Sousa sofreu uma queda ao entrar inadvertidamente numa zona suja da estrada, o que resultou numa troca forçada de bicicleta e consequente perda de tempo, superior a um minuto. Apesar de não ter consequências físicas, o contratempo comprometeu seriamente a sua tentativa de revalidar o título conquistado em 2024, tendo terminado a etapa no 5.º lugar.
A corrida prosseguiu com elevado ritmo até à meta, com Luís Cabral a impor-se, com 37 segundos de vantagem sobre Pierre Melo. Miguel Carvalho conseguiu ainda recuperar e conquistar o último lugar do pódio, ultrapassando Milton Resendes nos metros finais.
Na vertente feminina, Andrea Costa (CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira) venceu pela primeira vez esta edição da Taça, assumindo a liderança da classificação geral após Séfora Ferreira não ter pontuado nesta jornada.
Entre os juniores (Sub-19), vitória para Martim Melo (Bike Mais). Coletivamente, a formação da Bike Mais venceu pela segunda vez consecutiva a presente edição da Taça.
A próxima etapa, E#4 – Capelas/Lagoa do Carvão, terá lugar a 17 de maio.

Mil atletas – o número limite de inscrições permitidas pela organização – vão disputar o Trail Run Nordeste Real Priolo, prova que tem lugar neste sábado, 26 de abril, nas estradas e trilhos do concelho que recebe a competição.
Trata-se de um evento lúdico e desportivo que une diversão, beleza natural e desporto num único espaço e onde o contato com a natureza e a descoberta de paisagens de cortar a respiração são uma constante.
Organizado pelo CDC Juventude Ilha Verde e pelo Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, em parceria com a Associação de Atletismo de São Miguel, o trail conta com várias provas dentro da prova, que vão desde o trail sprint à caminhada ou do trail ao ultra trail, com diferentes quilómetros a percorrer e níveis de dificuldade.

O município do Nordeste está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, no Parque das Nações, através da Associação de Municípios dos Açores, levando a um conjunto alargado de visitantes o que de melhor o concelho tem para oferecer, desde cultura e tradições, ao turismo de natureza e gastronomia.
Os primeiros dois dias são reservados aos agentes turísticos nacionais e internacionais que procuram por destinos de férias. A partir desta sexta-feira, 14 de março, o concelho do Nordeste terá o seu momento de apresentação através da oferta de vouchers oferecidos por empresários do concelho do setor do alojamento, da atividade turística e da restauração.
O município faz-se representar por quatro colaboradores que nestes dias farão a promoção do Nordeste como destino de interesse turístico através da oferta de brindes, de informação turística, de diálogo com profissionais do ramo do turismo e com o público em geral, havendo ainda a oferta de uma mostra de biscoitos variados da Associação Sol Nascente.
O artesanato da Casa de Trabalho do Nordeste serviu de inspiração aos brindes a oferecer aos visitantes, complementado com peças de artesanato que estão presentes no stand. O artesanato da folha de milho e da Casa do Povo de Nordestinho também estão presentes no balcão do concelho.

A Câmara Municipal do Nordeste, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia vai levar a efeito a quarta edição do workshop de tecelagem, novamente com a duração de duas semanas, a decorrer entre 7 e 17 de abril, em horário pós-laboral, nas instalações da Casa de Trabalho do Nordeste.
A inscrição é gratuita e decorre até 31 de março através dos meios da autarquia, estando limitada a oito inscritos tendo em conta a quantidade de teares existentes e a logística que envolve. Poderão inscrever-se residentes e não residentes no concelho.
O workshop será ministrado por artesãs da Casa de Trabalho do Nordeste, destinado a pessoas interessadas em aprender ou aperfeiçoar a técnica artesanal da tecelagem.
Esta iniciativa do município do Nordeste, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, surge de um compromisso da autarquia no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo, como contributo para a preservação da arte artesanal da tecelagem e do legado cultural e social da Casa de Trabalho do Nordeste.
Durante o workshop os formandos ficarão a conhecer e a trabalhar o processo inteiro da tecelagem, a começar pela lã, a sua origem e preparação (escaldar, lavar e secar), a seleção da lã (cardar e escarduçar), o processo de preparação do fio, a tinturaria, o urdir da teia, a afinação do tear e, por fim, a execução de uma peça que poderá ser uma colcha, manta, tapetes, sacos, tiras ou outros trabalhos.

A delegação de saúde do Nordeste recebeu a notificação de oito casos de gripe A no lar de idosos do Nordeste, sob alçada da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, tendo sido ativadas medidas de contingência.
Dos oito casos identificados, apenas dois não têm a vacinação em dia, por sua própria opção, esclareceu a secretaria regional da Saúde e Segurança Social, estando os demais residentes vacinados. Dois residentes com quadro mais agravado, um dos quais não vacinado, foram internados no hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e outros dois, um destes também não vacinado, encontram-se a ser avaliados no serviço de urgência daquele hospital.
Os residentes que apresentam sintomatologia gripal foram isolados dos que não apresentam qualquer sintomatologia, tendo a recomendação de não circularem pelas áreas comuns. Também os profissionais foram divididos em grupos que prestarão cuidados de forma exclusiva ao grupo assintomático ou ao grupo sintomático.
Foi determinada ainda a utilização de equipamento de proteção individual nos momentos adequados e a utilização de máscara foi declarada obrigatória. As visitas à instituição encontram-se suspensas.

A Câmara Municipal do Nordeste iniciou uma nova atividade com os utentes do Cartão do Idoso levando-os a visitar as instalações da biblioteca municipal e a desenvolver algumas atividades no espaço recentemente inaugurado após obra de requalificação.
A primeira visita dos utentes à biblioteca municipal (que se encontra apetrechada com elevador para pessoas com dificuldades de mobilidade) contou com a presença de cerca de duas dezenas de pessoas oriundas das freguesias da Salga e Achadinha, estando programadas mais visitas por utentes das outras freguesias.
Na ocasião, os idosos puderam conhecer as instalações através de uma visita guiada e participaram numa dinâmica de grupo adequada à idade, com destaque para a origem de vários provérbios populares que habitualmente usam.
Também foram recordados estrangeirismos que incluíram na linguagem do dia a dia por influência da emigração e para expressões micaelenses também muito usadas, algumas delas já em desuso.
A câmara municipal tem outras atividades em desenvolvimento para os utentes do Cartão do Idoso, estando agendado para o mês de abril um intercâmbio com idosos do grupo Central, especificamente da ilha de São Jorge.

Cem anos! A Lomba da Fazenda assinalou um século de existência na qualidade de freguesia congregando nas comemorações as forças vivas da localidade que fazem dela uma das localidades mais ativas do concelho do Nordeste e aquela que maior número de movimentos associativos congrega à sua volta.
Desde os escuteiros ao grupo folclórico, passando pela banda filarmónica da Imaculada Conceição ao clube desportivo, a freguesia da Fazenda é um exemplo de como uma pequena comunidade que não chega aos mil habitantes consegue envolver-se em diferentes movimentos em prol da dignificação do bom nome da localidade, do orgulho em saber fazer e no rasgar de fronteiras concelhias, e não só, pois o nome da Lomba da Fazenda já extravasou os limites geográficos dos Açores.
A sessão solene comemorativa da efeméride foi preparada com pompa e circunstância. Desde o desfile dos movimentos associativos à missa de Ação de Graças, tudo foi pensado e preparado ao pormenor, inclusive a sessão solene e, a concluir a noite de festa, a distribuição de sopas do Espírito Santo à população e convidados presentes nas cerimónias.
Entre estes, o presidente da Câmara Municipal do Nordeste, acompanhado pelos restantes elementos do executivo, tendo António Miguel Soares manifestado a “grande satisfação pessoal neste dia tão especial para a freguesia da Lomba da Fazenda, sendo também um momento para recordar todos aqueles que ao longo dos anos deram o seu contributo para o desenvolvimento da sua terra, desenvolvimento esse, também, alcançado através do seu povo, conhecido pela sua tenacidade, bem como pela sua cultura e empreendedorismo”, disse, nas primeiras palavras dirigidas aos presentes.
António Miguel Soares, também ele ex-presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, referiu-se à comemoração do centenário como “um dia de reflexão e de partilha de ideias para podermos relembrar todo o caminho percorrido e todo o caminho que queremos continuar a construir para o progresso desta freguesia e das suas instituições, contribuindo, assim, para o bem-estar e qualidade de vida dos seus habitantes”.
O autarca felicitou a Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda pelo “trabalho que tem desenvolvido e proximidade à população”, dando nota de alguns projetos que a câmara municipal, em parceria com a junta de freguesia, tem desenvolvido ao longo dos anos, como sejam a “reabilitação de caminhos agrícolas e caminhos municipais; a construção do tão esperado parque de lazer; a aposta na fixação dos jovens no concelho; a reabilitação de habitação degradada e o apoio às instituições culturais e desportivas da freguesia”.
Ainda no que concerne à colaboração com a junta de freguesia, o presidente da edilidade referiu estar “empenhado em trabalhar e colaborar com a junta e com todos aqueles que são os agentes culturais, associativos e empresariais da freguesia, de forma a continuar o excelente trabalho que tem vindo a ser realizado na divulgação da freguesia e no seu desenvolvimento”.
António Miguel Soares deixou igualmente uma palavra aos emigrantes da Lomba da Fazenda que “investiram na sua terra e que sonham um dia voltar”, felicitando-os pela “coragem e trabalho desenvolvido”.

A Câmara Municipal do Nordeste volta a realizar a matiné e o baile de Carnaval, no sábado, 1 de março, na vila, em tenda montada para o efeito.
Os festejos dividem-se em dois momentos, sendo um direcionado para as crianças, a partir das 15h00, com zona para carinhos a pedais, pula-pulas, pinturas faciais e malassadas.
O outro momento, que por tradição também se realiza no sábado, é o baile de Carnaval, a partir das 23h00, este ano com a Banda 8 e o DJ Maçaroca a animar o serão.
São disponibilizados pelo município alguns pontos de apoio no recinto para as pessoas que queiram levar farnel.
A entrada para os dois momentos de comemoração do Carnaval é gratuita considerando que a oferta do município é sobretudo direcionada para o concelho, embora aberta a quem pretenda passar o fim-de-semana de Carnaval no Nordeste.