
A cidade da Lagoa voltou a receber o Torneio da Juventude em xadrez no passado sábado, 15 de abril, após um interregno de três anos. A quinta e última jornada do Torneio da Juventude teve como palco o convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, num evento que contou com cerca de meia centena de atletas.
A quinta jornada do Torneio da Juventude iniciou-se pelas 14h30, num total de quatro rondas em sistema suíço, com partidas de 15 minutos, com um acréscimo de cinco segundos por cada lance por jogado.
A organização esteve a cargo da Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores (AXRAA) e contou com o apoio da câmara da Lagoa. De acordo com nota de imprensa enviada pela autarquia lagoense, o vereador da área do desporto da câmara municipal, Nelson Santos, salienta que o regresso da iniciativa ao convento de Santo António foi “um motivo de congratulação e apenas possível pelo dinamismo da direção da AXRAA que, em parceria com a câmara municipal de Lagoa, proporciona este momento de aproximação da modalidade de xadrez à comunidade, dinamizando-a num dos locais mais emblemáticos do concelho.”
Os Açores são a região do país com mais atletas federados, por habitante, na modalidade. Em 2022, a AXRAA contou com um total de 208 atletas filiados, na sua grande maioria jovens.
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply