
Os deputados dos Açores à Assembleia Constituinte vão estar no centro de uma sessão evocativa que assinala os 50 anos da Constituição da República Portuguesa, a realizar nesta sexta-feira, 10 de abril, pelas 18h00, no Coro Alto do Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
A iniciativa reúne quatro protagonistas diretos do processo constituinte, Américo Natalino Viveiros, Jaime Gama, João Bosco Mota Amaral e Rúben Raposo, que vão partilhar testemunhos sobre o trabalho desenvolvido há cinco décadas na elaboração da Lei Fundamental, com particular destaque para o contributo açoriano para a consagração da autonomia regional.
Moderada por José Lopes de Araújo, a sessão proporcionará uma reflexão sobre o contexto político da época, os desafios enfrentados durante os trabalhos da 8.ª comissão da Assembleia Constituinte e as posições assumidas pelos representantes dos Açores num momento decisivo para o reconhecimento constitucional da autonomia dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
O evento contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e do presidente do Governo...
Artigo exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 0.5€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.
Já é Assinante? Faça login e continue a ler
Por apenas 0.5€ poderá continuar a ler este artigo.