O II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2018 foi já apresentado numa iniciativa da Secretaria Regional da Solidariedade Social que contou com a presença dos parceiros envolvidos.
Andreia Cardoso salientou que a segunda edição deste plano surge para dar continuidade à implementação de uma política concertada e estruturada de combate à violência doméstica e de género, “assumida desde o início da legislatura como uma prioridade”.
A Secretária Regional, alertando para a necessidade de envolvimento dos vários parceiros para garantir o sucesso do plano.
O documento, organizado em torno de quatro grandes áreas de intervenção estratégica, contempla 40 medidas a implementar ao longo do período de vigência do plano, que pretendem não só dar continuidade à primeira edição deste documento, como redirecionar a nova estratégia em função de áreas identificadas como prioritárias, nomeadamente a atenção a públicos-alvo particularmente vulneráveis, o estabelecimento de parcerias com municípios, agentes culturais e desportivos e a contínua formação dos profissionais que trabalham nesta área.
O plano agora apresentado resulta de um trabalho de avaliação da primeira edição do documento, realizado no decorrer do ano de 2013, que contou com contributos dos parceiros da primeira estratégia, bem como das instituições que participaram na operacionalização da estratégia nos próximos quatro anos.
DL/Gacs
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta