Empresas, restauração, hotelaria e comércio são os novos públicos-alvo nos contatos a desenvolver pela MUSAMI até 2019. As entidades receberão um selo de boas práticas ambientais, como reconhecimento e prémio pelo esforço efetuado em nome do ambiente e da sustentabilidade, lê-se na revista valorizar.
A estratégia insere-se no plano de comunicação para os próximos anos, de modo a alargar a sensibilização a uma maior faixa da população da ilha de São Miguel, desde os mais novos aos adultos, promovendo em simultâneo formação e visitas de estudo ao Ecoparque.
No âmbito do Programa Parceiros, será lançado um de selo de certificação “Reciclamos!”, a atribuir junto da restauração, hotelaria e comércio, um símbolo de reconhecimento e de referência pelas boas práticas ambientais aplicadas nos respetivos estabelecimentos que serão contactados pela MUSAMI com apoio logístico das autarquias.
Numa primeira abordagem, os espaços serão convidados a aderir ao programa, sob carta de compromisso em que se responsabiliza pela separação efectiva dos resíduos da recolha selectiva. Uma equipa de sensibilização orientará os gestores dos estabelecimentos, procedendo a uma monitorização, culminando com a atribuição do selo como prémio e confirmação de que garante boas práticas ambientais.
As empresas que se associarem ao programa constarão entretanto de uma lista a afixar em cada uma das câmaras municipais que participam neste processo, como são os casos de Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste.
Para a manutenção do respetivo selo, os estabelecimentos terão de continuar a cumprir as regras, sendo sujeitos a fiscalização periódica por parte dos colaboradores da MUSAMI.
Aumentar a recolha seletiva é o grande objetivo de modo a atingir as metas de 2020. Será portanto um esforço a desenvolver para além da habitual faixa etária com a qual a MUSAMI tem vindo a trabalhar desde sempre, de forma a chegar a toda a população ativa de São Miguel por via da formação de quadros, despertando-os para a consciência ambiental e premiando os bons exemplos.
DL/MUSAMI
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire