Log in

Apoios às filarmónicas dos Açores ascendem a meio milhão de euros

pubpubpub

As filarmónicas dos Açores já obtiveram, desde 2017, mais de meio milhão de euros em apoios, através dos programas do Governo na área da cultura, revelou, em S. Jorge, o Secretário Regional da Educação e Cultura, acrescentando que estes apoios significam “tão só o reconhecimento da relevância cultural das filarmónicas”.

Para o Secretário Regional, as bandas musicais dos Açores, em número superior a uma centena, assumem-se hoje, como no passado, como “autênticas academias de formação da juventude”, pelo que importa garantir o futuro destas instituições.

Esta garantia depende de “uma contínua capacidade de inovação”, que leve a uma “renovação permanente”, de modo a que as instituições “respondam sempre às novas necessidades” sociais  de cultura, lazer e recreio das populações, acrescentou.

Para Avelino Meneses, o sucesso das bandas musicais dos Açores depende, agora e no futuro, tal como no passado, “da capacidade empreendedora das nossas gentes”.

“Só assim teremos a garantia da existência de uma harmonia perfeita entre os trajetos das sociedades filarmónicas e das comunidades envolvidas”, frisou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional salientou a política de apoios do Governo a este setor da cultura, que está regulada pelo RJAAC – Regime de Apoio às Atividades Culturais e pelo SOREFIL, Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas da Região Autónoma dos Açores.

Registe-se que os apoios regionais nesta área assumem diversas modalidades.

DL/Gacs

avatar-custom

Diário da LagoaNotícias que contam

Os leitores são a força do jornalismo livre.

Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image