O Presidente do Governo propôs esta terça-feira, dia 16 de maio, que seja retomado um instrumento previsto no Acordo de Cooperação e Defesa de consultas políticas entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Secretário de Estado norte-americano com o objetivo de fazer avançar a questão ambiental da Base das Lajes.
Para Vasco Cordeiro, a utilização desse mecanismo permitirá que, numa matéria em que se chegou a um aparente impasse na última reunião da Comissão Bilateral Permanente, que decorreu em Washington na semana passada, possa haver uma intervenção a outro nível político destinado a fazer avançar esse processo de assunção de responsabilidades pelos Estados Unidos na limpeza ambiental da ilha Terceira.
“Não consideramos satisfatória a forma como este processo está a ser encarado pelos EUA e não consideramos sequer possível que a fatura ambiental seja passada à Região Autónoma dos Açores. É responsabilidade da República e deve ser exigida à contraparte do acordo, que é o Governo dos EUA”, afirmou o Presidente do Governo, que falava na Assembleia Legislativa, na Horta.
Vasco Cordeiro salientou que, depois de resolvida a questão laboral, a “prioridade das prioridades” do Governo dos Açores neste processo é a resolução do problema ambiental.
Segundo o executivo regional, esta questão “não esgota os assuntos que devem ser abordados” com as autoridades norte-americanas, mas é, neste momento, a principal prioridade do Executivo regional.
O Presidente do Governo, que salientou o facto de ter sempre contado neste processo com a colaboração e apoio de todos os partidos políticos com assento parlamentar, afirmou ainda que considera ser “possível chegar a uma solução satisfatória” nesta matéria.
DL/Gacs
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta