O município da Ribeira Grande continua a evidenciar-se, pela positiva, no que à recolha seletiva de resíduos diz respeito, cotando-se como o segundo concelho da ilha de São Miguel que mais recicla, logo atrás de Ponta Delgada.
Segundo a autarquia, os dados estatísticos referentes ao primeiro trimestre de 2016, divulgados pela MUSAMI no boletim informativo janeiro/março 2016, dão conta um crescimento sustentado em comparação com o período homólogo de 2015.
Estes resultados comprovam o sucesso que as campanhas de sensibilização promovidas pela autarquia estão a ter e que se refletem em mais-valias ambientais, contribuindo de igual modo para que a Ribeira Grande possa atingir a meta europeia do Programa 2020 que impõe que cinquenta por cento dos resíduos urbanos sejam encaminhados para reciclagem.
Em termos comparativos entre o primeiro trimestre de 2015 e 2016, a recolha seletiva na Ribeira Grande aumentou 32,9 toneladas de recolha de papel, 32,7 toneladas de recolha de plástico e 147,1 toneladas de recolha de verdes. Somente no vidro registou-se um ligeiro decréscimo (menos 320 quilos) de um ano para o outro.
De salientar que a aposta feita pela Câmara da Ribeira Grande na recolha de resíduos verdes tem resultado em pleno, pois mais de metade dos resíduos recolhidos na ilha (478,2 toneladas) no primeiro trimestre de 2016 foram recolhidos na Ribeira Grande (274,6 toneladas).
Recorde-se que a 1 de junho de 2015 a edilidade introduziu um novo calendário de recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho. A alteração residiu na retirada de um dia de recolha de resíduos indiferenciados e na implementação de mais um dia de recolha seletiva porta a porta (mistura de papel e embalagens), bem como um novo tipo de recolha, nomeadamente a de resíduos verdes.
DL/CMRG
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire