Foram cerca de duzentos voluntários que estiveram envolvidos na limpeza da orla costeira e subaquática que decorreu na manhã deste sábado, dia 18 de junho, na Cidade de Lagoa.
Os voluntários, ligados a várias instituições e associações, espalharam-se um pouco por toda a orla costeira das freguesias de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Cruz para proceder à sua limpeza. No mar, alguns voluntários, auxiliados pela polícia marítima, procederam à limpeza subaquática.
A registar há o facto de, ao contrário de anos anteriores, a quantidade de lixo recolhido ter sido bastante inferior.
Segundo a presidente da da Câmara Municipal de Lagoa trata-se de uma iniciativa que pretende, acima de tudo, chamar a atenção para a necessidade de manter a orla costeira limpa, de cada vez ser menos recorrente os atentados ambientais que eram visíveis.
Quanto a uma recolhe menor de resíduos, a autarca acredita que resulta duma série de ações que têm sido levadas a cabo por várias entidades e que acabaram por ter um resultado e efeitos práticos.
Cristina Calisto Decq Mota realça a ação que acaba por mobilizar a comunidade, em que participam um conjunto de parceiros de vários índoles, desde o cultural, desportivo assim como ligados à área social, e que nesta ação de unem em prol do bem comum.
Com a participação de cerca de 200 voluntários, na sua maioria jovens, “acaba por ser importante, uma vez que é sinal que estas pessoas vão percebendo, desde tenra idade, a importância que cabe a todos nós que o futuro é sustentável, que o ambiente deve ser preservado até para a qualidade de vida das futuras gerações”.
DL
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta