O Conselho Municipal de Economia Social da Ribeira Grande reuniu pela primeira vez no Teatro Ribeiragrandense, dando corpo a mais uma iniciativa da autarquia que tem por objetivo maior a “troca de experiências e a concertação de estratégias em comum para o concelho no que diz respeito à economia social”, explicou Alexandre Gaudêncio.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande presidiu à abertura da primeira reunião do Conselho Municipal de Economia Social, órgão de “consulta, concertação e estudo no domínio das políticas económico-sociais do município que dará o seu contributo ao nível do estudo, análise, discussão e aprovação de programas, projetos ou acções voltadas para o desenvolvimento da economia social”, acrescentou o edil.
O Conselho Municipal de Economia Social da Ribeira Grande inclui diversos parceiros sociais instalados no concelho, desde instituições de solidariedade social, misericórdias, associações de desenvolvimento local e regional, cooperativas ou fundações, bem como empresas sociais e entidades voluntárias não lucrativas.
A criação deste órgão é uma novidade na Ribeira Grande e visa, sobretudo, “dar continuidade aos objetivos de desenvolvimento equitativo, equilibrado e sustentável do concelho, quer a nível humano como económico”, referiu o presidente da autarquia.
Alexandre Gaudêncio entende que o Conselho Municipal de Economia Social poderá ser uma “mais-valia para o concelho na medida em que este é dotado de um número assinalável de instituições, algumas das quais históricas, cujo enquadramento estatutário e regulamentar enquadra-se com a criação deste novo órgão.”
A economia social alia rentabilidade e solidariedade e desempenha um papel essencial na economia, seja através da criação de emprego, seja por via do reforço da coesão social e económica. É geradora de capital social, promove a cidadania ativa, a solidariedade e um tipo de economia com valores democráticos que coloca as pessoas em primeiro lugar, para além de apoiar o desenvolvimento sustentável e a inovação social, ambiental e tecnológica.
DL/CMRG
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply