“Neste momento e com esta sessão de apresentação, o que nós queremos dizer é que estamos também cá nos Açores e que estamos disponíveis para colaborar com os vários agentes que possam proporcionar inovação aqui na Região Autónoma. E que quer seja empresas, quer seja universidades ou outras entidades ligadas mesmo ao Governo Regional e que só com esta plataforma a funcionar e só com as sinergias que possam ser estabelecidas entre estes agentes é que podemos realmente vencer neste mundo da globalização e da competitividade acrescida. Só com inovação é que conseguimos responder a esses requisitos do mercado também”. As declarações são do coordenador da Fibrenamics, que falava ao Jornal Diário da Lagoa, no âmbito de uma sessão de apresentação desta entidade.
A Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho organizou esta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, uma sessão de apresentação da Fibrenamics Azores –Oportunidades de Inovação em Materiais e Produtos que decorreu no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, em Lagoa.
Esta sessão contou com o apoio do Governo dos Açores, da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Para o Coordenador da Fibrenamics, esta implementação, nos Açores, visa trazer inovação para a região, sendo que esta plataforma existe há já algum tempo no continente e a nível internacional.
Por outro lado, visa também a criação de inovação a partir de materiais a base de fibras e que tem levado a cabo inúmeros projetos neste domínio. Assim sendo, Raul Fangueiro, demonstrou que esse é o objetivo para os Açores: “é isso que queremos fazer cá, queremos trazer também o nosso conhecimento dessa plataforma mas sobretudo depois transformar o nosso conhecimento a partir das empresas também em produtos, que possam ser vendidos e que possam resolver também os problemas do dia a dia das pessoas e melhorar também a forma como elas vivem, portanto é esse o grande designo que nos temos aqui também”.
Sobre o local escolhido para a implantação desta empresa, o coordenador explicou que o Nonagon é o espaço por excelência, uma vez que este parque tecnológico pretende ele próprio ser um agente dinamizador da inovação.
“Isto porque, há varias entidades representadas e acho que há todo o interesse neste domínio, em criar as tais sinergias com estas entidades que operam noutras áreas de atividade mas que só havendo uma integração forte entre entidades de vários domínios conseguimos realmente criar inovação que seja interessante para o mercado”, afirmou Raul Fangueiro.
Para Raul Fangueiro, o objetivo desta sensação publica, para além de demonstrar a existência desta empresa nos Açores, também é para “ser o agente que vai ligar todas estas entidades, no sentido de procurar a inovação. O que esperamos é que daqui resultem já algumas ideias que possam ser levadas a cabo”.
DL
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta