O município da Ribeira Grande está novamente nomeado para o prémio Município do Ano 2017, promovido pela Universidade do Minho e que visa distinguir os municípios que se destaquem na perspetiva de divulgação de boas práticas nos domínios do território, sociedade e economia.
Segundo uma nota enviada à nossa redação, o município da Ribeira Grande figura entre os finalistas na categoria Regiões Autónomas, uma das nove a concurso, candidatando-se com o Programa de Educação para o Empreendedorismo – Crescer e Empreender. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de julho, numa gala a realizar no Fundão, Castelo Branco.
O projeto apresentado tem o propósito de dinamizar um conjunto de atividades empreendedoras nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico, permitindo o contato dos alunos com a temática do empreendedorismo e o desenvolvimento de competências e capacidades empreendedores para o seu desenvolvimento e da comunidade em que estão inseridos.
O Programa de Educação para o Empreendedorismo – Crescer e Empreender, contempla a introdução de metodologias de aprendizagem inovadoras, inspiradas no conceito aprender fazendo. Envolveu as catorze freguesias do concelho num total de quinze escolas e cerca de meio milhar de alunos.
O desenvolvimento do projeto integra várias fases distintas como a dramatização do texto “O Senhor Empreendedorismo”, “Um Projeto e Meio Limão” ou a Feira Mini-empreendedores, na qual os alunos procuram vender os produtos resultantes das suas ideias de negócio.
Depois de ter ganho esta categoria em 2015, motivo pelo qual não pôde candidatar-se em 2016 (o regulamento não permite aos vencedores num ano concorrerem com novo projeto no ano seguinte), o município da Ribeira Grande volta a figurar entre os quatro finalistas em 2017.
Esta presença, à semelhança da anterior, é sinónimo do trabalho de qualidade que está a ser desenvolvido pela autarquia nas diversas áreas que são da sua competência, promovendo a educação para o empreendedorismo como uma alternativa de futuro ao combate ao desemprego jovem.
DL/CMRG
Os leitores são a força do jornalismo livre.
Subscreva e apoie. Ao valorizar o nosso trabalho, viabiliza um jornalismo independente e de proximidade. Só assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta