
O bem-estar dos munícipes no concelho da Lagoa, ilha de São Miguel, volta a estar no centro da agenda política com a organização da Semana da Saúde. A iniciativa da câmara da Lagoa, que decorre entre os dias 6 e 11 de abril de 2026, aposta numa estratégia de proximidade para sensibilizar a população para a importância do exercício físico e da prevenção da doença.
Segundo Graça Costa, vereadora com o pelouro da Ação Social e da Saúde, o evento pretende “incentivar a adesão a rastreios preventivos e reforçar a literacia em saúde, contribuindo para uma comunidade mais informada, ativa e consciente”. Para viabilizar um programa abrangente, a autarquia estabeleceu parcerias com diversas entidades.
O arranque oficial acontece a 6 de abril com a reunião do Conselho Municipal de Saúde. Nesse mesmo dia, o Largo de Nossa Senhora do Rosário transforma-se num centro de saúde ao ar livre, acolhendo diversos rastreios gratuitos entre as 13h00 e as 18h00. A componente desportiva ganha fôlego ao longo da semana com caminhadas organizadas pelos Centros de Marcha e Corrida da Lagoa e de Água de Pau (7 e 9 de abril), além de um Open Day com aulas de Step, natação e hidroginástica no dia 8 de abril.
O encerramento da semana, a 11 de abril, reserva um dia inteiro dedicado ao desporto em formato open day. Entre as 09h00 e as 18h00, os interessados poderão experimentar modalidades como padel, atividades náuticas e sessões de pickleball.

O Clube Operário Desportivo (COD), na cidade da Lagoa, ilha de São Miguel, deu início ao processo para a eleição dos seus novos corpos diretivos. Segundo um comunicado emitido pela Mesa da Assembleia Geral da instituição sediada na mais jovem cidade açoriana, os sócios interessados podem apresentar as suas listas de candidatura até ao próximo dia 30 de abril.
As propostas devem ser entregues formalmente na sede do clube, situada na Rua da Fábrica, ou diretamente ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, na Rua Dr. Botelho, no Rosário. Este ato eleitoral visa dar continuidade à gestão da histórica Instituição de Utilidade Pública, fundada em 1948, que permanece como uma das referências desportivas da Associação de Futebol de Ponta Delgada.
O culminar deste processo ocorrerá no dia 5 de maio, data em que será realizada a Assembleia Geral. A reunião magna dos sócios terá lugar pelas 20h30, nas instalações da sede do COD, para a definição do futuro elenco diretivo do clube.

O Município da Lagoa, na ilha de São Miguel, reafirmou o seu posicionamento de destaque no panorama desportivo nacional ao ser distinguido com o galardão de “Destino Desportivo do Ano”. O prémio, referente à categoria de municípios com uma população entre 10.001 e 25.000 residentes, foi entregue durante o VI Seminário – Município Amigo do Desporto. O evento reuniu especialistas e autarcas na ilha Terceira entre os dias 25 e 28 de março e, de acordo com nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal, a distinção premeia a consistência das políticas públicas locais na valorização do desporto de natureza e na afirmação do território como um destino de referência para o turismo ativo.
O galardão foi recebido em mãos pelo vice-presidente da Câmara da Lagoa, Nelson Santos, que destacou o impacto desta vitória para a estratégia de desenvolvimento do concelho. Conforme sublinhou o autarca, “esta distinção reconhece o trabalho estratégico que o município tem vindo a desenvolver na promoção da atividade física, na valorização do desporto e na afirmação do concelho como um destino de referência para a prática desportiva, particularmente no âmbito do desporto de natureza e do turismo ativo”.
Nelson Santos fez ainda questão de partilhar o mérito com o tecido associativo local, referindo que “este galardão representa também o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em articulação com clubes, associações e parceiros locais, na promoção do desporto e de estilos de vida saudáveis. É, ainda, uma confirmação do potencial do nosso território para acolher e dinamizar eventos desportivos, valorizando simultaneamente os nossos recursos naturais e contribuindo para o desenvolvimento do concelho”.
Com uma população de aproximadamente 15.000 habitantes, a Lagoa tem vindo a consolidar uma aposta na organização de eventos de diversas escalas aproveitando as infraestruturas existentes e o seu património natural. As condições naturais do concelho permitem uma oferta diversificada que vai desde o mergulho e atividades náuticas até ao trail running e caminhadas, sob o lema municipal “Desporto do Mar à Montanha”. Segundo a autarquia lagoense, esta identidade visual e estratégica simboliza a amplitude geográfica da Lagoa, que se estende desde a orla marítima até aos 947 metros de altitude no Pico da Barrosa, oferecendo um cenário privilegiado para o contacto direto com a natureza e a superação desportiva.

O Agrupamento de Escuteiros 1333 – Ribeira Chã, pertencente ao Corpo Nacional de Escutas, realizou entre os passados dias 13 e 15 de março uma intensa atividade de campo na localidade da Pedreira, no concelho do Nordeste. O evento centrou-se no reforço dos valores escutistas e na superação física, tendo como ponto alto uma caminhada que totalizou mais de 25 quilómetros percorridos.
O itinerário incluiu uma desafiante jornada noturna com destino à Ponta da Madrugada, passando sucessivamente pela freguesia de Água Retorta antes do regresso à base, na Pedreira. Todo o percurso contou com o acompanhamento e a comunicação direta da PSP da Vila do Nordeste, uma medida essencial que assegurou as condições de segurança necessárias para os jovens participantes durante o trajeto em via pública.
Ao longo do fim de semana, o programa não se limitou à vertente física, integrando diversas dinâmicas pedagógicas típicas do método escutista. Estas ações foram desenhadas para incentivar os elementos do agrupamento a ultrapassarem os seus limites individuais, promovendo simultaneamente a coesão do grupo e a reflexão sobre o bem comum. Após o esforço despendido nas serras do Nordeste, o grupo regressou à sua comunidade de origem, na Lagoa, culminando a atividade com a participação na missa dominical na freguesia da Ribeira Chã, no dia 15.
O sucesso desta iniciativa deveu-se a uma rede de cooperação institucional que envolveu o apoio da Câmara Municipal da Lagoa no transporte dos jovens, a cedência da sede por parte do Agrupamento da Pedreira do Nordeste, além da colaboração logística da Junta de Freguesia da Ribeira Chã e das autoridades policiais locais.

A Escola Básica Integrada (EBI) de Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo, viveu durante os últimos dias, uma intensa Semana Cultural que transformou a rotina dos seus alunos e professores. O encerramento oficial aconteceu esta sexta-feira, 27 de março, com uma simbólica romaria escolar.
Organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, a iniciativa levou cerca de 200 alunos, acompanhados por docentes e assistentes operacionais, numa caminhada de fé e tradição até à igreja de Nossa Senhora da Piedade, onde se celebrou uma eucaristia. Segundo a nota enviada pela direção da escola ao Diário da Lagoa, o evento terminou com um encontro familiar no Polivalente da Casa do Povo, reforçando os laços entre a escola e a freguesia através desta herança secular dos romeiros açorianos.

Ao longo de toda a semana, o estabelecimento de ensino foi palco de um vasto leque de atividades que cruzaram o saber tradicional com as novas tecnologias. No campo da literatura, os destaques foram para o “Chá com letras” — onde as avós de Ponta Garça partilharam histórias de tempos passados com os mais novos — e para a apresentação do livro “Aqui nasceu Ponta Garça”, de Renato Nunes. A escola soube também adaptar-se aos tempos modernos com o concurso Booktoker (via TikTok) e as Olimpíadas da Língua Portuguesa através da plataforma Kahoot. No plano ambiental e científico, os alunos hastearam a bandeira Eco-Escolas, participaram em observações de cetáceos com a Terra Azul e exploraram a robótica e a astronomia com o apoio do OASA e do Expolab.

O desporto e o futuro profissional dos jovens não foram esquecidos nesta edição. Os alunos puderam ainda visitar o Complexo Desportivo Pedro Pauleta, onde foram recebidos pelo próprio antigo internacional português, e participaram em sessões de manutenção física e dança.
A vertente do artesanato e da economia local também esteve presente com bancas de guloseimas de Páscoa, venda de plantas e trabalhos em tecido. A técnica tradicional da espadana foi um dos pontos altos da programação, com a realização de um atelier onde os alunos produziram flores a partir desta planta.
A Semana Cultural incluiu ainda a II Edição da Feira de Empregabilidade, Formação e Educação, que contou com uma mesa-redonda de antigos alunos e a participação de diversas escolas profissionais e forças de segurança (PSP e GNR), servindo de contacto direto entre a comunidade escolar de Ponta Garça e as opções de formação e carreira disponíveis na região.

A sexta edição do Trail Run Real Priolo terá lugar no dia 18 de abril, no concelho do Nordeste, contando com quase 1100 atletas inscritos. A adesão superou as expetativas iniciais, o que obrigou a organização a não aceitar mais inscrições sensivelmente um mês antes do inicialmente previsto.
Na apresentação oficial do evento, que teve lugar no jardim da ribeira do Guilherme, o vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, apontou os três objetivos do município com a realização do Trail Run Real Priolo, nomeadamente, a promoção turística do concelho do Nordeste; proporcionar atividade desportiva para todos e contribuir para causas sociais, este ano, com a inclusão da Associação Run For Vasco.
O vereador com o pelouro do desporto salientou o papel fundamental do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste como parceiro do município na organização da prova, e ainda os parceiros Juventude Ilha Verde e Associação de Atletismo de São Miguel.
A Associação de Atletismo de São Miguel associa-se novamente ao Real Priolo como parceira tendo o representante da mesma, Rui Durão, elevado o Real Priolo a evento de nível regional que leva os Açores além-fronteiras e, por essa razão, merece o reconhecimento das entidades públicas regionais.
Hélder Camarinha, coordenador do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, como organizador do Trail Run Real Priolo, referiu o crescimento da prova que se iniciou com quatrocentos participantes e que, rapidamente, superou os mil inscritos, resultado do potencial do Nordeste para o desporto de natureza, sublinhando o facto de a maior altitude da ilha estar neste concelho, o Pico da Vara, o que proporciona vários percursos em altitude.
O lado solidário da prova também não foi esquecido, sendo que este ano o valor será canalizado (1,00€ por inscrição) para a Associação de Estudantes e Associação de Pais da EBS do Nordeste por serem parceiros importantes do evento, assim como, a Associação Run For Vasco que ao associar-se ao Real Priolo reverterá a colaboração dos participantes para a Associação Amizade 2000 até ao valor de 500,00€.

A Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, vai ser um dos pontos centrais de apoio à Seleção Nacional durante o Campeonato do Mundo de 2026, ao aderir oficialmente ao projeto “Pintar Portugal”. Esta iniciativa, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), visa a criação de ‘fan zones’ em todo o território nacional, permitindo que os adeptos acompanhem a caminhada lusa no torneio que terá lugar no Canadá, México e EUA. O anúncio foi formalizado pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Jaime Vieira, após a sua participação num encontro em Lisboa que reuniu autarcas de todo o país a convite da estrutura máxima do futebol português.
Segundo a nota enviada pela autarquia ao Diário da Lagoa, o município compromete-se a transmitir não só os jogos da equipa das Quinas, mas também as grandes finais da competição, que decorre entre 11 de junho e 19 de julho. Para Jaime Vieira, estas áreas de lazer representam muito mais do que a mera visualização de desporto, sendo “espaços de convívio e partilha, onde a população poderá acompanhar os jogos da Seleção Nacional em ambiente festivo, promovendo o espírito de união e identidade coletiva”. O autarca aproveitou o momento para reforçar a visão estratégica do executivo, sublinhando o papel do desporto como uma ferramenta essencial de inclusão social e bem-estar para os ribeiragrandenses.
A participação no projeto serviu também para que a voz da região fosse ouvida junto das instâncias nacionais. Durante a sua intervenção no evento, o presidente da câmara lançou um desafio direto à Federação Portuguesa de Futebol para que esta intensifique a sua presença nas Regiões Autónomas. Jaime Vieira deixou um convite formal para que os órgãos da FPF se desloquem à Ribeira Grande, reforçando a importância de descentralizar as iniciativas da federação e aproximar os organismos nacionais da realidade desportiva dos Açores.

O PSD Lagoa deu um passo formal no sentido de transformar o panorama do associativismo desportivo no concelho, ao submeter à Câmara Municipal uma proposta de revisão do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios a Instituições Desportivas e Atletas Individuais. Segundo uma nota de imprensa enviada pela estrutura partidária ao Diário da Lagoa, o objetivo central desta iniciativa é a “modernização” de um documento que os social-democratas consideram estar desatualizado face às dinâmicas atuais.
Para o presidente do PSD Lagoa e vereador na autarquia, Rúben Cabral, a revisão é imperativa para tornar o regulamento “mais adequado às atuais realidades desportivas do concelho”, garantindo que nenhuma modalidade ou praticante fique desprotegido por falta de enquadramento legal.
A proposta foca-se, em grande medida, na inclusão de vertentes que têm ganho expressão na Lagoa, mas que carecem de suporte normativo claro. Rúben Cabral defende ser essencial “integrar novas formas de prática desportiva, como o desporto adaptado e o desporto informal, que ainda não se encontram suficientemente enquadrados no modelo vigente”. Para operacionalizar esta visão, os sociais democratas lagoenses propõe a divisão dos apoios em três tipologias distintas: modalidades com escalões de formação, modalidades de escalão sénior e atletas individuais. A estrutura sustenta que “cada uma destas áreas deve ter critérios próprios e grelhas de avaliação ajustadas à sua realidade, garantindo transparência, objetividade e equidade na atribuição dos apoios”, evitando assim um modelo de “tamanho único” que possa prejudicar especificidades de certas modalidades.
Outro ponto central da proposta prende-se com o reforço da identidade e do investimento local, com o PSD a defender que os apoios passem a ser “atribuídos exclusivamente a coletividades sediadas no concelho e a atletas nele residentes”. Para assegurar o rigor técnico desta transição, os social-democratas sugerem a criação de um grupo de trabalho participativo. Ao sublinhar a necessidade de um processo “justo e capaz de responder aos desafios atuais”, Rúben Cabral manifestou a total disponibilidade dos vereadores do PSD para colaborar de forma construtiva, esperando que a matéria integre já a próxima ordem de trabalhos do executivo municipal para que o desenvolvimento desportivo da Lagoa ganhe um novo fôlego regulamentar.

O concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, transformou-se, no fim de semana passado, no epicentro do desporto de natureza ao acolher a sexta edição do Povoação Trail. Segundo informou a organização do evento, a prova atraiu cerca de mil participantes que percorreram trilhos como o Pico dos Bodes, o Sanguinho e a zona do Cú de Judas. O grande destaque da prova rainha, o Trail Ultra de 50km, foi Miguel Arsénio, da equipa Fuga – Sporthg, que conquistou o lugar mais alto do pódio masculino, seguido por Dário Moitoso e Pedro Calisto. No setor feminino, a vitória sorriu a Anda Rodrigues, da Saca Trilhos Anadia, num pódio completado por Joana Esperanço e Ana Pereira. A competição, que se desenrolou entre o verde das pastagens e o azul do mar, reforçou o seu estatuto como uma das mais estruturadas de Portugal, aliando a exigência física à promoção do património natural e histórico da ilha de São Miguel.
A relevância desportiva do evento foi acentuada pela inclusão da distância de 30km na Taça de Portugal de Trail ATRP (época 2024/2025). Nesta categoria, Pedro Barros, da Runners do Demo, e Carolina Oliveira, da Saca Trilhos Anadia, foram os mais rápidos a cruzar a meta. Já no Trail Sprint, de 15 km, os louros foram para Rafael Pacheco e Constança Pelicano. Para além da vertente competitiva, o evento organizado pela HL Runners Club em parceria com a Câmara Municipal da Povoação incluiu uma caminhada de 9km com passagem pela rota dos antigos moinhos de água e pelo Museu do Trigo, na Lomba do Loução, valorizando a antiga atividade cerealífera que outrora sustentou a economia local.
Um dos momentos de maior carga emotiva da jornada foi a entrega do Troféu “António Amaral” a Marco Terra, que, num gesto de profundo fair-play e respeito, devolveu o galardão à esposa do falecido homenageado. António Amaral era uma figura querida na comunidade e membro ativo da organização, tendo perdido a vida no ano passado enquanto preparava os percursos para a prova. No que toca aos prémios, a autarquia povoacense assegurou a atribuição de valores monetários igualitários entre géneros, sendo que todos os participantes levaram para casa lembranças produzidas pelos alunos do Centro Pedagógico da Povoação e um kit de produtos locais, reforçando o impacto direto do evento na economia e nas instituições da terra. A festa terminou no Jardim Municipal da Vila, onde familiares e amigos receberam os atletas num ambiente de celebração e superação de limites.

O Pavilhão da Escola Secundária de Lagoa foi o palco da fase regional dos Açores do Campeonato Nacional de Karate, realizada no passado dia 28 de fevereiro. Destinada aos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, a competição incluiu ainda a vertente de ParaKarate, numa organização da Federação Nacional de Karate – Portugal, com o apoio da Associação Açoreana de Karate-do e Disciplinas Associadas e da Direção Regional do Desporto. Segundo a nota enviada à redação do Diário da Lagoa, o evento reuniu 181 atletas em representação de 15 clubes.
A edição deste ano ficou marcada pela estreia do ParaKarate em contexto regional, com a participação de Gustavo Moura (1.º lugar Juvenil Masculino) e Luciana Moura (1.º lugar Cadete Feminino), ambos do Clube de Karaté Shotokan da Povoação (CKSP). No plano coletivo, o Clube de Karate-do Shotokan de Angra do Heroísmo (CKSAH) foi o grande vencedor ao somar o maior número de títulos, com o atleta Henrique Silva (CKSAH) em evidência ao conquistar o ouro em Kata e Kumite.
Nas provas de Kata, em Juvenis Femininos, o pódio foi liderado por Carminho Laranjeira (1.º), seguida de Mariana Pires (2.º), Joana Castro (3.º) e Sofia Melo (3.º). Nos masculinos, Henrique Silva (1.º) venceu, com André Costa em 2.º, e Gabriel Vitorino e Gonçalo Almeida a dividirem o 3.º lugar. Nos escalões mais jovens, os títulos de campeão regional foram para Inês Oliveira (Infantil F), Miguel Silva (Infantil M), Clara Antunes (Iniciado F) e Mateus Pimentel (Iniciado M).
No Kumite (combate), os Juvenis Femininos disputaram várias categorias: em -45kg, Matilde Pacheco foi 1.º e Maria Franco 2.º; em -50kg, Mariana Pires venceu (1.º), seguida de Francisca Magalhães (2.º), com Petra Borges e Inês Cabral em 3.º; em -55kg, o ouro foi para Sofia Melo (1.º), a prata para Núria Peixoto (2.º) e os bronzes para Simone Resendes e Geovana Aquino (3.º); em +55kg, Maria Santos venceu (1.º), Maria Cruz foi 2.º, e Laura Magalhães e Dielin Ledea ficaram em 3.º lugar.

Nos Juvenis Masculinos em Kumite, os pódios ficaram assim definidos: em -40kg, Marcos Sousa (1.º), Baltasar Oliveira (2.º), Rafael Matos e Miguel Pacheco (3.º); em -45kg, Henrique Silva (1.º), André Ribeiro (2.º) e Dinis Gomes (3.º); em -50kg, Tiago Felêja (1.º), Rodrigo Oliveira (2.º) e Bernardo Costa (3.º); em -55kg, Gonçalo Almeida (1.º), André Costa (2.º), Isaac Almeida e Afonso Estevam (3.º); em -60kg, Santiago Cabral (1.º) e Francisco Miguel (2.º); e em +60kg, Martim Gabriel (1.º), Tomás Pacheco (2.º), Martim Pacheco e Severino Melo (3.º).
O evento reafirmou a vitalidade das artes marciais na região, servindo de apuramento para as fases nacionais.