Alexandre Gaudêncio gostaria de ver instalado em Rabo de Peixe um polo da Escola do Mar, projeto que contribuiria para a qualificação dos pescadores, principalmente os jovens que estão a iniciar-se na atividade piscatória e que pretendem seguir as pisadas dos pais ou avós.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande lançou o repto ao governo regional nas breves palavras proferidas na cerimónia de abertura das festas em honra de São Pedro Gonçalves que se realizam em Rabo de Peixe.
“Seria bom que o governo regional pensasse em instalar um polo da Escola do Mar em Rabo de Peixe. Estamos perante uma comunidade piscatória relevante na ilha de São Miguel e nos Açores, pelo que não seria descabido equacionar a extensão do Faial para Rabo de Peixe de um sistema de ensino que contribui para a qualificação dos pescadores”, disse.
Numa altura em que a qualificação profissional assume-se cada vez como uma mais-valia para o sucesso das iniciativas privadas, Alexandre Gaudêncio só vê “vantagens na instalação da Escola do Mar em Rabo de Peixe”, convicto de que “terá uma boa participação por parte daqueles – na sua maioria jovens – que têm manifestado interesse em aprofundar conhecimentos técnicos e científicos no que à pesca diz respeito.”
Para colocar de pé este projeto, o autarca sublinhou que “podem ser aproveitadas sinergias de diversas instituições como a própria Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe ou a Escola Profissional da Ribeira Grande.”
DL/CMRG
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta