Log in

Governo dos Açores quer certificar a banana regional

Foto: DL
pubpubpub

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas disse esta sexta-feira, 10 de janeiro, que o Governo dos Açores quer certificar a banana regional como produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), contribuindo para valorizar este tipo de fruta e melhorar a produção.

João Ponte, que visitou a Frutaçor – Cooperativa Agrícola Açoreana de Horto-Fruticultores, no concelho de Vila Franca do Campo referiu que “a denominação IGP constitui uma proteção importante para a banana dos Açores, que se pode traduzir em mais valias para os produtores, melhorando o seu rendimento, promovendo novas oportunidades de negócio e contribuindo para o crescimento do setor” e desafiou a Frutaçor a liderar, conjuntamente com outras organizações de produtores, o processo de candidatura à certificação da banana IGP.

O governante afirmou ainda que, neste momento, além do Alho da Graciosa já com a certificação IGP, está em fase de registo a certificação da Manteiga de Denominação de Origem Protegida (DOP) e do Chá DOP, argumentando que “é pela qualidade, pela diferenciação e não pela quantidade que as nossas produções agrícolas se devem posicionar nos mercados”.

DL/GaCS

avatar-custom

Diário da LagoaNotícias que contam

Os leitores são a força do jornalismo livre.

Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen