Log in

53 pessoas com covid-19 testadas no continente não viajaram para os Açores

FOTO DR
pubpubpub

Os testes de despiste realizados no âmbito de convenção do Governo dos Açores com vários laboratórios do continente e da Madeira identificaram 53 casos positivos de covid-19 território, evitando que viajassem para os Açores. A informação foi avançada pela Secretária Regional da Saúde no parlamento regional. 

Teresa Machado Luciano, que participava num debate sobre o Serviço Regional de Saúde, salientou que a testagem tem sido a “pedra basilar da estratégia regional de prevenção e contenção da COVID-19”, tendo já sido realizados mais de 115 mil testes nos laboratórios da Região e 30 mil análises ao abrigo da convenção estabelecida com laboratórios privados.

Trata-se de um rácio de 600 testes por cada mil residentes, quase o dobro da Região Autónoma da Madeira e perto do triplo de Portugal continental, segundo a governante.

A Secretária Regional afirmou ainda que, apesar da intensa procura nos mercados globais, “foi garantida a aquisição e a manutenção de reservas de equipamentos de proteção individual”, para salvaguardar profissionais e utentes, num “horizonte de oito meses”.

“Estamos mais preparados, não só tecnicamente, mas também em equipamentos médicos, de proteção individual e em instalações”, assegurou Teresa Machado Luciano, salientando que existem 80 ventiladores e 26 quartos de pressão negativa na Região, sendo 13 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, e três no Hospital da Horta.

DL/SRS

avatar-custom

Diário da LagoaNotícias que contam

Os leitores são a força do jornalismo livre.

Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem