Recentemente constituída, na sequência das recentes eleições para os órgãos sociais da Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria/ Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), a Comissão Especializada do Turismo (CET) teve a sua primeira reunião no dia 18 de maio.
Segundo um comunicado enviado à nossa redação, a CET da CCIPD tem por objetivo acompanhar e propor medidas para defender os interesses dos Associados ligados à área do turismo, que exercem a sua atividade nas Ilhas de São Miguel e Santa Maria, sem prejuízo de também proceder à avaliação do enquadramento regional das políticas do turismo.
Dando continuidade ao trabalho da anterior comissão, a CET da CCIPD procedeu à análise de vários assuntos, nomeadamente da formação, verificando a continuação dos problemas na área da formação. “Continua a faltar formação geral e específica para algumas atividades como um dos principais constrangimentos para o desenvolvimento do setor”, referiu o mesmo comunicado.
Outro tema analisado foi a segurança, sendo que foi considerado necessário melhorar a segurança face aos assaltos a carros de aluguer, roubos e ataques ou ameaças corporais a Turistas, especialmente nos maiores centros populacionais.
A CET considerou indispensável haver um aumento da fiscalização e da melhoria da legislação, incluindo a revisão das exigências legais para o exercício da atividade, como os métodos mais eficazes de travar o aumento de casos de ilegalidade.
Por outro lado, a CET decidiu realizar uma nova reunião para dar continuidade ao trabalho de concertação, diálogo, partilha de informações para melhorar os serviços prestados na área do turismo.
Finalmente, outro tema debatido foi a “imagem do destino” que apesar dos esforços de diversas entidades, designadamente na área social, continuam a verificar-se a existência de indivíduos, cujas atitudes e comportamentos são pouco desejáveis a todos os níveis, mas também muito prejudiciais para a imagem do Destino Açores.
DL/CCIPD
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta