O Governo dos Açores procede, esta quarta-feira, dia 31 de dezembro, ao pagamento de cerca de 22 milhões de euros aos agricultores da Região, relativos aos prémios POSEI, designadamente Culturas Arvenses, Produtores de Leite, Vaca Leiteira, Ovinos e Caprinos e Vacas Aleitantes.
O regulamento prevê que estes pagamentos possam ser feitos até 30 de junho de 2015, mas o Governo Regional desenvolveu todos os esforços para que a sua liquidação decorresse nesta data, conforme se havia comprometido.
O Executivo Açoriano procedeu ao reforço da dotação do Prémio aos Produtores de Leite, conseguindo assim reduzir para apenas 4,3% o rateio neste prémio, em benefício dos produtores dos Açores.
A proposta de alteração ao POSEI apresentada a Bruxelas e consensualizada com as associações de agricultores dos Açores, recentemente aprovada pela Comissão Europeia sem reparos, prevê que, a partir de 2015, este prémio seja pago em função do leite produzido.
No âmbito do PRORURAL – Programa de Desenvolvimento Rural são também hoje pagos aos beneficiários da Região cerca 6,1 milhões de euros referentes às medidas de investimento na modernização das explorações agrícolas e da agro-indústria dos Açores.
DL/Gacs
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta