Log in

Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora “cumpriu os objetivos”

Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora “cumpriu os objetivos”

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em São Jorge, o sucesso do ‘Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora Açoriana: Desafios Atuais e Futuros’, salientando que esta iniciativa cumpriu integralmente o seu objetivo ao “proporcionar um contacto privilegiado com a atual realidade arquipelágica açoriana e com as suas potencialidades”.

Segundo o executivo regional, Paulo Teves, que falava terça-feira, dia 26 de abril, no encerramento deste encontro, que decorreu nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge com a participação de 36 órgãos de comunicação social da diáspora açoriana, frisou que foi possível “dar a conhecer a diversidade através da vivência dos Açores de hoje, paralelamente à partilha de experiências de cada um na sua sociedade de abrangência”.

Os participantes debateram e partilharam variados temas, em painéis como ‘A Diáspora e os Media’, ‘O Valor do Mar dos Açores’, ‘O Destino Açores’, ‘O Governo Regional e as Relações Externas: Comunidades, Cooperação e Europa’, ‘Políticas Ambientais nos Açores’, ‘A Promoção da Cultura nos Açores’, ‘Políticas de Juventude nos Açores’ e ‘Oportunidades de Investimento nos Açores’.

Na intervenção que proferiu na sessão de encerramento, Paulo Teves salientou a importância dos órgãos de comunicação social enquanto “veículos essenciais de defesa da Região e de afirmação do Povo Açoriano”, reforçando que “é necessário ter sempre a consciência de que a diáspora congrega milhares de descendentes que, não tendo nascido nos Açores, partilham e comungam da nossa identidade e desejam honrar o trabalho desenvolvido por gerações e gerações que os antecederam”.

O Diretor Regional elogiou o trabalho desenvolvido por todos os representantes dos órgãos de comunicação social presentes, salientando que lhes compete agora “desenvolver e promover” nas suas comunidades o resultado das reflexões feitas neste encontro, por forma a “valorizar a nossa língua e cultura e prestigiar a portugalidade na sua vertente atlântica, a Açorianidade.”

“Esta vossa missão, desempenhada maioritariamente de modo voluntário, contribuiu para a coesão da nossa diáspora, para o fortalecimento das nossas relações e para a própria valorização do Povo Açoriano emigrado”, frisou Paulo Teves.

DL/Gacs

avatar-custom

Diário da LagoaNotícias que contam

Os leitores são a força do jornalismo livre.

Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem