Log in

Lagoa realiza primeira Assembleia Municipal Jovem

© CM LAGOA
pubpubpub

O salão nobre do convento de Santo António, em Santa Cruz, foi o local escolhido para a realização da primeira Assembleia Municipal Jovem da Lagoa que decorreu no passado dia 24 de novembro, anunciou a autarquia da Lagoa.

A iniciativa da responsabilidade da Assembleia Municipal da Lagoa teve como objetivo promover uma participação de cidadania por parte dos jovens inseridos nas escolas do concelho.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal da Lagoa, Rodrigo Oliveira, enalteceu a iniciativa e garantiu que será dada continuidade à iniciativa.

Segundo a autarquia lagoense, durante o presente ano foram auscultados cerca de 250 jovens do sétimo e décimo anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino lagoenses, através de 14 sessões de preparação desenvolvidas pelo do gabinete de juventude da câmara municipal da Lagoa. A autarquia avança que ao longo dos próximos anos a iniciativa será alargada aos outros níveis de ensino para dar a oportunidade de participação a todos os jovens estudantes da Lagoa desde os 12 aos 18 anos, até 2024.

Nesta primeira edição, estiveram presentes 21 jovens, representando as turmas do sétimo e décimo ano da Escola Secundária de Lagoa, INETESE e Escola Básica e Integrada de Água de Pau. Para além dos jovens, estiveram ainda presentes cerca de 40 pessoas, entre pais, professores coordenadores e representantes dos conselhos executivos das escolas do concelho.

Em comunicado, a autarquia salienta que esta foi “uma oportunidade de debate de diversos temas que preocupam os jovens”. E explica que foram debatidos dois temas de cariz obrigatório, nomeadamente a questão das dependências, bem como as atividades e ocupação de tempos livres, tendo os restantes temas abordado questões relacionadas com o ambiente, saúde e transportes.

A Assembleia Municipal Jovem pretende dar espaço à reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens, “valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns”, realça a autarquia.

A Assembleia pretende também incentivar o diálogo entre os jovens e os membros da mesma, na procura das melhores soluções para as necessidades, tendo em conta os recursos disponíveis; contribuir para a educação cívica, permitindo aos jovens integrar as suas preocupações pessoais com o bem comum; desenvolver junto dos jovens atitudes, competências e práticas de participação no presente e para o futuro, a fim de compreenderem a complexidade dos problemas, contribuindo construtivamente para a sua resolução; para além de promover a cidadania ativa junto dos jovens.

avatar-custom

Diário da LagoaNotícias que contam

Os leitores são a força do jornalismo livre.

Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image