
A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 846 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel.
O caso diagnosticado reporta-se a um homem, de 46 anos de idade, não residente nos Açores há dois anos, que desembarcou na Região vindo do continente americano a 28 de julho, que obteve resultado positivo no teste de despiste para o vírus SARS-CoV-2.
O doente apresenta situação clínica estável e tem permanecido em isolamento na unidade hoteleira na qual está hospedado, tendo já sido diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.
Com este caso mais recente, foram detetados nos Açores 172 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, verificando-se atualmente 17 casos positivos ativos, dos quais 16 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.
Relativamente a dois dos casos diagnosticados mediante análise laboratorial em clínica privada, nomeadamente de indivíduos residentes nos Açores, os mesmos foram contra-analisados num dos laboratórios de referência da Região e foram obtidos resultados negativos para o vírus SARS-CoV-2.
Apesar desta contra-análise negativa, irão permanecer em isolamento durante 14 dias e iniciar processo de recuperação seguindo os critérios de cura atualmente em vigor, conforme definido pela Direção Regional da Saúde.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
DL/SRS
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta