Na Lagoa está sediado o Centro de Coordenação de Formação para Médicos Especialistas e de Medicina Geral e Familiar.
Segundo o Delegado de Saúde de Ponta Delgada e Lagoa, deste concelho têm saído vários especialistas, sendo que nos últimos seis anos, a Lagoa se tem transformado numa escola da especialidade de medicina geral e familiar.
Com a construção da Unidade Saúde de Água de Pau, o objetivo é levar este centro para Água de Pau, uma vez que na Cidade de Lagoa, existe carência de espaço físico, para que possa ser desenvolvido um novo trabalho, num novo sistema de funcionamento no núcleo de saúde familiar.
Paulo Morgado refere que são cuidados mais personalizados e mais chegados às pessoas, apostando também numa política de descentralização.
Ao Jornal Diário da Lago diz estar a fazer de tudo para que possa ser dinamizada a estrutura e a comunidade envolvente, para que esta possa ser deslocada para a nova unidade de saúde, até porque, geograficamente, está mais centralizada e com boas acessibilidades.
Neste momento são 42 os médicos internos na região a fazer medicina geral e domiciliar e o número tende em aumentar. “Um trabalho árduo e continuo sendo que esta é a solução”, destacou.
“A coordenação da escola está sediada na Lagoa, algo que é motivo de orgulho e cujo sucesso deve-se a todos os que tem trabalhado nesse sentido”.
Segundo refere, os médicos terminam a especialidade com excelentes notas, podendo competir a nível nacional entre os melhores.
O médico destaca que para que isto fosse possível, foi também importante rejuvenescer a própria formação que é coordenada pela Drº Anabela Lopes, lagoense e que se tem dedicado a esta formação. A diretora de ilha é também lagoense, Ana Marques, pessoas que têm sido fundamentais para o sucesso alcançado, destacou Paulo Margato.
Segundo referiu foi criado um espirito de sensibilização entre os próprios colegas, com um trabalho continuo. O crescimento foi exponencial, mas era essencial.
Paulo Margato recorda que o estatuto já existe, tal como a qualidade que agora necessário manter.
DL
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta