
A equipa do Clube Operário Desportivo venceu o Torneio Pauense Cup disputado no Campo de Jogos Mestre José Leste, em Água de Pau. Tratou-se de um torneio que serviu assim de preparação para as provas oficiais, entretanto já a decorrer.
O Operário venceu, na final, disputada a 8 de setembro, o Santiago FC por 4-0. As duas equipas chegaram à final depois do Santiago ter ganho por 4-2 o Mira Mar, enquanto o Operário goleou por 5-0 o Benfica Águia.
Entretanto, no mesmo dia, disputou-se também o apuramento do 3º e 4º lugar, tendo o Benfica Águia ganho o encontro frente ao Mira Mar por 2-1.
Esta foi a primeira edição deste torneio que teve como organização o Santiago FC. Para 2020 está marcada a segunda edição da prova.
Tratou-se de um torneio que teve um balanço positivo, segundo adiantou, à reportagem do Jornal Diário da Lagoa, o presidente do clube pauense.
Octávio Cabral admitiu que gostava que o torneio pudesse ser realizado em agosto, para que os emigrantes, que se deslocam por alturas das festividades da freguesia, pudessem assistir ao mesmo, até porque o apoio destes tem sido importante. Caso disso é mesmo o apoio nos fatos de treino adquiridos para a equipa sénior, patrocínio de um emigrante pauense.
Com objetivo de envolver os sócios e simpatizantes em torno do clube, durante esta época, serão realizadas várias atividades.
Segundo Octávio Cabral, a equipa do Santiago preparou a nova época duma forma melhor que o ano transato, com novos reforços, pretendendo fazer um bom Campeonato e uma boa Taça de Honra.
Segundo referiu, a aposta é lutar jogo a jogo, sempre pelos lugares cimeiros, e o plantel foi constituído nesse objetivo.
O Santiago FC tem um plantel sénior constituído por 26 jogadores, sendo que houve ainda outros nove que estiveram à experiência mas acabaram por não ficar, por não cumprirem com as exigências da equipa técnica.
O treinador dos verdes de Água de Pau é Tiago Ávila, que transita da época passada, apoiado por Mário Valentim, que foi responsável pela formação do Santiago na época transata.
Esta época a equipa de Água de Pau volta a apostar nos escalões de formação.
Embora sem o escalão júnior, e que é objetivo abrir na próxima época, o clube pauense tem cerca de 140 atletas divididos pelos escalões de Traquinas, Benjamins (duas equipas), Infantis, Iniciados e Juvenis.
Segundo o dirigente desportivo, o Santiago pretende dar a oportunidade aos jovens para que possam apostar e progredir na sua carreira desportiva, mas tudo dependerá deles mesmo, daquilo que poderão fazer e do seu trabalho e empenho.
Octávio Cabral destaca que muitos têm qualidade e basta acreditarem em si e nas suas capacidades. “O clube tem ajudado os jovens, duma forma pedagógica, agora depende deles próprios”, reforçou.
O responsável adianta que o clube tem boas condições físicas para desenvolver o seu trabalho, com um campo de excelente qualidade, duas carrinhas para apoiar os vários escalões e disponibilidade dos seus dirigentes para que nada falhe ao longo da época.
“O Santiago é um clube que continua com a paixão do futebol na sua freguesia e queremos cativar cada vez mais gente”, reforçou Octávio Cabral.
O treinador do Santiago pretende que o clube consiga fazer melhor que a época transata.
Falando ao Jornal Diário da Lagoa, Tiago Ávila recordou que 2018/2019 foi um ano zero, com uma equipa praticamente nova, sendo que, este ano, foi possível recuperar alguns jogadores que já tinham feito parte do plantel do Santiago.
Para mais esta época, o técnico aposta forte e admite que o clube tem de se assumir como candidato ao título, e tentar andar no pódio.
Tiago Ávila recorda que o plantel é constituído por muitos jovens, sendo que, hoje em dia, falta compromisso destes para com o clube. Mas esta é uma realidade que não acontece apenas no Santiago, reforça.
O plantel é constituído por muitos jovens, sendo mais de 50% oriundos de Água de Pau, naquele que é um plantel misto, onde estão alguns jogadores mais experientes.
O técnico principal assume que o plantel é um pouco grande, mas assume que se houvesse o escalão de juniores, este seria certamente mais curto.
E por falar em formação, Tiago Ávila reforça que o clube tem o dever de caminhar para isso. “É importante ter uma equipa de juniores, para que estes jovens possam ter a oportunidade de jogarem nos seniores, servindo como motivação para eles”.
A aposta na formação é muito importante, segundo refere o treinador, recordando que, no seu entender, o objetivo é mesmo esse, “formar para os seniores”.
Tiago Ávila diz que a aposta do clube tem de ser nesse sentido, daí o investimento que é feito na formação, para que os jovens de hoje possam ser a futura equipa sénior.
“É fundamental o clube ter todos os escalões de formação, não só para o Santiago FC mas como para a própria freguesia”, realçou Tiago Ávila.
DL
(Artigo publicado na edição impressa de outubro de 2019)
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta