O Comando Regional da PSP dos Açores realizou, entre 23 e 24 de maio, a operação “PELA VIDA TRAVE”, a qual tem por objetivos, em primeiro lugar, diminuir o n.º de mortos nas áreas urbanas em consequência de atropelamentos, e em segundo lugar, mostrar aos automobilistas e peões que queremos responsabilizar os infratores e que se adoptem comportamentos de civismo e de vivência em sociedade.
Neste sentido, através do ajustado emprego de meios humanos e materiais de que dispõe, irá promover e implementar ações de fiscalização de trânsito, com pessoal à civil e/ou uniformizados ou em viaturas descaracterizadas, em toda a sua área de responsabilidade, nomeadamente em todos os locais que, pelos estudos efetuados localmente, propiciem à ocorrência de atropelamentos designadamente, zonas de elevada circulação de peões, junto a espaços comerciais, estabelecimentos de ensino, locais de concentração de idosos, cruzamentos e entroncamentos regulados por sinalização semafórica, bem como nos principais eixos viários que, pelas suas caraterísticas, propiciem a comportamentos de risco.
Fiscalizar o estacionamento de viaturas nas passadeiras e todo o estacionamento que faça perigar uma correta visualização, por parte do peão, nos locais de atravessamento pedonal.
A presente Operação tem por objetivo prevenir e dissuadir os comportamentos de risco que, de forma decisiva, contribuem para a produção de atropelamentos, através da repressão desses comportamentos, como último garante do cumprimento das normas de circulação rodoviária, tendo em vista o combate ao sentimento de impunidade e incutir no espírito dos condutores que os peões interagem com os veículos tornando-se necessário e essencial a sua segurança.
DL/PSP
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta