A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que o Governo dos Açores vai implementar um conjunto de medidas para promover a eficiência energética, alinhadas com a estratégia europeia e baseadas na racionalidade económica e no desenvolvimento sustentável do arquipélago.
Marta Guerreiro, que falava no encerramento do 1.º Encontro com a Eficiência Energética, salientou que “serão desenvolvidos mecanismos e sistemas de incentivo para o investimento no domínio da energia renovável e de práticas que conduzam a uma maior eficiência energética nos setores estratégicos da Região”.
Na sua intervenção, Marta Guerreiro assegurou que fazer dos Açores uma referência internacional, conferindo-lhe a classificação de região inovadora e energeticamente sustentável, é uma prioridade, que levará à utilização de forma eficiente da energia produzida a partir fontes renováveis, integrando-as de forma harmoniosa numa rede de postos de carregamento, gerida por uma plataforma inteligente que conecta os utilizadores, os operadores, os veículos e as infraestruturas.
A titular da pasta da Energia salientou que a realização destes encontros visa dar informação essencial aos cidadãos para um comportamento ativo que eleve a sustentabilidade dos Açores.
Este 1.º Encontro com a Eficiência Energética foi dedicado a temas como a indústria, a agricultura, a floresta e a pesca, estando previsto que os próximos abordem questões como a mobilidade elétrica, residencial, serviços, edifícios públicos e iluminação pública, com o objetivo de sensibilizar no domínio da eficiência energética e fomentar uma economia de baixo carbono nos Açores.
DL/Gacs
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire