
O PS de São Miguel acusou esta terça-feira, 23 de fevereiro, o Governo regional dos Açores de discriminar a população de Rabo de Peixe a propósito da cerca sanitária existente na freguesia, lamentando ainda a opção pela “força” policial e não pelo “diálogo” com os locais.
A propósito da pandemia de covid-19, a freguesia micaelense, pertencente ao concelho da Ribeira Grande, está sob cerca sanitária desde 15 de janeiro, tendo esta terça-feira sido anunciado pelo executivo regional a limitação da mesma a uma zona mais restrita.
Para os socialistas de São Miguel, que esta terça-feira se expressaram em nota à imprensa, a “ausência de diálogo e de informação está a provocar um sentimento de grande revolta e de injustiça numa franja da população que já tem um conjunto de carências, e que, assim, se sente ainda mais ostracizada”.
E prosseguem: “Considerando ainda as imagens que, entretanto, foram colocadas a circular e que dão conta do reforço policial, com um efetivo desproporcionadamente armado, o PS de São Miguel lamenta que o Governo [Regional] tenha decidido optar por uma manifestação de força em detrimento do diálogo, do bom senso e da pedagogia indispensável nas atuais circunstâncias”.
Em 13 de janeiro foi anunciado que a freguesia de Rabo de Peixe, iria ficar sob cordão sanitário a partir de dia 15, devido à pandemia de covid-19.
Desde o dia 05 de fevereiro que a cerca se aplicava apenas a uma parte da vila e, a partir das 00:00 desta quarta-feira, será ainda mais restrita.
Lusa/ DL
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta