
O Governo dos Açores determinou o prolongamento dos cordões sanitários entre todos os concelhos da ilha de São Miguel até ao dia 1 de maio.
A decisão foi anunciada esta tarde, 16 de abril, pelo Presidente do Executivo regional. Vasco Cordeiro anunciou que “o Governo solicitou à Coordenadora de Saúde Pública dos Açores e à Autoridade de Saúde Regional o seu parecer” sobre o prolongamento. Ambas as autoridades deram luz verde com base nos seguintes argumentos:
Segundo Vasco Cordeiro, “mantêm-se, também, todas as interdições já decretadas ao abrigo da Resolução do Conselho de Governo que decretou pela primeira vez as cercas sanitárias. Prevê-se, neste novo período, as mesmas exceções de circulação já contempladas na anterior Resolução sobre este assunto.
Mantêm-se os documentos e declarações que comprovam as exceções à circulação e sua validade por este novo período, desde logo as emitidas pelas entidades patronais e outras.
O Presidente do executivo açoriano alerta que “o facto de, para já, ter sido possível conter uma transmissão generalizada de COVID-19 não é motivo para descurar ou ter menor empenho nos cuidados que, cada um de nós individualmente, deve continuar a ter, sob pena de, apesar desta decisão de que hoje vos dou conta, se deitar por terra todo o esforço e todos os sacrifícios feitos por todos nestas últimas semanas”.
No discurso, feito a partir do Palácio de Santana, Vasco Cordeiro agradeceu o esforço de todos os profissionais envolvidos no combate à Covid-19, desde nas áreas da saúde, Administração local e Proteção Civil.
DL
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply