Log in

Governo dos Açores disponibiliza 20 ME às câmaras municipais para reabilitação urbana

AMRAA-logo

O Governo dos Açores e a Associação de Municípios da Região celebraram um protocolo através do qual o Executivo disponibiliza 20 milhões de euros às autarquias para incremento da reabilitação urbana ao longo dos próximos 18 meses.

O Vice-Presidente, que assinou o documento em nome do Governo, afirmou que este “grande esforço” é concretizado “com regras claras, objetivas e transparentes”, permitindo às câmaras açorianas, “pela primeira vez no âmbito de um Quadro Comunitário de Apoio”, um tão vultuoso investimento em reabilitação urbana.

Sérgio Ávila frisou, no entanto, que “este financiamento que é agora protocolado assentou na exigência prévia de um devido planeamento”.

O Vice-Presidente salientou que “a disponibilização desta dotação vai exigir uma grande capacidade por parte dos municípios para executarem os investimentos previamente planeados”, dado que o tempo disponível “é curto”, mas que se pretende um “aproveitamento integral” dos fundos disponibilizados.

Sérgio Ávila sublinhou ainda que, estando “claramente definidas as regras claras de distribuição destes fundos por todos os municípios”, fica também prevista uma “redistribuição quando houver algum município que, por alguma razão, não tenha capacidade para os executar”.

Para o Vice-Presidente, a disponibilização de fundos agora protocolada corresponde à satisfação de uma aspiração dos municípios que foi tornada possível neste Quadro Comunitário de Apoio através de uma negociação bem sucedida com a Comissão Europeia.

DL/Gacs

avatar-custom

Diário da LagoaNotícias que contam

Os leitores são a força do jornalismo livre.

Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image