
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu, na ilha do Faial, o Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Xanana Gusmão, no âmbito da sua deslocação a Portugal.
De acordo com nota de imprensa enviada às redações, ambos os líderes discutiram a possibilidade de reforçar as relações bilaterais entre os Açores e Timor-Leste.
Segundo o líder do executivo açoriano, há a intenção de preparar um protocolo entre Timor-Leste e Portugal, através dos Açores, para “desenvolver parcerias em várias áreas, com destaque para a economia do mar e a investigação científica liderada pela Universidade dos Açores”.
“Esta colaboração permitirá uma relação transatlântica entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, onde Timor-Leste poderá emergir como líder com o apoio dos Açores”, disse José Manuel Boleiro.
O presidente do Governo regional enalteceu ainda a importância histórica de Xanana Gusmão, referindo-o como “um exemplo de resiliência” num “projeto de paz”, e destacando a sua relevância no panorama mundial.
“Quando juntamos as nossas forças engrandecemos a nossa capacidade”,...
Artigo exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 0.5€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.
Já é Assinante? Faça login e continue a ler
Por apenas 0.5€ poderá continuar a ler este artigo.