
O Vice-Presidente do Governo salientou que o número de Açorianos empregados é o maior de sempre, de acordo com os números divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Sérgio Ávila, que falava no encerramento do XXIII Campeonato Regional de Profissões, afirmou que o número de empregados no arquipélago “já ultrapassa os 116.370” e, em simultâneo, “nunca houve um desafio tão grande em termos de vontade de aceder ao mercado de trabalho”, o que faz com que “a população ativa esteja sempre a aumentar”.
Nesse sentido, referiu que, desde janeiro, “foram criados nos Açores, em termos líquidos, mais 5.700 novos postos de trabalho, o que permitiu absorver na totalidade os mais de 4.600 Açorianos que, só este ano, quiseram entrar no mercado de trabalho” e, além disso, “reduzir em mais de 1.100 o número de desempregados”.
Sérgio Ávila afirmou que, para vencer este desafio do emprego, é essencial a qualificação, sublinhando que, desde 2014, o Governo dos Açores já investiu “132 milhões de euros em formação profissional, permitindo que mais de 11 mil jovens tenho tido acesso a essa formação”.
Para o Vice-Presidente, os números representam uma realidade, “mas, muito mais do que isso, são rostos, são vidas, como os exemplos que aqui estão, que gostaria de homenagear”, referindo-se aos participantes no Campeonato Regional de Profissões e às escolas onde são formados.
Dirigindo-se aos vencedores nas várias profissões, que agora vão representar os Açores no Campeonato Nacional e, em caso de vitória, a nível europeu e mundial, como tem ocorrido nos últimos anos, Sérgio Ávila disse que todos eles são motivo de orgulho para os Açorianos e prova da qualidade do ensino profissional na Região.
DL/Gacs
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta