Log in

Unidade de Saúde da Ilha Terceira recebe 17 viaturas num investimento de 816 mil euros

Financiado pelo PRR, o investimento visa reforçar o apoio domiciliário na ilha Terceira. A tutela anuncia ainda a contratação de três médicos de família e aponta para um total de 360 profissionais na instituição

© SRSSS

A Unidade de Saúde de Ilha Terceira (USIT) vai passar a contar com 17 novas viaturas, num investimento de 816 mil euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A entrega dos veículos decorreu na Praia da Vitória, numa cerimónia que a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social apresentou como uma renovação integral da frota automóvel da instituição, alegando que uma atualização desta dimensão não ocorria há mais de duas décadas. Segundo a nota enviada à nossa redação pelo gabinete da secretária Mónica Seidi, o objetivo da medida é reforçar a segurança e as condições de trabalho dos profissionais nas deslocações diárias de apoio domiciliário e cuidados de proximidade na ilha.

Em declarações institucionais, a Secretária Regional, Mónica Seidi, afirmou que “a renovação integral da frota da Unidade de Saúde de Ilha Terceira representa um investimento essencial para garantir melhores condições de resposta à população e maior segurança aos profissionais de saúde”. A tutela anunciou também a intenção de contratar a breve prazo mais três Médicos de Medicina Geral e Familiar para a USIT, indicando que a taxa atual de cobertura de médico de família na ilha Terceira se fixa nos 95%.

Os dados fornecidos pelo Governo dos Açores apontam que a USIT encerrou o primeiro trimestre de 2026 com 360 profissionais integrados, o que representa um acréscimo de cerca de uma centena de trabalhadores em comparação com o ano de 2019. Entre 2021 e 2026, o orçamento global alocado àquela unidade de saúde totalizou 2,4 milhões de euros, divididos entre modernização tecnológica, equipamentos e capacidade operacional. Perante estes valores, Mónica Seidi defendeu a estratégia do executivo, sublinhando: “Estamos a investir em pessoas, infraestruturas e inovação para garantir um Serviço Regional de Saúde mais resiliente, mais próximo e mais preparado para responder às necessidades dos açorianos, do Corvo a Santa Maria”.

PJ dos Açores detém estrangeira com mais de dois quilos de heroína

© DIREITOS RESERVADOS

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, identificou e deteve, em flagrante delito, uma mulher com 23 anos, na posse de mais de dois quilos e seiscentas gramas de heroína.

Segundo comunicado enviado às redações pela PJ, a detenção ocorreu na sequência de uma operação policial desenvolvida na cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, sendo a droga apreendida suficiente para 26.724 dias de consumo médio individual.

A detida, de nacionalidade estrangeira e sem antecedentes criminais, será presente às autoridades judiciárias para aplicação das adequadas medidas de coação.

PAN/Açores denuncia nova morte de touro na ilha Terceira

© PAN/AÇORES

O PAN/Açores remeteu hoje, 21 de agosto, uma denúncia aos órgãos de polícia criminal devido à morte de mais um touro durante uma tourada à corda na freguesia da Agualva, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, no passado dia 18 de agosto, lê-se, em nota de imprensa do partido.

As imagens videográficas a que o PAN teve acesso, segundo o mesmo, “comprovam o sofrimento do animal, que cai inerte no chão, visivelmente desidratado e fatigado, não só, mas também em virtude das elevadas temperaturas que se faziam sentir e, que, aliás, têm assolado o arquipélago de forma generalizada nas últimas semanas”.

O partido acusa ainda, no mesmo comunicado, “que estes animais permanecem nas jaulas durante largas horas, muitas vezes expostos ao sol e calor, sem acesso a água ou alimento. Estas condições, entre si combinadas, apenas potenciam o sofrimento animal, torturando-os”.  

O PAN/Açores recorda que iniciativa legislativa para acabar com as touradas foi apresentada na legislatura passada, mas foi chumbada. No entanto, o partido continua a apelar à suspensão imediata destas práticas, “considerando o impacte negativo na saúde humana, visível nas inúmeras lesões e, inclusive, mortes registadas só este ano, sem prejuízo da salvaguarda do bem-estar dos touros, expostos à tortura em plena praça pública e cuja morte continua a passar incólume”. 

O partido recorda que a morte deste animal não constitui ato isolado, uma vez que, em 17 de agosto de 2023, uma corrida realizada também na freguesia da Agualva culminou na morte de quatro touros, na sequência das lesões causadas durante a realização da respetiva tourada à corda – situação que o PAN/Açores prontamente denunciou junto dos órgãos de polícia criminal, lê-se ainda, na mesma nota. 

O deputado e porta-voz regional do PAN, Pedro Neves, citado no comunicado, afirma que “a tauromaquia constitui uma prática que perpetua a crueldade e o espetáculo da dor e deve ser reavaliada à luz dos princípios éticos e da compaixão pela causa animal, que grande parte da sociedade açoriana preconiza. A morte deste touro é um trágico lembrete da violência inerente a estas festividades, que ignoram o sofrimento das pessoas e animais envolvidos. Quando vamos parar este ciclo de violência?” levanta a questão Pedro Neves.