O Regimento de Guarnição N.º 2 (RG2) celebra os seus vinte e quatro anos de existência no dia 21 de junho de 2017, data evocativa da Batalha da Vitória, que teve lugar em 21 de junho de 1813, em Espanha, durante a Guerra Peninsular e na qual participou o Batalhão de Caçadores N.º 11, sendo este o acontecimento histórico que assinala o dia da Unidade.
Recorda uma nota enviada à nossa redação, o Regimento de Guarnição N.º 2, sediado nos Arrifes, resultou da fusão, em 1993, do Regimento de Infantaria de Ponta Delgada, ali localizado, e do Grupo de Artilharia de Guarnição N.º 1, situado no Quartel de Belém, unidades militares do Exercito Português sucessoras das diversas unidades de infantaria e de artilharia que desde o seculo XVI foram sendo criadas e extintas na ilha de São Miguel.
As comemorações alusivas ao dia do Regimento de Guarnição N.º 2 compreendem a realização de um conjunto diversificado de atividades, nomeadamente de natureza militar, desportivo, social e cultural.
No dia 03 de junho decorreu no Pinhal da Paz, o “II Trail Running” e no dia 07 de junho, durante todo o dia, nas instalações do RG2, aconteceu uma atividade no âmbito cívico envolvendo a comunidade escolar dos Arrifes, ação de sensibilização para a “Prevenção Rodoviária” e “Proteção Ambiental”.
No dia 21 de junho de 2017, às 11H00, nas instalações do RG2, irá decorrer a Cerimónia Militar comemorativa do dia da Unidade, e pelas 18H00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, haverá várias palestras intituladas “Evocações do Centenário da I Guerra Mundial”
De 21 a 27 de junho de 2017, no Centro Comercial Parque Atlântico, estará patente uma exposição fotográfica intitulada, “Pedaços e Despedaços” e “Portugueses na Grande Guerra em África”.
DL/RG2
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire