
A sexta edição do Trail Run Real Priolo terá lugar no dia 18 de abril, no concelho do Nordeste, contando com quase 1100 atletas inscritos. A adesão superou as expetativas iniciais, o que obrigou a organização a não aceitar mais inscrições sensivelmente um mês antes do inicialmente previsto.
Na apresentação oficial do evento, que teve lugar no jardim da ribeira do Guilherme, o vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, apontou os três objetivos do município com a realização do Trail Run Real Priolo, nomeadamente, a promoção turística do concelho do Nordeste; proporcionar atividade desportiva para todos e contribuir para causas sociais, este ano, com a inclusão da Associação Run For Vasco.
O vereador com o pelouro do desporto salientou o papel fundamental do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste como parceiro do município na organização da prova, e ainda os parceiros Juventude Ilha Verde e Associação de Atletismo de São Miguel.
A Associação de Atletismo de São Miguel associa-se novamente ao Real Priolo como parceira tendo o representante da mesma, Rui Durão, elevado o Real Priolo a evento de nível regional que leva os Açores além-fronteiras e, por essa razão, merece o reconhecimento das entidades públicas regionais.
Hélder Camarinha, coordenador do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, como organizador do Trail Run Real Priolo, referiu o crescimento da prova que se iniciou com quatrocentos participantes e que, rapidamente, superou os mil inscritos, resultado do potencial do Nordeste para o desporto de natureza, sublinhando o facto de a maior altitude da ilha estar neste concelho, o Pico da Vara, o que proporciona vários percursos em altitude.
O lado solidário da prova também não foi esquecido, sendo que este ano o valor será canalizado (1,00€ por inscrição) para a Associação de Estudantes e Associação de Pais da EBS do Nordeste por serem parceiros importantes do evento, assim como, a Associação Run For Vasco que ao associar-se ao Real Priolo reverterá a colaboração dos participantes para a Associação Amizade 2000 até ao valor de 500,00€.

Está patente na Sala de Exposições do concelho do Nordeste a exposição “Heráldica Nordestense – Origens e significados”, organizada pelo município, mostra que incide sobre a origem e o significado da heráldica do concelho, incluindo as diferentes freguesias que o compõem.
Encontram-se, assim, expostos os brasões das nove freguesias e o brasão do município do Nordeste. Ao longo da exposição é possível interpretar os significados dos símbolos que compõem o brasão de cada freguesia e a sua relação com a localidade e com o concelho.
A cerimónia de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, Marco Mourão, bem como dos autarcas e membros dos respetivos executivos a representar a sua freguesia, e de outras entidades locais que se fizeram representar.
A exposição poderá ser visitada até 8 de maio de segunda a sexta-feira, no horário de expediente, incluindo hora de almoço.

Está patente na Sala de Exposições do município do Nordeste a exposição relativa à origem e significado da heráldica do concelho.
Na exposição encontram-se expostos os brasões das nove freguesias e o brasão do concelho do Nordeste. A paisagem mais montanhosa, a ruralidade, a devoção religiosa, o mar, as ribeiras, os vales e os miradouros são alguns dos símbolos mais presentes e que representam as características mais evidentes de cada lugar.
A abertura da mostra foi presidida pelo vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, na presença dos autarcas e membros dos respetivos executivos a representar a sua freguesia, bem como outras entidades locais.
Ao longo da exposição é possível interpretar os significados dos símbolos que compõem o brasão de cada freguesia e a sua relação com a localidade e com o concelho.

O município do Nordeste assinalou o Dia Internacional da Mulher com a realização de uma caminhada pelo trilho do Forno da Cal. Apesar das condições atmosféricas não serem as melhores, cerca de metade das pessoas inicialmente inscritas compareceram à chamada.
Foram cumpridos os cerca de 4,5 quilómetros de distância do trilho em aproximadamente duas horas, tendo a caminhada contado com alguns participantes da Associação RunforVasco e do Active Club. No final, foram oferecidos um lanche e uma flor a cada participante.
A vereadora com o pelouro de Ação Social, Sara Sousa, integrou a caminhada através da qual pretendeu-se assinalar a efeméride através do exercício físico e do lazer como práticas importantes para a saúde da população em geral e dirigida em especial ao público feminino.
A Câmara Municipal do Nordeste também assinalou a data com as utentes do Cartão Municipal do Idoso distribuindo cerca de duzentas flores e uma mensagem por todas as utentes ao longo das freguesias do concelho.

A Lomba da Fazenda, localidade do concelho do Nordeste, está a celebrar o 101.º aniversário de elevação a freguesia e, para o efeito, a junta de freguesia preparou um conjunto de iniciativas tendentes ao assinalar da efeméride.
As comemorações iniciaram-se nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, com a realização da quarta edição do Festival de Sopas. No sábado, a partir das 19h00, terá lugar a sessão solene que englobará homenagem ao primeiro presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, Ernesto Machado Macedo Neves. No domingo, a partir das 18h00, terá lugar um momento musical pelo Quinteto de Clarinetes da Banda Militar dos Açores, aberto a toda a comunidade.
Através destas iniciativas, a Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, pretende “reforçar o espírito comunitário, valorizar as associações locais e dinamizar a cultura”, pode ler-se no comunicado partilhado pela autarquia local.

A exposição DESCOLA – Jovens Criadores, foi inaugurada na Casa João de Melo, na freguesia da Achadinha, concelho do Nordeste, permanecendo aberta ao público até finais do mês de março.
O vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, marcou presença na inauguração da exposição que resulta de um projeto itinerante da Associação Anda&Fala Bienal Walk&Talk, no qual participaram seis jovens da ilha de São Miguel desafiados a refletir através da arte sobre a importância de vivermos segundo lógicas de abundância.
Marco Mourão enalteceu a relevância do tema proposto aos jovens, o trabalho artístico que daí resultou e a importância que tem para a Casa João de Melo poder dar a conhecer jovens talentos.
Durante seis meses, os jovens exploraram a partir do seu quotidiano diferentes técnicas artísticas e desenvolveram projetos com o acompanhamento de André Laranjinha e de uma equipa da Bienal Walk&Talk, tendo os trabalhos sido apresentados ao público em 2025 no âmbito do festival.

Está patente na Sala de Exposições do Nordeste a exposição de pintura “Pinceladas da Natureza”, mostra que apresenta o trabalho realizado pelos onze formandos que ao longo do ano de 2025 participaram em mais uma edição do curso de pintura ministrado pela professora Sílvia Preto.
Presente na inauguração em representação da Câmara Municipal do Nordeste esteve a vereadora Sara Sousa. O curso de pintura, recorde-se, foi lançado pelo município no ano de 2019, em resposta ao interesse demonstrado por um grupo de pessoas em situação de aposentação que viram nesta atividade artística uma forma útil de ocupar o tempo livre.
O município acolheu a proposta e abriu-a a todos os interessados do concelho com vontade de experimentar ou de aperfeiçoar esta arte plástica, convidando para dar o curso a professora da disciplina de EVT da Escola Básica e Secundária do Nordeste, Sílvia Preto.
Desde a primeira edição que a adesão tem sido muito positiva, tendo o curso sofrido uma interrupção entre 2020 e 2021 devido à pandemia, sendo retomado em 2022.
A exposição poderá ser visitada até 27 de fevereiro, estando aberta para visitas também à hora de almoço, entre as 12h30 e as 13h30, para quem não tenha oportunidade de passar pela sala de exposições noutro horário.

A Ouvidoria do Nordeste está a ultimar os preparativos para acolher, pela primeira vez, o Retiro Anual dos Romeiros da ilha de São Miguel, um acontecimento de grande significado para as comunidades locais que terá lugar no próximo dia 25 de janeiro. O encontro, que servirá de preparação espiritual para as tradicionais romarias quaresmais, foi detalhado numa reunião preparatória na antiga escola da Feteira Pequena, onde David Feijó, mestre do rancho dos Romeiros da Vila do Nordeste e Pedreira, destacou que, embora o retiro decorra na vila, “o acolhimento deve ser assumido por toda a Ouvidoria, envolvendo todos os seus ranchos”, evidenciando a forte comunhão e o entusiasmo das paróquias envolvidas nesta organização inédita.
O assistente espiritual dos Romeiros do Nordeste, padre Jorge Sousa, apelou a uma profunda abertura à ação do Espírito Santo e convidou cada irmão a refletir sobre o sentido do Batismo ao longo de todo o ano. Segundo o sacerdote, “o Romeiro é um batizado vocacionado para a Igreja e para o serviço”, defendendo que a experiência da Romaria deve obrigatoriamente despertar a consciência de uma vida de missão cristã em estreita ligação aos sacramentos, com particular destaque para a Eucaristia. Durante os trabalhos do retiro, será apresentado um subsídio espiritual inédito com oito reflexões centradas na “Esperança Cristã que brota do Batismo”, material que acompanhará os romeiros durante os oito dias de caminhada e que será posteriormente disponibilizado no site oficial do movimento.
O programa do dia 25 de janeiro terá início às 8h30 com a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de São Jorge, presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, que acompanhará todo o desenrolar do evento. Após a cerimónia, os participantes seguirão em caminhada em formatura de rancho até ao Centro Cultural Municipal, num momento de oração conduzido pelo mestre David Feijó.
A manhã prosseguirá com diversos painéis de reflexão, contando com a participação do Ouvidor do Nordeste, padre Agostinho Lima, do presidente da Comissão Administrativa, Rui Carvalho e Melo, do autarca António Miguel Soares e da diretora do Serviço Diocesano da Comunicação, Carmo Rodeia, que abordará a amizade e a fraternidade como frutos do compromisso batismal na construção de uma sociedade mais fraterna.
O encontro, que encerra com uma análise sobre o passado e o presente das romarias pelo mestre Norberto Leite, serve de antecâmara para a saída dos primeiros ranchos para a estrada a 21 de fevereiro, cumprindo-se uma tradição que este ano termina na Quinta-feira Santa, a 2 de abril.

Os deputados municipais do município do Nordeste aprovaram, por maioria, a proposta de orçamento para 2026. O documento, que apresenta uma receita de 11,3 milhões de euros, mereceu os votos favoráveis dos eleitos pelo PSD (18) e do CHEGA (1) e abstenções do PS (3) e do CHEGA (1).
Na apresentação do Plano e Orçamento, o presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, referiu que o documento foi elaborado de acordo com as receitas previstas respeitando o princípio do equilíbrio orçamental.
Estão previstos investimentos em vários domínios fundamentais, como sejam a educação, infraestruturas, ação social, ambiente, turismo e modernização digital dos serviços administrativos.
A maior fatia do orçamento está canalizada para a habitação, com aproveitamento de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, não descurando o apoio social às famílias nordestenses através da manutenção dos apoios financeiros para a habitação, requalificação do parque habitacional social e da dinamização dos programas ocupacionais e de estágios.
António Miguel Soares referiu, também, a construção de algumas infraestruturas que se revestem de grande importância para o concelho e a continuidade do cumprimento das metas definidas pelo FAM – Fundo de Apoio Municipal. Os projetos previstos realizar no próximo ano contarão com financiamento proveniente de fundos comunitários e de fundos próprios do município.
Entre as prioridades está a habitação, na qual o município pretende adquirir e construir habitação social com apoio do PRR num montante que ronda um milhão de euros.
A autarquia também pretende investir cerca de um milhão de euros no desporto e lazer, com ênfase para a construção de um pavilhão desportivo na vila. Valor semelhante consta dos contratos-programa com as juntas de freguesia para manutenção de arruamentos agrícolas e rurais.

A Câmara Municipal do Nordeste volta a apostar num programa de passagem de ano para os nordestenses e que ao mesmo tempo contribua para o setor do turismo, em especial para os serviços de alojamento, restauração e similares.
De acordo com nota de imprensa enviada às redações, a aposta visa voltar a proporcionar, gratuitamente, a quem opte por passar o final de ano no Nordeste, o “maior bolo-rei dos Açores” e espumante, assim como, no espetáculo de fogo de artificio e numa banda que animará a Praça da República a partir das 23h00.
A animação deste ano estará a cargo da banda Blackout prolongando-se o serão com o DJ Amorim.
O município do Nordeste refere, em comunicado, que tem apostado num programa de natal que preencha todo o mês de dezembro, tendo proporcionando para o efeito animação variada no centro histórico da sede do concelho durante as sextas-feiras que antecedem o dia 24 de dezembro.
Na primeira sexta-feira de dezembro a autarquia inaugurou a iluminação de Natal da sede do concelho, coincidido, como vem acontecendo nos últimos anos, com a saída do Epic Azores percurso dos 100km, evento que atrai muito público à Praça da República para assistir ao arranque da prova.
Na sexta-feira de 12 de dezembro houve feirinha de doces, através da participação de várias instituições do concelho e de alguns particulares, e animação para as crianças.
A última sexta-feira do mês, 20 de dezembro, foi preenchida com um concerto de natal na Matriz de São Jorge promovido e executado pelas filarmónicas Eco Edificante da Vila do Nordeste e Marcial Troféu.